[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Água alcalina? Fatos sobre o filtro de barro que não te contam | É bom ou não é?


O filtro de barro deixa a água mais alcalina? Será que ele é melhor que o filtro de torneira? Será que ele é melhor do que a água mineral de galão? Hoje você vai descobrir todas estas respostas no meu vídeo! Você encontrará 5 fatos interessantes sobre o filtro de barro e todos eles baseados em evidências cientificas!


Veja o vídeo para descobrir 



O verdadeiro filtro de barro



O filtro de barro é um dispositivo de gravidade. A água cai pela vela feita de cerâmica porosa, filtrando sujeira e tendo atividade de retenção microbiana. O filtro de barro também refresca a água naturalmente por conta de seu material mas, ele é melhor do que o filtro de torneira, ainda mais moderno? No estudo feito por Fernandes (2015) mostrou-se que a água filtrada pelo filtro de barro apresenta maior resistência a mudanças de Ph, tendo maior capacidade de reter acidificação do seu meio. Este é um ponto positivo para o filtro de barro. O filtro de barro também consegue aumentar o Ph de uma água ácida, imprópria para consumo. A água da torneira é comumente ácida, mas o filtro de barro consegue corrigir seu Ph e deixá-la mais alcalina.

Filtro de barro em regiões sem saneamento



O filtro de barro consegue filtrar coliformes fecais termotolerantes, prevenindo diarreias e outras infecções. A água da torneira já vem clorada, mas o filtro de barro com vela contendo carvão ativado
consegue filtrar 100% de coliformes da água, favorecendo populações de regiões rurais que nem sempre possuem água encanada. Esta é mais uma vantagem do filtro de barro, que é mais barato do que o filtro de torneira.

 Filtro de barro ou água mineral de galão?



A água mineral parece ser sempre a melhor opção, mas você sabia que o galão de água, feito de policarbonato, um tipo de plástico, pode liberar ftalatos e BPA na água? As doses são irrisórias, mas não se sabe se há efeito cumulativo desta substância em pessoas que já fazem uso desta água há décadas. Além disso, o policarbonato, não sendo biodegradável, vai poluir a natureza com microplásticos em certo momento, pois a reciclagem de plásticos vai gerando um plástico com qualidade cada vez mais inferior, até não poder mais ser reciclado. Assim, por estas razões, é melhor não misturar plástico com água. O ideal é tomar água filtrada de filtro de barro, um filtro barato, acessível e melhor do que o de torneira convencional.

Texto por Camila Victorino, criadora do projeto Pensando ao contrário


 Acesse a loja
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]