[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Conheça a Incrível Árvore de Fazer Sabão


Para todos aqueles que pretendem aderir a um estilo de vida mais auto-suficiente e anti-consumista, o sabão é considerado um problema, já que a sua produção caseira demanda o uso de soda cáustica e muito óleo vegetal usado. O uso da soda cáustica pode ser perigoso e além disso, ela é um elemento que só se pode produzir em escala industrial ou seja, mesmo que o sabão seja caseiro, um dos ingredientes principais não o é, deslegitimando a auto-suficiencia de quem faz o sabão.

Ademais, nem todas as pessoas fazem tanta fritura a ponto de terem quantidade de óleo usado suficiente para produzir o sabão. Claro que, ao sabão caseiro, existem alternativas mais ecológicas e principalemente produtos que não testaram e nem se utilizam de sebo animal em sua confecção. Assim, existem algumas alternativas de sabões de coco industrializados, que utilizam apenas a gordura do coco. Para encontrá-los é preciso ler o rótulo com atenção, pois muitos sabões de coco em barra atuais usam uma porcentagem de sebo animal como ingrediente. Aliás, é importante salientar que estes sabões são mais caros e ainda apresentam a inconveniência de nos manter dependentes da lógica de consumo.
Sabão de Coco
Até algum atrás, eu achava que não existia solução para o problema do sabão e eu estava convencida de que este era um problema para o modo de vida auto-suficiente. Recentemente, porém, me surpreendi com o simples fato de que mais uma vez a natureza sempre nos dá tudo e de que existe uma família de árvores, conhecida como Sapindaceae, que produz frutos, que contém propriedades saponíferas e podem ser usados para confeccionar um sabão natural. Quem iria imaginar então que existisse, afinal, uma árvore de sabão! Sim, ela existe!
Conhecida como saboeiro ou árvore de sabão, a árvore Sapindus saponaria não só ajuda a produzir sabão através de seus frutos, como é também medicinal. Seus frutos, quando cozinhados, liberam substâncias anti-fúngicas, sendo o chá usado para curar frieiras e micoses dos pés. Além dessa função, os frutos do saboeiro rendem um interessante sabão caseiro, o qual é comumente usado como sabão para lavar roupas, mas pode também funcionar como detergente na lavagem da louça e outras funções que demandam uso de sabão.

Como preparar o sabão

Para fazer o sabão, é necessário que se encontre frutos do saboeiro. Como esta árvore é mais comum no Nordeste, talvez em outras regiões seja mais difícil de se achar, porém é possível comprar sementes da árvore online e plantar mudas em sua região. Aliás, esta dica vai em especial para ecovilas e comunidades que se utilizam dos princípios da permacultura, pois uma árvore de saboeiro pode ser bastante efetiva no aumento da auto-suficiência destas comunidades.
Após achar os frutos, coloque aproximadamente 10 deles em um saco de algodão e amarre, fechando bem. Em seguida, preencha uma garrafa ou pote com água e coloque o saco de algodão na água. Mexa bem. Você irá notar que a água ficará com espuma. Este é o sabão do saboeiro, que é conhecido como saponina e é um surfactante natural. Coloque na geladeira e espere cerca de 24 horas, sempre mexendo quando lembrar, e notará que a água ficará amarelada. Após este período, retire o saco de algodão e use a água como sabão.
Saco de algodão com Saboeiro
Este sabão pode ser usado para lavar louça, roupas e como multi-uso. Para louças mais pesadas e engorduradas, este sabão não funciona, infelizmente, pois não é muito concentrado.

Posso reutilizar os frutos?

 Frutos do saboeiro

Existem várias formas de se utilizar os frutos para produzir o sabão. Há pessoas, por exemplo, que os colocam em um saco e usam este saquinho para lavar roupa. Outros, preferem deixar os frutos de molho. De qualquer jeito, os frutos podem ser reutilizados várias vezes, mas é importante saber que a saponina do fruto um dia acabará e portanto, é importante checar quando eles não forem mais efetivos. Uma dica é ferver aproximadamente 6-7 frutos em um litro de água até que a água fique esbranquiçada. Note que a água fará muita espuma e por isso, é importante ficar atento. Depois de ferver, espere esfriar, coe e use a água como sabão e não se esqueça de retirar as sementes do fruto antes de ferver, pois elas podem produzir mudas da árvore no futuro.

Veja vídeo e aprenda uma das formas de uso!





Para deixar o sabão do saboeiro mais eficaz

Árvore do Saboeiro
Adicione bicarbonato de sódio nas roupas ou deixe louças de molho com bicarbonato e sabão de saboeiro antes de usar a bucha vegetal (veja mais no post: "Diminuindo o lixo na sua cozinha"), isso ajudará a limpar melhor.

Outros usos



Além de produto de limpeza, o líquido do saboeiro pode ser usado como xampu, na substituição ao bicarbonato de sódio em pessoas de aderiram ao movimento dos sem xampu (no poo em inglês). Para mais informações sobre como ficar sem xampu, veja mais no post: "Como parar de usar xampu"
Paz!




Autora: Camila Gomes Victorino 

Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]