[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Projeto cria horta comunitária orgânica e empregos para moradores de rua

Imagine uma horta orgânica comunitária que ainda ajuda moradores de rua? Sim, existe! Fonte

Imagine criar uma horta no meio de uma grande cidade como Santa Cruz, na Califórnia? Bem, em São Paulo, em Recife e no Rio também existem várias destas hortas orgânicas comunitárias que se espalham em um movimento ecológico e de ação direta sem precedentes, mas o diferente do “Homeless garden project” é que ele não só criou hortas comunitárias para todos, como também emprega moradores de rua, ensina a eles uma função e lhes dá emprego na própria horta, os quais recebem um salário todo mês.
O mais legal é que o projeto está dando cad avez mais certo e já possui duas unidades de horta comunitária em Santa Cruz.

Como funciona?

o projeto ajuda moradores de rua com empregos e ajuda a comunidade a se alimentar melhor. Fonte
No projeto, os membros da comunidade compram uma cota de produtos da horta e, durante a épioca de colheita, os vizinhos podem ir ao local colher seus próprios vegetais uma vez por semana. O que sobra é vendido em feiras da comunidade e supermercados. Aqui, nota-se que o projeto tem o objetivo de vender somente para comércios locais e a comunidade, evitando o gasto de petróleo com combústiveis e outros problemas relacionados a produtos não locais.

Existem outros projetos

Uma das facetas do projeto é ensinar moradoras de rua a plantar e cuidar de flores e ervas. Fonte
Além de produzir alimentos frescos, locais e orgânicos para a comunidade e empoderá-la com a produção local, o projeto ainda possui vertentes especializadas em mulheres moradoras de rua. Primeiramente, o objetivo foi ensinar uma profissãoa  todo morador de rua que se interesasse e oferecer um emprego na horta, mas notou-se que as mulheres eram uma população que precisava de ainda mais ajuda, tendo em vista a alta violência que sofre nas ruas. Foi por isso que o grupo criador georu o projeto “Women’s organic Enterprise”, que ensina mulheres moradoras de rua a plantar, colher, secar e vender flores e ervas aromáticas orgânicas produzidas na comunidade.

Como se envolver?

Não tem no Brasil, mas pode servir como inspiração. Fonte
Claro que est eprojeto é nos Estados Unidos, mas vale a pena saber tudo sobre ele, afinal ele pode inspirar grupos a criarem projetos similaresw no Brasil. Assim, é importante saber que existem várias formas de participar do projeto, sendo a primeira como voluntário, a segunda como estudante de cursos de agricultura orgânica oferecidos e a terceira como estagiário, o qual realiza trabalhos de webmaster e webdesigner (site do projeto), assitência social, educação ambiental e permacultores.

Quer saber mais? Acesse o site do “Homeless garden project” e acompanhe seu trabalho!


Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter. Siga-nos pelo Instagram!

Paz!


Autora: Camila Gomes Victorino 





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]