[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Nascimento mágico – série retrata fotos premiadas sobre partos humanizados

Veja as fotos premiadas do concurso de partos humanizado e repense seus conceitos sobr eo nascimento. Fonte

Se você não é pai ou mãe, talvez o assunto “parto” nunca tenha se passado pela sua cabeça, entretanto, hoje o parto tornou-se uma questão política (se é que sempre não foi), principalmente porque o modo como uma mulher dá a luz simboliza, de diversas maneiras, a autonomia que ela tem sobre seu corpo e como a sociedade vê o corpo da mulher. De fato, por conta das  más representações nada científicas associadas ao corpo da mulher, ligando-o a algo inapto, incapaz e frágil, as cesáreas no Brasil cresceram a um nível tão alarmante que a própria OMS teve que se pronunciar. Além disso, a mercantilização da saúde e a formação desumanizante dos estudantes de medicina também contribuíram para que muitos estudantes saíssem médicos sem saber como ajudar em um parto normal e também para que os hospitais pagassem mais por uma cesárea do que por um parto, pois o primeiro pode-se controlar tempo e local, mas o segundo não.
São muitas questões, claro, e é interessante se aprofundar no assunto, seja homem ou mulher, seja futuro pai ou mãe ou quem não queira ter filhos, isto poque o modo como nascemos tem uma relação profunda com o que nos tornamos depois, interferindo, inclusive em nossa fase adulta¹. Além disso, o parto violento, que dá mínima autonomia à mulher, também gera cicatrizes profundas nesta pessoa, não só prejudicando a mãe e o bebê, mas toda a sociedade.

Partos humanizados

O parto humanizado é menos estressante para as mães e bebês. Fonte

Com a conscientização da violência obstétrica, que é mais comum do que se pensa em nosso país, mais e mais mulheres começaram a optar pelo parto humanizado. O parto humanizado não é contra cesárea, mas apenas coloca o procedimento em seu lugar, ou seja, ele não continua a ser regra, mas apenas uma exceção necessária quando existe necessidade médica. É por isto que o parto humanizado sempre privilegia o parto normal e diminui como pode as intervenções, também sem comprovação científica, como a episiotomia de praxe, a ocitocina artificial, entre outros.
Mas, como fazer com que as pessoas entendam a importância desta discussão e da criação de mais oportunidades de parto humanizado no mundo? Bem, muitas mulheres estão começando a se movimentar (bem como homens, claro) e muitas tiram fotos e filmam seus partos, desmistificando o ato. Por conta disso, recentemente, algumas das melhores fotos de parto humaniado foram premiadas e eu as compartilho com vocês para tentar nos fazer perceber como o parto é um dos maiores milagres que já passamos como filhos ou que vamos passar como mães e pais e não algo abominável, sujo e grotesco, como muitas pessoas imaginam ser.

Veja as fotos premiadas abaixo:

Primeiro lugar



Primeiro lugar categoria trabalho de parto


Primeiro lugar categoria parto


Primeiro lugar categoria pós-parto


Menções honrosas





Todas as fotos foram retiradas do site Birth Photographers. Acesse o site para ver mais fotos.

Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter. Siga-nos pelo Instagram!

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 






Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]