[RECEITAS VEGANAS][bleft]

15 coisas que eu faço para salvar o planeta


Você sabia que existe plástico microscópico na nossa comida, ar e água? Nosso mundo está cada vez mais poluído e estamos correndo risco de vida, mas podemos mudar isso com soluções super simples! Hoje, eu vou te contar o que eu faço na minha casa para ajudar a salvar o planeta Terra e os oceanos! São dicas simples e práticas, que mesmo pequenas, fazem uma grande diferença! Venha aprender quais são elas e ajudar o mundo a se tornar um lugar menos poluído e mais vivo!

Veja o vídeo para conhecer as 15 dicas e os dados ambientais sobre o plástico


Por que seguir esta dicas e por que agir?



Você sabia que os níveis de oxigênio dos oceanos está caindo? E você sabia que os oceanos são majoritariamente responsáveis pela produção de oxigênio na nossa atmosfera? Nós sabemos que oxigênio é essencial para toda a vida na Terra e inclusive nós, mas nós estamos destruindo a principal fonte de oxigênio do planeta! O fitoplâncton, constituído de bactérias fotossintetizantes, e que vive principalmente nos oceanos, está desaparecendo! O motivo: poluição ambiental dos oceanos por plásticos e pesca predatória humana, que desestabiliza a cadeia alimentar dos oceanos! Se quisermos continuar a existir neste planeta e se queremos impedir que nossos filhos e netos tenham um futuro sombrio e sofrível no futuro, temos que agir agora e você pode usar estas dicas para fazer a mudança acontecer!

1) Evite o uso de roupas de plástico



Poliéster, náilon, elastano, acrílico e tecidos PET são os principais responsáveis pela poluição dos oceanos com fibras microscópicas de plástico. Estima-se que 900 mil quilos de fiapos microscópicos destas roupas sejam liberados todos os anos no sistema de esgoto (fonte ORBMEDIA) e você pode impedir esta poluição massiva, parando de consumir roupas baratas de plástico! Invista em roupas de algodão e tecidos naturais, como linho, cânhamo e até viscose certificada ECO. Estas roupas são mais caras, mas elas protegem o planeta e também duram mais!

2) Faça seus cosméticos



Fazer seus próprios cosméticos evita que você compre com eles as embalagens de plástico, que são geralmente uma mistura de vários plásticos, ou seja, são de díficil reciclagem. Elas são comumente rejeitadas por cooperativas e viram microplásticos que poluem as águas. Quer saber o que eu faço? Eu faço meus próprios cosméticos, como meu desodorante de bicarbonato de sódio! Sem alumínio, mais saudável e sem plásticos.

3) Use cosméticos sólidos



Cosméticos sólidos, como xampus sólidos, condicionadores sólidos, desodorantes sólidos e sabonetes sólidos não precisam de embalagens de plástico. Se você não sabe onde encontrá-los, conheça a loja online Pensando ao contrário, que vende estes produtos para uma vida mais sustentável.

4) Use escova de dentes de bambu



Escovas de dente são uma das principais fontes de lixo plástico nos oceanos. Estima-se que o lixo de escova de dentes dos EUA seja tanto que em um ano, ele consiga dar quatro voltas no planeta Terra (fonte National Geographic). Escovas de dente não são recicláveis. Ao invés de usar as de plástico, use as de haste de bambu. A minha vem em um caixinha de papel e só as cerdas são de náilon. Elas também têm versão infantil! 

5) Use cotonetes com hastes de papel



1.8 BILHÕES de cotonetes são usados por ano na Inglaterra (fonte The Independent). É por isso que você pode trocar seu cotonete com haste de plástico por um com haste de papel! Mais sustentável, ele é biodegradável e não polui os oceanos.

6) Troque seu absorvente de plástico por um ecológico



90% do absorvente é feito de plástico e ele não é reciclável! E o pior: de 1.5 a 2 bilhões de absorventes são descartados por ano na Inglaterra (fonte Friends of the Earth), imagine no mundo! E tudo isso vai para os oceanos, para nossa água, para nosso ar! Você pode trocar seu absorvente poluente por um de pano ou por um coletor menstrual, super mais higiênico e confortável! Eles são feitos de silicone medicinal e produzidos por empresas encabeçadas por mulheres!

7) Leve garrafinha de água



Uma dica óbvia, mas que faz a diferença! 20.000 garrafinhas de plástico são produzidas por segundo no mundo (fonte The Guardian). É muito plástico indo para o lixo! Levando usa garrafinha, nós ajudamos o planeta a continuar produzindo oxigênio para todos. :)

8) Use esponja vegetal para lavar louça



Uma esponja de louça comum é feita de plástico e raramento é reciclada. Ela também contém triclosan, uma substância que é tóxica para a vida aquática e que é tóxica para nossa saúde (fonte EWG)! Ou seja, troque sua bucha de plástico por uma vegetal! Mais barata, mais higiênica e mais sustentável! Não risca a louça.

9) Use canudos de metal, vidro ou papel



500 MILHÕES de canudos são usados por dia nos EUA e jogados no planeta (fonte Get green) e isso só nos EUA. Você pode tomar uma atitude parando de usar canudinho quando não precisar e trocando seu canudo de plástico por um de aço inox, bambu, papel ou vidro. Eles são mais sustentáveis e não vão prejudicar a vida marinha.

10) Use fraldas ecológicas para seu bebê



20 bilhões de fraldas são jogadas no lixo por ano, só nos EUA (fonte HuffPost) e você pode fazer a diferença fazendo uma mudança simples na sua vida e do seu bebê: use fraldas ecológicas de pano! Estas fraldas são bem mais modernas do que as de pano de antigamente e elas não poluem o meio-ambiente como as de plástico! Fraldas de plástico não são recicláveis e muitas vão parar nos oceanos e nas nossas águas! Não queremos tomar água com fralda de bebê em pedaços, então tome esta atitude!

Veja mais dicas no vídeo e torne-se um defensor do planeta!

Onde comprar estes produtos

Você pode comprar estes produtos na loja Pensando ao contrário e você ainda ajuda o projeto Pensando ao contrário a continuar trazendo material educativo de qualidade e gratuito para as pessoas.



 Acesse a loja



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]