[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Seu sabão em pó é tóxico? Descubra o que fazer e o mais saudável e ecológico



Você não sabe, mas seu sabão em pó pode estar te deixando doente! E o sabão em pó caseiro com ingredientes básicos, não pode mais ser considerado o melhor do mundo, pois ele às vezes também contém ingredientes tóxicos! Então, venha aprender a como identificar estes ingredientes e  qual o melhor sabão para lavar roupas do mundo: mais indicado e mais sustentável e ecológico que existe! O sabão lava roupas caseiro que eu indico é maravilhoso e é uma novidade. Além disso, neste vídeo você aprenderá a identificar ingredientes nocivos do seu sabão em pó!

Veja o vídeo para identificar o que tem no seu sabão em pó



Como funciona um sabão em pó



Sabe quando você molha um pano na água e algumas partes ficam mais molhadas do que outras?
Isso se deve a tensão superficial da água. Para fazer com que a água se espalhe homogeneamente no tecido, usam-se tensoativos. Um sabão tenta diminuir a tensão superficial da água com seus tensoativos. Já leu a informação "Contém tensoativos biodegradáveis" na embalagem do seu sabão? Pois bem, são estes tensoativos os princípios ativos do seu sabão em pó.



Porém, existem dois tipos de sabões: os sabões em barra clássicos são formados por sais de ácidos graxos (óleos) de sódio ou potássio, mas os sabões em pó são detergentes sintéticos oriundos do petróleo. Atualmente, os sabões em pó e líquidos para lavar roupa são detergentes sintéticos.



De fato, os sabões são tipos antigos que limpam a sujeira, mas apresentam inconvenientes: não agem bem em meios ácidos e águas duras (carbonato de cálcio). Foi por isso que após a Segunda Guerra Mundial os detergentes sintéticos foram desenvolvidos. Eles limpam bem as roupas de indústrias, que muitas vezes apresentam águas ácidas, e são mais eficientes em ambientes com águas duras, comumente encontradas no hemisfério Norte. 

Detergentes sintéticos



Detergentes sintéticos são conhecidos como tensoativos nas fórmulas de sabões em pó e de lavar roupa e às vezes, você vai ler como "contém tensoativos biodegradáveis". Os mais usados são o alquilbenzeno sulfonatos de sódio de cadeia linear ou o dodecilbenzeno sulfanato de sódio linear, também conhecidos como LAS ou ASLs. Eles são biodegradáveis, mas infelizmente, um estudo de Barbieri et al. (2005) demonstrou que eles também fazem mal para a vida aquática. 

 Acesse a loja

Outros tensoativos são ainda mais danosos como os alquilbenzeno sulfonato de sódio ramificados e o
dodecilbenzeno sulfonato de sódio ramificado. Estes são conhecidos como ABS e não são biodegradáveis, prejudicando ainda mais os ecossistemas. Além dos tensoativos, os sabões também podem possuir tripolifosfatos ou STTPs. Infelizmente, eles ainda estão presentes em muitos sabões brasileiros e causam eutrofização das águas, destruindo ecossitemas aquáticos inteiros. São proibidos na Holanda e Japão.



Por fim, vamos falar de fragrâncias? Algumas substâncias que compõe as fragrâncias podem ser tóxicas como o clorometano ou clorofórmio e o 1,4-dioxano, que estão presentes em algumas fragrâncias. O clorometano é tóxico, potencial cancerígeno e bioacumulativo. Já o 1,4 dioxano é potencial cancerígeno e tóxico para o sistema respiratório. Ou seja, melhor usar alternativas naturais

Sabões naturais


No vídeo, eu falo sobre algumas alternativas naturais, como o uso do sabão de juá, sabão de coco vegano em barra e vinagre como amaciante. Eu uso muito estas alternativas aqui em casa e acredito que elas não só beneficiem os ecossitemas aquáticos e o meio-ambiente em geral, como também beneficiem toda a humanidade, pois nós também precisamos de água potável e não faz sentido algum a gente poluir a água potável com toxinas tão potentes para lavar roupa. Se existem alternativas naturaism por que não usá-las?

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]