[SUSTENTABILIDADE][bleft]

5 usos incríveis para a casca de banana que você não sabia | Não jogue ela fora!


Você sabia que está jogando um tesouro no lixo? A casca de banana tem usos tão especiais e surpreendentes que depois de saber disso, você nunca mais jogará a casca de banana fora! Veja quais são seus usos mais inspiradores e ajude o planeta e a sua saúde evitando o seu desperdício!

Veja o vídeo para ver como reaproveitar a casca




Por que reaproveitar alimentos



A casca de banana, assim como várias cascas e talos possuem mais vitaminas e minerais do que a própria polpa dos frutos, ou seja, não podemos simplesmente desperdiçar estes maravilhosos alimentos! Além disso, ao diminuir o desperdício, estamos diminuindo a nossa produção de lixo orgânico, o que diminui a sobrecarga nos lixões ou na sua composteira (se você faz compostagem doméstica). Isso torna o reaproveitamento de alimentos uma prática super sustentável e ecológica, que protege nossos recursos e diminui o desperdício de comida.

Por que reaproveitar casca de banana



A casca da banana é rica em antioxidantes e possui até mais deles do que a polpa. É rica em vitamina A, em fibras! Por que estamos jogando ela fora então? Ela também é medicinal. No estudo de Kumar et al. (2012), a casca de banana mostrou propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Sendo assim, a casca pode ser usada para aliviar coceiras, alergias, picadas de inseto e até acne. Por fim, a casca de banana é usada para tratar queimaduras e ferimentos como o gel da babosa. Isso é incrível!



A casca da banana também é comestível e prebiótica (ajuda com intestino preso e a prevenir males intestinais). A casca da banana pode ser adicionada em massas de tortas e bolos de banana. Pode ser usada também para fazer banana louca Como é amarga, dificilmente é consumida crua. Quando cozida perde parte de seu conteúdo antioxidante (Vu et al. (2018)), mas as fibras permanecem,  ajudando contra constipação do instestino. Além disso, a casca é um alimento prebiótico, pois é rica em frutooligossacarídeos, alimentando as bactérias boas do nosso intestino.

Veja outros usos da casca no vídeo!

Referências bibliográficas

FONTE: Kumar, K. P. S., Bhowmik, D., Duraivel, S., Umadevi, M. 2012. Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 1, 51-63.

FONTE: Vu, H. T., Scarlett, C. J., & Vuong, Q. V. (2018). Phenolic compounds within banana peel and their potential uses: a review. Journal of Functional Foods, 40, 238-248.

Texto por Camila Victorino, autora do projeto Pensando ao contrário

 Acesse a loja


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]