[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Conheça a planta que produz fio dental orgânico, vegano e biodegradável – Aprenda a fazer!

Existe uma planta que gera fio dental natural e totalmente biodegradável! Fonte


Quando se trata de pasta de dentes, mais e mais pessoas inventam um jeito de criar um creme caseiro ou pó dental com juá, sem que se necessite comprar produtos testados em animais, contendo derivados e embalagens de plástico. Mas, quando se trata do fio dental, o problema se complica bastante, já que existem poucos fios dentais veganos no mercado e todos eles, sem exceção, são feitos de nilon, o que polui o meio-ambiente. Claro que existem plásticos que se reciclam, mas este não é o caso do fio dental em geral e o problema aumenta ainda mais porque quase todo mundo usa fio dental, gerando uma quantidade bastante grande de lixo.

Os polinésios sabem como ser ecológicos e manter os dentes saudáveis!


Como mudar esta situação? Algumas empresas nos EUA e Europa desenvolveram fios dentais com caixas de papelão, sem embalagem externa de plástico, o que já diminui consideravelmente a geração de lixo, porém, até agora nenhuma empresa desenvolveu um fio dental vegano biodegradável (para saber mais sobre marcas de fio dental veganas e ecológicas, visite a postagem "Fio dental ecológico e vegano? Veja quais são eles!").

A Pandanus é muito usada como fio dental na Indonésia e Havaí


Existe solução? Sim! Durante bastante tempo, eu pesquisei sobre plantas que tivessem o potencial de virar fio dental. Os pré-requisitos eram que ela fosse consideravelmente fibrosa e que suas fibras fossem resistentes para servir como fio dental. De fato, depois de pesquisar muito eu descobri que os nativos da Indonésia usam uma planta como fio dental e, inclusive, a plantavam por aí, gerando uma enorme auto-suficiência. Até agora, apenas australianos e povos da Indonésia usam a planta, mas a informação de que ela existe já é suficiente para que no futuro mais pessoas tragam mudas para outros países e desenvolvam meios de higiene bucal mais ecológicos e éticos para com os animais.

Que planta é essa?

A Pandanus se adapta bem ao clima tropical.

A Pandanus tectonus é uma planta do gênero Pandanus e cresce na Indonésia, Austrália e no Havaí. A Pandanus é arbustiva e gera frutos comestíveis, que podem ser comidos crus ou cozidos. Seus frutos fazem parte da culinária indonésia e das ilhas Maldivas e por ter natureza fibrosa, eles são usados para produzir fio dental natural nas regiões em que cresce. Não é incrível?

Pode-se plantá-la no Brasil?

O Brasil tem um clima tropical perfeito para a Pandanus. 

A Pandanus é uma planta que se adapta muito bem à região costeira tropical com índice pluviométrico alto, ou seja, é uma planta que lida muito bem com ambientes tropicais como o nosso, como a região costeira que vai do Sudeste ao Nordeste. Assim, ela pode se adaptar muito bem em algumas regiões do Brasil e servir para produção de alimento e fio dental ecológico. Só precisamos encontrar sementes e fazer sua doação!

Como fazer o fio dental?
Para fazer o fio dental vegano biodegradável e auto-suficiente de Pandanus é preciso retirar as fibras do fruto e separá-las para consumo. As fibras devem ser posteriormente higienizadas, sendo fervidas e secas ao sol. Elas podem ser enceradas com cera de candelila, para proteção e mentoladas com óleo essencial de menta, para dar sabor. Para armazená-las, basta guardar algumas caixas velhas de fio dental e reutilizá-las, o que ajuda ianda mais o meio-ambiente.


Tem mais dicas de fio dental biodegradável e vegano? Mande nos comentários!



Autora: Camila Gomes Victorino 

















Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]