[ECOTUTORIAIS][bleft]

Como e Por Que Parar de Usar Sabonete

Pele de natural, perfumada e sem sabonete. Sim! É possível! Fonte

Precisamos mesmo de sabonete? As minhas indagações começaram nas aulas de química, quando eu percebi que o sabonete, quimicamente falando, é um agente tensoativo que ajuda o óleo (ou gordura) a se misturar com a água. A água é uma substância polar e o óleo uma substância apolar. Ambas não se misturam e por isso usamos o sabão para ajudar a misturar os dois. Ora, como os resíduos que constituem a sujeira que queremos limpar são, na sua maioria, solúveis em água, não haveria nenhuma necessidade de usar sabão para misturar a água com a sujeira, já que a água por si só limpa a sujeira. Assim, suor e poeira da rua saem apenas com o uso de água e o sabonete, ao contrário, vai continuar fazendo sua função de misturar o óleo de nossa pele com a água do banho, o que não é necessariamente bom, já que esta camada de óleo é extremamente importante para a nossa saúde e proteção. Então, se o uso de sabonete não é necessário para limpar a grande maioria das substâncias que constituem a sujeira cotidiana, por que, afinal, nós o usamos? Bem, a resposta é clara: hábito, publicidade e a falsa ideia de que o sabonete está limpando, sendo que é a água que está fazendo o trabalho todo.

Mas e se eu me sujar com óleo e graxas?
Graxa e óleo: neste caso, aí sim se precisa de sabão. Fonte

Existem algumas exceções ao não uso do sabonete e estas existem quando a sujeira se constituí de óleos produzidos externamente. Assim, se você trabalha com graxas, gorduras e outros óleos, somente o sabonete poderá solubilizar este tipo de sujeira na água do banho e limpar para você. Claro que estes casos são exceções e não constituem a maioria dos casos em que usamos sabonete, como limpar o suor e outros componentes que entram em contato com a pele no dia a dia. Neste caso, usar sabonete corriqueiramente, sem nenhuma necessidade, só aumenta a retirada do óleo protetor da pele, o que faz com que a pele produza ainda mais óleo para compensar, deixando a pele mais oleosa do que o normal. Outras pessoas, porém, têm outros problemas: elas ficam com uma pele tremendamente desidratada e ressecada. Para corrigir o problema, elas começam a usar hidratantes artificiais, cheios de produtos tóxicos, como lauril, petrolatos, perfumes, DMDM, parabenos etc, para hidratar a pele, que perdeu sua hidratação natural, fazendo com que o problema aumente ainda mais, já que a pele absorve algumas destas substâncias todos os dias, durante décadas de vida. Assim, o uso do sabonete só deve ser realizado em situações especiais e não cotidianamente como as pessoas acreditam.

Mas e se a sujeira se misturar com o óleo da pele? Não é por isso que usamos sabão?
Tomar banho todo dia. Sim, é importante! Fonte

A pele é um orgão auto-limpante e portanto, a limpeza diária com água, já é suficiente para retirar a sujeira superficial e deixar a pele livre para renovar o óleo e a ínfima quantidade de sujeira que fica presa no óleo. Você só vai precisar usar sabonete para retirar a sujeira presa no óleo da pele, se você ficar muito tempo sem tomar banho, pois, aí sim, a sujeira vai se acumular, aumentando a probabilidade de uma maior quantidade de resíduos se misturar com o óleo da pele por ação física (não química, como já explicamos). Assim, tomar banho só com água já é suficiente para limpar a pele se isto for feito diariamente. A água retirará o suor e todas as partículas solúveis nela. Já a pele, renovará o óleo epitelial, fazendo também a auto-limpeza do epitélio, sem que isto desequilibre a quantidade de óleo produzida (o que acontece com o uso de sabonete).

Se o sabonete não serve para limpar, ao menos ele mata as bactérias
Usar antibióticos em excesso pode fortalecer as bactérias. Fonte

Este é outro mito. Sim, existem sabonetes bactericidas, mas estes fazem ainda mais mal para a pele. Na realidade, as bactérias que vivem na superfície de nossa pele são muito importantes para a nossa saúde. São elas que ajudam no controle do aumento das populações de bactérias nocivas à nossa saúde.  Quando você usa sabonetes e outros produtos para matar as bactérias de sua pele, você a deixa exposta a potenciais bactérias danosas à sua saúde. Além disso, você seleciona bactérias resistentes ao antibiótico do sabonete que você usa, fazendo com que aumente as chances de se criar uma doença, totalmente resistente aos produtos bactericidas que você usa.

Mas eu amo sair perfumado do banho e o sabonete faz este serviço!
Sair perfumado não depende do sabonete. Fonte

Muitas pessoas afirmam que a melhor coisa do banho é o sabonete e que só se sentem limpos vendo bastante espuma e sentindo cheiros de água marinha, ervas, maracujá etc. Sim! É muito bom sair perfumado do banho, mas é possível fazer isso sem usar sabonete e mais: sem colocar substâncias controversas na sua pele. Você sabia que a maioria dos cheiros de cosméticos, incluindo sabonetes, provém do ingrediente “fragrância” da embalagem? E você sabia que os ingredientes que constituem as fragrâncias são protegidos por leis de patentes extremamente poderosas? Isto quer dizer que as empresas que fabricam as fragrâncias não têm nenhuma obrigação de dizer para o consumidor e para a empresa de sabonete que compra o perfume, quais são os ingredientes que constituem a fragrância. Aliás, nem as agências de consumidores e de controle têm este poder. Ou seja, para sentir aquele cheiro agradável, você pode estar pagando o preço de colocar substâncias cancerígenas, tóxicas e não regulamentadas na sua pele, além de não saber se existem produtos de origem animal ou testados em animais no perfume que você tanto gosta. Conclusão: não use sabonete! Busque alternativas!
Se você já viu que o sabonete tira a gordura boa da pele, elimina as bactérias boas da pele e contém substâncias não regulamentadas nele e possivelmente não veganas, a hora é agora de procurar alternativas mais naturais e estamos aqui para mostrar quais!

Sabonete de árvore
Os frutos da Sapindus podem produzir sabonete totalmente natual. Fonte

A Sapindus sp. é uma árvore que produz um fruto que produz sabões naturais. Isto quer dizer que quando fervidos, estes frutos liberam na água substâncias que ajudam a juntar a água com o óleo. Ou seja, em situações em que precisamos tirar o óleo da pele, a água de Sapindus é uma ótima solução totalmente natural, totalmente livre de crueldade e que não poluí as águas do seu banho. saiba mais sobre ela aqui: "A incrível árvore de fazer sabão"

Perfumes de folhas
Banho com ervas perfuma e alivia. Fonte

Quer sair perfumado do banho? Quer sentir-se bem com os aromas do banho? Bem, você não precisa mais sentir cheiro artificial de água marinha (aliás, o que é cheiro de alga marinha?). Para sentir aromas deliciosos durante o banho, basta adicionar alguns ramos de alecrim, hortelã, flores, camomila, lavanda e outras ervas cheirosas no box do banheiro. Quando você ligar a água quente, o calor vai ajudar a liberar os óleos essenciais destas plantas, os quais ainda apresentam propriedades medicinais e calmantes. Totalmente natural e colhidos do seu jardim ou na feira!
Para o corpo, você pode fazer um chá gostoso de ervas e banhar-se com ele. O corpo fica bem cheiroso e você ainda ajuda na saúde da pele.

Perfumes de óleos
Banhos com óleos essenciais são ótimos para a saúde e beleza. Fonte

Se você não tem como achar ramos de ervas perfumadas, você pode comprar óleos essenciais naturais do que você preferir. Adicione algumas gotinhas do óleo de sua preferência no box do banheiro, em um local que não caia tanta água. O calor vai ajudar a volatilizar o óleo e deixar seu banho bastante perfumado. Para a pele, adicione algumas gotas de seu óleo essencial preferido em um óleo carreador, como azeite, amêndoas, semente de uva ou óleo de coco. Misture e passe no corpo como hidratante. Sua pele vai irradiar vida e tudo isto totalmente natural.

Região íntima
A região íntima da mulher é auto-limpante e só precisa de água. Fonte

Em um post anterior, eu falei sobre a falácia dos sabonetes íntimos. Vamos lembrar que a genitália feminina é auto-limpante e não precisa de nenhum tipo de sabonete na região. Restos de urina podem ser limpos com água, pois a urina é solúvel em água e não precisa de sabão. Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique no link da postagem: “Sabonete íntimo: uma necessidade fabricada

Tem mais dicas naturais? Mande nos comentários!


Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

40 comentários :

  1. Camila, e o cheiro dos pés, das axilas (que não saem só com água aparentemente) e o cheiro de "cachorro molhado" quando nos molhamos sem passar sabão, comofas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natan! O cheiro do seu corpo pode se dever a vários fatores e é importante que durante as suas experiências você os observe e mude um de cada vez para testar o que está te deixando com este cheiro. Lembrando que o sabonete possui uma fragrância artificial (mesmo os artesanais, em sua maioria) e que a única coisa que eles fazem é camuflar o cheiro, que continua ali. Quais são os fatores que podem levar a gente a cheirar mal: 1) dieta - excesso de industrializados, principalmente produtos com excesso de conservantes e aromas; carnes, em especial carnes processadas; derivados, principalmente leite e lácteos; alho e cebola - algumas pessoas têm problema com os ingredientes; curry e temperos perfumados - podem sair pelo suor; 2) micoses, bactérias e fungos - se seu pé está com chulé isto acontece porque você pode ter uma micose e frieiras (é sempre bom olhar entre os dedos dos pés e sempre secar o pé muito bem); pode também ser excesso de bactérias, que comem a pele morta do seu pé e liberam substâncias que deixam o cheiro - a solução é sempre trocar de meias, usar meias de lagodão, manter os pés bem secos, lixar os pés para tirar pele morta, deixar os sapatos ao sol e trocar as palmilhas com frequência 3) roupas - a maioria dos tecidos é sintético e não deixa a pele respirar, levando ao acúmulo de suor - troque por tecidos vegetais. Mas digamos que você seja vegano, coma saudável, use muitas roupas frescas, tenha sapatos e pés tratados e mesmo assim tem o cheiro, bem, a solução número 1 é observar e ver quando o cheiro sempre aparece, pois pode ser algo que você está fazendo e não percebe ou você pode apostar na solução 2 e perfumar a pele com óleos essenciais, camuflando o cheiro com substâncias mais naturais. Você também pode exfoliar a pele com bucha vegetal para tirar o excesso de pele morta durante o banho. Espero ter ajudado, mas lembre-se, a intenção do0texto não é obrigar ninguém a não usar sabonete. O importante é que as pessoas saibam o que tem nele e o que ele faz com a pele e tentar alternativas mais saudáveis. Paz!

      Excluir
    2. Natan, quis vir aqui te responder pq tive o mesmo questionamento, e sabe o que eu descobri? Que o uso de sabonetes nos deixou preguiçosos pra tomar banho! Se limpar só com agua exige atenção, esmero, as vezes usar uma buchinha vegetal e retirar toda a sujeira mesmo! O sabonete a gente só passa e ja sai limpo, vc nao precisa passar a mão no local varias vezes para remover a sujeira... Ao parar de usar sabonete eu ganhei uma auto-massagem deliciosa todo dia no banho. Agora cada partezinha do meu corpo importa e não só passar o sabonete meio automaticamente e ver a gordura dissolver na hora!

      Excluir
  2. Se ao chegar em casa depois de um dia de trabalho e lavar o rosto apenas com água e passar uma toalha branca para secar terei uma toalha suja. Já com o sabonete isso não ocorre.
    Por que??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio! Como eu disse no texto, existem exceções. O sabonete é útil em situações em que você lida com óleos, graxas etc ou quando você fica muito tempo sem tomar banho, pois a sujeira vai se misturando com o óleo da pele. No seu caso, possivelmente, você viva em um local excessivamente poluído e o sabão ajuda a retirar a poluição. O prolema é que ele também tira outras coisas benéficas de sua pele, deixando-a mais propensa a infecções, rechaduras e secura. Portanto, cabe a você buscar alternativas mais naturais e menos danosas à pele para retirar a poluição. Uma delas é a argila. Você pode testar. Apesar disso, a pele é sua e se quiser continuar usando o sabonete, meu texto é apenas informativo. Cada um sabe o que é melhor para si. Eu, particularmente, usava todos estes produtos para pele e morava em uma cidade poluída. Sim, eu via a poluição saindo no algodão, porém eu sempre tinha muitas espinhas e pele rachando. Hoje, minha pele é muito boa. O sabonete me tornava dependente, pois desbalanceava minha pele e isto gerava mais problemas. Depois que comecei a usar produtos caseiros, feitos de plantas que eu posso comer (mais a mudança de alimentação), minha pele ficou boa e faz quase um ano que não tenho uma espinha no rosto. Esta é minha vivência. Cabe a você saber o que é melhor para ti, claro. Vá testando Boa sorte. Paz!

      Excluir
    2. Estou usando desodorante caseiro e percebi o beneficio. O que não consegui me acostumar é com a limpeza sem um produto detergente, mas vou tentar as alternativas do texto ou mais natural possível. Percebo que o grande problema é a poluição mesmo.
      Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Óleo de coco limpa a pele do rosto. Passar com um tufo de algodão e a sujeira sai. Ótimo demaquilante

      Excluir
  3. Olá Camila... gosto muito de seus textos e já faz um tempo que acompanho! :) Queria saber, se eu comprar a Glicerina Vegetal e fazer meu próprio sabonete caseiro... mesmo assim acaba sendo prejudicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que nao existe sabonete natural (exceto a plantinha ali citado). Todo sabonete decorre de um resultado de processo quimico, e por ser alcalino demais é que "retira" a gordura da pele; Portanto o seu sabonete caseiro tambem é prejudicial. Muitas marcas vendem sabonentes com PH neutro, ou levemente acida, e para tanto se faz necessario o uso de outras substancias nocivas para a retirada da gordura, tais como sulfatos. Olhe na embalagens de sabonetes ingredientes como Laureth, Lauryl, ou algo assim.

      Excluir
  4. Olá Camila
    Achei seu texto maravilhoso! Como vegana, tenho começado a fazer meu próprio sabonete vegetal. Pois durante o banho ainda utilizo sabonete nas áreas quentes (axilas, pés e partes íntimas), dica dada por uma excelente médica Dra Kátia Haranaka, que diz que não precisamos utilizar sabonete no corpo, pois o mesmo agride a pele (principalmente aquela espuminha que tanto gostamos). Realmente tenho notado que minha pele está bem menos ressecada. Ao ler seu texto, vejo que é possível deixar de utilizar o sabonete no cotidiano. Mas tenho uma dúvida, o que fazer após utilizar o banheiro, quando for mexer com alimentos, apenas água resolve? Graditão _/\_ Rosana

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Somente para esclarecer. Se a composição é protegida por patente, ela obrigatoriamente é publicada através do documento de patente. Por isso, é possível conhecer quais os compostos presentes na mesma (uma das exigências para que se possa conceder um pedido de patente, é que nele contenha todas as informações relevantes da tecnologia para que um técnico no assunto possa reproduzir o produto). Além disso, duvido piamente que a Anvisa liberaria um produto sem conhecer a composição do mesmo. A vigilância sanitária não permitiria que um produto fosse liberado, sem passar por sua avaliação. Por fim, qualquer produto química pode ser prejudicial a partir de uma certa quantidade. A concentração de um certo composto em uma mistura pode torná-lo um remédio ou um veneno para o nosso corpo, por isso, é importante ficar sempre atento a essas questões. Não estou apoiando o uso de sabonetes, pois não estudei sobre os efeitos do mesmo na pele e na saúde, mas acho importante levar essas informações em consideração para os próximos artigos. Forte abraço e obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Existe algumas situações além daquelas expostas para se justificar o uso de algo além de água para limpeza da pele. Após um dia inteiro pegando em dinheiro, andando de transporte público, tocando em botões de elevador, apertando descargas de banheiros de lugares fora da sua casa, você teria coragem de pegar no alimento apenas lavando a mão com água? Nestes casos, por segurança de sua própria saúde e dos demais, é indispensável o uso de algo além da água. Se não usar sabonete, que use álcool.

    ResponderExcluir
  7. Entendo que tudo pode haver um equilíbrio. Eu normalmente tomo banho rápido o de lavo o sovaco, cabeça, região pubiana e pés, o resto vai na água No entanto usa sabao natural que eu mesmo faço com azeite de Oliva, oleo de coco e oleos essenciais

    ResponderExcluir
  8. Tomo banho todos os dias, mas sem sabão, sabonete ou xampu . Desde Julho de 2012.A pele do rosto melhorou consideravelmente e meus cabelos tem uma cor uniforme ...

    ResponderExcluir
  9. Eu nao uso mais sabonete ha uns 3 meses. As manchas da minha pele sumiu em 1 mes, coceiras sumiu logo no primeiro dia, e a micose que persistia tambem sumiu por completo. Oh, milagre, nao. Conheci uma japinha e ela me disse que sabonete é lixo, e nao é preciso usar. No inicio acreditei de leve, pesquisei na internet, e achei um blog japones de um professor de quimica. Ele explicou bem detalhado como é feito o sabonete, e foi categorico em dizer que todo sabonete faz mal a pele, devido a natureza da forma como retira a gordura da pele, e irritações na pele por ser alcalino. Bem, desde então nao uso mais sabonete, exceto nas partes intimas, e shampoo na cabeça. Pra falar a verdade, no Japao tem muita gente que nao banho com sabonete, mas substitui por banheiras com sais, ou ervas, alem de hidrogenio, ou gas carbonico. Unica duvida que tenho é se vale a pena nao usar mais shampoo, vou testar a partir de hoje por 1 mes. Voce sabe me dizer sobre algo a respeito em relação ao uso de shampoo se é igual para pele?

    Volto em um mes aqui para dizer o que achei. Espero que eu nao fique careca, pois a industria diz que vai entupir o capilar, provocar oleosidade no couro cabeludo e consequencia disso como caspas e coceiras;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xampus contém sulfato, que mesmo limpando o couro cabeludo, também retira o sebo, que é naturalmente produzido e protege nossa cabeça e os fios de cabelo, existe uma técnica chamada "water only", onde só se utiliza água pra lavar o cabelo, e é muito efetiva.

      Excluir
  10. de fato sempre sofri com dermatite atopica
    e so estou melhorando tomando banhos sem sabão e shampoo e pulando os dias de banho. tomando banho apenas com agua o mais morna possível a cada dois dias e isso lentamente está fazendo minha pele voltar ao estado natural. o ideal seria tomar banho com agua isenta de cloro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho derma. Qual a temperatura que você está tomando banho? Por que não todo dia? Quero fazer o teste, e compartilhar com vocês.

      Excluir
  11. Sem o uso do sabonete, além de a pele ficar mais saudável, em pouco tempo há uma drástica diminuição de maus odores característicos, como da virilha, chegando mesmo a não mais exalar o mal cheiro. é impressionante.

    ResponderExcluir
  12. Seu texto é muito interessante. A água é perfeita para limpar todo corpo! Mas eu tenho dúvida, não me julgem, mas pode ser chocante. O sabonete é necessário para limpar nádegas depois de fazer fezes? Não me julgem de novo! Essa é questão de pura higiene!! Quero saber.

    ResponderExcluir
  13. Gente, protetor solar deixa resíduos na pele que podem obstruir os poros caso não realize uma boa higienização. Vcs usam protetor solar?

    ResponderExcluir
  14. Camila, boa tarde

    Será que o uso de esfoliares natural (farinhas / aveias / sal) adicionando óleo vegetal + agua ou hidrolato que já adicionará cheiro. Será essa uma solução de limpeza? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa tarde! Nunca usei esta fórmula, então, infelizmente, você terá que testá-la em você. Paz!

      Excluir
  15. Parabéns obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  16. Interessante o texto. Eu tenho procurado e lido várias coisas semelhantes, que o sabonete faz mais mal do que bem, pois retira a oleosidade e proteção natural da pele. A indústria de cosméticos quer fazer a gente crer que todos os dias devemos lavar o rosto 2 vezes por dia. Bem exagerado isso, não?
    Mas tenho uma dúvida: eu que tenho barba, como vou fazê-la sem o uso de sabonete ou algum produto específico? Somente com água também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel! Tudo bem? Como eu sou mulher, não tenho tantas informações sobre isso, mas eu pesquisei sobre o assunto agora pouco e há um movimento de homens que estão abandonando a espuma, cremes ou sabonete para fazer a barba. A ideia deles é a mesma por trás do abandono da maioria dos cosméticos: há substâncias nocivas, faz mal ao meio-ambiente e é caro. Bem, o que eu li é que é possível fazer a barba só com água, mas a ideia é testar só com água e ver o que acontece, pois, segundo o autor do texto, pode ser que pessoas com pele sensível tenham irritação. Bem, o link do texto é este aqui. Acredito que possa te ajudar na jornada. Até!

      http://ndoherty.com/shaving/

      Excluir
    2. Obrigado Camila! Li e gostei do artigo.
      E sobre ir na praia e entrar no mar, ou na piscina, depois devemos lavar com sabonete ou somente a água do banho mesmo?

      Excluir
    3. Olá Gabriel! De nada! O sabonete em si não é formulado para tirar o cloro da água da piscina. O que ele faz é tirar a gordura da pele e a sujeira que está presa nela. É por isso que nadadores, mesmo usando toneladas de sabonete e xampu, ainda ficam com cheiro de piscina depois. Isto é porque o cloro reage quimicamente com o cabelo e a pele. Ou seja, não precisa usar sabonete depois do banho de piscina porque, mesmo usando, ele não vai tirar o cloro. O mesmo se dá com o banho de mar. Pelo menos neste caso, a água do mar não tem cloro! Eu recomendo, apesar de tudo, sempre usar um sabonete para higienizar as mãos, quando você entra em contato com algo sujo ou poluído. Por exemplo, se usou transporte público, banheiros públicos etc, é sempre melhor usar o sabonete nas mãos e se enconstou outras partes do corpo, deve-se lavá-las também. Eu uso álcool gel para higienizar as mãos. Até!

      Excluir
    4. Ah sim, realmente faz sentido. Vc ainda utiliza sabonete no rosto ás vezes ou eliminou completamente?

      Excluir
    5. Olá Gabriel! Eu não uso nada no rosto, somente óleo de coco para hidratar. Eu mostrei como fazer a receita no canal do Youtube, se te interessar. Até!

      https://www.youtube.com/watch?v=lkaUHB4XCzo&t=2s

      Excluir
    6. Gabriel, meu marido tem uma barba enorme e desde que paramos de usar shampoo e condicionador ele lava a barba da mesma forma que lava o cabelo: primeiro uma mistura de bicabornato de sódio diluído em água, depois vinagre de maçã também diluído. Enxague bastante entre uma etapa e outra e no final do processo. A barba dele ficou mais macia e hidratada.

      Excluir
    7. Você pode utilizar Babosa,além de facilitar o barbear ela também tem propriedades cicatrizantes ajudando na recuperação de qual quer corte,caso aconteça.

      Excluir
  17. Gostaria de saber se você ao lavar o rosto usa os dedos pra massagear em contato com a água ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna! Não, eu não faço isso. Pelo menos, não propositalmente. Paz!

      Excluir
  18. Olá, Camila! Quero aderir ao banho sem sabonete ou com o mínimo de sabonete, mas tenho uma dúvida. Eu uso maquiagem no rosto o dia todo e no final do dia minha pele até brilha. Nesse caso, você usa sabonete pra lavar? Pois, nesse caso, lavar só com água não limpa , são até visiveis os resíduos na toalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não uso maquiagem. É bem raro, mas quando uso, eu limpo com óleo de coco. Óleo de coco é um removedor de maquiagem natural. Paz!

      Excluir
  19. Kefir na pele ajuda a manter as bacterias boas que precisamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato! Não sei dizer, infelizmente. Paz!

      Excluir
  20. Eu parei de usar no rosto, estendi pro corpo, e agora parei com a pasta de dente. Resultado: AS dermatites desapareceram e as gengivites também. O que aconteceu? Todos os produtos que usamos são ilusão? Se eu frequentar um ambiente muito sujo como academia ou hospital, somente água adianta?

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]