[ECOTUTORIAIS][bleft]

Como fazer xampu de semente de abacate (natural, orgânico e vegano)

Já pensou em usar semente de abacate para produzir xampu? Sim, é possível! Fonte

Você sabia que a semente de abacate tem mil e uma utilidades? E a mais interessante dela com certeza é o fato dela possuir uma quantidade razoável de saponinas, surfactantes naturais que ajudam a água a se misturar com o óleo. Ou seja, por possuir esta propriedade, a semente do abacate pode ser uma ótima alternativa para produzir sabões naturais, inclusive xampu. Não é incrível?
De fato, antes de começar, é preciso saber que a quantidade de saponinas existentes na semente de abacate é bem menor que a existente nos frutos da saponária, que realmente é usada para fazer sabão, mas por conter certa quantidade de surfactantes, o extrato da semente de abacate pode ajudar a diminuir a quantidade de xampu utilizada, no caso de quem adere ao low poo.

Low poo, no poo, qual a diferença?

Saiba qual a diferença de low e no poo. Fonte
Como já falamos no post “Como parar de usar xampu”, o no poo é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e visa abolir o uso de xampus industrializados para lavar a cabeça. Para tal, utiliza-se bicarbonato de sódio e vinagre como substituto. Claro que o bicarbonato não é a única alternativa natural para se lavar o cabelo, pois apesar do movimento dos EUA se concentrar basicamente neste produto, outras formas naturais de se lavar o cabelo já existem, como a produção de xampu a partir de saponária. Além do no poo existem os adeptos do low poo, que seria a adesão a xampus sem sulfatos, parabenos, geralmente orgânicos e veganos. Estes xampus são mais leves para o cabelo e diminuem a retirada do óleo protetor da cabeça. Como muitas pessoas não se adaptam ao no poo, o low é uma boa alternativa.
Claro que o low poo nem sempre é barato como o no poo. Enquanto o segundo se utiliza de bicarbonato e vinagre ou extratos de plantas caseiros, o primeiro se utiliza de xampus orgânicos alternativos, cada frasco chegando a custar R$ 30,00. Neste caso, muitas pessoas desistem tanto do no poo, como do low poo, mas há uma saída e esta mora ao lado da semente de abacate!

Xampu de semente de abacate e low poo

Sim, é possível usar sementes de abacate que iriam par ao lixo para fazer xampu. Fonte

Quem faz low poo realmente precisa economizar muito no xampu que está usando, até porque é super caro, mas o extrato da semente de abacate pode ajudar a economizar xampu ainda mais, pois como ela contém saponinas naturais, ela pode ajudar a aumentar o efeito de uma pequena quantidade de xampu sem sulfato. Como? Basta adicionar o extrato a ¼ de frasco de xampu sem sulfato, o que aumenta quatro vezes a durabilidade de seu xampu nem sempre barato. Quer saber como faz? Vamos à receita!

Receita de xampu “low poo” de semente de abacate

Xampu de semente de abacat eé fácil e super econômico! Fonte

Você vai precisar de:
Selecione 3 sementes de abacate limpas e secas
6 copos de água

Modo de fazer

Rale as sementes com ralador comum. Você notará que elas se tornarão alaranjadas com o tempo. Não tem problema.
Misture as sementes raladas com os seis copos de água e deixe ferver por 30 minutos.
Coe. Após ferver, você notará que haverá praticamente 3 copos de solução. Adicione estes três copos em ¼ de xícara de xampu sem sulfato.

E quem já é adepta do no poo?

Não se intimide a testar esta receita sem adicionar xampu. Ela é uma ótima receita e cresce em árvores. Fonte
Se você já não precisa usar xampu nenhum, tente lavar o cabelo com o extrato do abacate sem adicionar xampu nele. Como seu cabelo já se acostumou com uma vida sem xampu, a técnica também pode ser usada por você. Quem já usou nota que o cabelo fica limpo, brilhante e não dá coceira. O mais legal é que se o extrato funcionar, nós ficamos totalmente independentes do bicarbonato de sódio, que é, mal ou bem, um produto industrializado. Ou seja, quer ser totalmente auto-suficiente? Basta ter um abacateiro!

Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter. Siga-nos pelo Instagram!

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 




Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

7 comentários :

  1. Prezada Camila, na fase de mudança e adaptação, posso adicionar um pouco de bicarbonato de sódio neste cozimento da semente do abacate até que meu cabelo se acostume com no poo? Agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osias! Gratidão pelo comentário. Este xampu de semente de abacate é "low poo" e não "no poo", então o ideal é seguir a receita sem o bicarbonato e adicionar esta solução de semente de abacate em meio vidro de xampu sem sulfato e sem parabenos (os usados para "low poo"). Com o tempo, adicione a solução em 1/4 de vidro de xampu e quando seu cabelo se acostumar, se você quiser, você pode começar a tentar o "no poo", em que se usa somente bicarbonato e vinagre para limpar. Vá no post "Como parar de usar xampu" para mais informações sobre como fazer "no poo". Gratidão! Paz! http://www.pensandoaocontrario.com.br/2014/07/como-parar-de-usar-xampu-no-poo.html

      Excluir
  2. Camila, sobre o uso de bicarbonato de sódio em cabelos: já li pela internet afora que a longo prazo ele detona os fios, por realizar uma esfoliação neles. A alternativa seria usar água de aveia, que é de fato eficaz na remoção de oleosidade. No link abaixo há fotos de um experimento realizado por uma moça que mostra inclusive que o bicarbonato foi bem decepcionante no quesito limpeza
    http://www.thenaturalhavenbloom.com/2015/05/hair-science-how-well-do-mild-cleansers.html
    Quanto à semente de abacate: já ralei uma parte e vou misturá-la com a água de aveia, testando pela primeira vez hoje :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina! Gratidão pelo comentário. Eu uso bicarbonato há dois anos já e nunca me fez mal nenhum. A verdade é que depende muito da pessoa e de como ela usa. Se você usa demais, faz mal, se usa de menos não limpa, é por isso que quando se faz no poo é preciso paciência e agir como um cientista, testando quantidades, até se adequar a uma. A água de aveia faz parte das técnicas de no poo também ou mesmo o uso de polvilho ou qualquer tipo de amido. Na realidade, não existe um método melhor do que o outro, pois algumas pessoas preferem uns aos outros. Recomendo ir fazendo testes e escolher os que se deu melhor. Desta maneira, o no poo dará certo! Paz!

      Excluir
  3. Olá! É realmente impressionante, fiz e gostei bastante! Só uma dúvida, qual seria a validade do shampoo feito da semente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal que deu certo! Então, eu guardari ana geladeira. Acredito que assim dure duas semanas, mas teste você mesmo porque, dependendo do clima, pode estragar mais ou menos rápido, mesmo com geladeira. Paz!

      Excluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]