[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Como germinar brotos | Aprenda as bases e tenha mais saúde


Você sabia que germinar brotos pode te dar ainda mais saúde do que comer a semente sem nenhum tratamento prévio? As sementes possuem um mecanismo de defesa contra predadores que causa indigestão nestes, quando eles as comem. As sementes possuem o ácido fítico, um ácido que impede que nós consigamos absorver 100% dos nutrientes dos grãos e ainda ele causa muito indigestão. Apesar disso, podemos usar um truque que nos ajuda a aproveitar 100% das sementes: basta transformá-las em brotos! Brotar sementes é super simples e super saudável e é isso que eu vou te ensinar aqui hoje!

Veja o vídeo guia para aprender a germinar qualquer semente


Hidratar as sementes


Toda vez que vamos fazer brotos de sementes, precisamos antes acordar as sementes, ou seja, hidratá-las. Para tal, basta deixar as sementes de molho em água de 8 a 12 horas. O vídeo mostra o passo a passo, mas basicamente, você precisa aguardar este tempo para hidratar as sementes e retirar uma grande parte do ácido fítico que as sementes possuem. É por isso que muitas pessoas deixam o feijão de molho na noite anterior: para retirar o ácido fítico. Porém, lembre-se, esta é a primeira etapa. Depois, nós passamos para a etapa de germinação.

Germinar as sementes



Depois que as sementes estão devidamente hidratadas, nós podemos começar o processo de germinação. É super simples! Basta escorrer toda a água da hidratação, colocar um pano com elástico no topo do pote onde estão as sementes hidratadas e virar o pote de ponta cabeça a 45º.

Clique e acesse a loja

O pote precisa ficar virado para escorrer o excesso de água que ainda está presente nas sementes. Na realidade, água em excesso pode fazer com que as sementes apodreçam, por isso que esta fase é tão importante (veja o vídeo para mais detalhes). 



Feito isso, basta aguardar mais oito horas e regar as sementes com um spray ou molhá-las e descartar o excesso de água. Deixe virado a 45º novamente e repita o processo de rega nas próximas oito horas. Vá fazendo isso até que as sementes comecem a brotar! Importante: só consuma se mais de 50% das sementes do pote estiverem brotadas. Se você notar que muitas sementes estão dormentes, continue regando e esperando. Pode demorar até cinco dias.

Guardar e comer os brotos de sementes



Depois que suas sementes se transformaram em brotos maravilhosos, você pode guardá-los na geladeira. Eles duram até quatro dias. Você pode usá-los na salada, em vitaminas, colocar por cima do iogurte, com cereais ou até no suco verde. Broto é vida! Eles são muito mais saudáveis, são ricos em fibras e vitaminas, além de não possuírem o ácido fítico!

 Acesse a loja
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]