[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Saia Sem Pagar! Conheça a Primeira Loja Gratuita do Mundo

Imagine uma loja em que você não precisa de dinheiro para levar o produto? Fonte
Há algum tempo atrás eu percebi que não queria comprar móveis, eu queria reutilizá-los. Isto foi depois que eu vi um trabalho incrível de um coletivo que havia transformado um sofá encardido e renegado, em uma obra de arte. Pensar nisso, é fácil, mas onde achar este tipo de velharia sem ter que pagar por elas? Isto não é tão fácil! Afinal em nosso mundo tudo é dinheiro e o que é velho e aparentemente não vale nada nem mesmo é reconsiderado, mas apenas descartado no lixão.
Pensando em criar oportunidades de nova vida para objetos velhos e ainda incentivar a reutilização de materiais, um coletivo de mulheres e homens franceses resolveu criar a “Boutique sans argent” ou "Loja sem dinheiro", em que é possível encontrar todo tipo de objetos usados (provindos da doação de qualquer um) e levá-los para casa sem pagar nada. Só entrar, escolher e pegar o que precisa.

A ideia do coletivo é promover o anti-consumismo e a reflexão sobre o que é ou não necessário. Também, pretende-se promover a reutilização dos objetos e diminuição da produção de lixo, a solidariedade entre cidadãos, economia circular, espírito de compartilhamento e eco-cidadania.

A loja foi criada por um coletivo que tenta promover o anti-consumismo e eco-cidadania. Fonte

Até agora a ideia tem dado tão certo que o site da associação gerou uma nota pedindo aos doadores, o fim das doações de roupas infantis e adultas, pois as doações do passado conseguiram ocupar todo o espaço de estoque do local. Assim, a ideia não é só super positiva, mas também mostra que as pessoas realmente buscam e necessitam de lugares assim, em que possam trocar bens, que não usam mais, e encontrar outros bens, também usados, mas que podem ser reutilizados por um novo dono que necessita de sua função.

Eu fiquei pensando que esta seria uma ótima ideia para o futuro de diversas cidades do mundo. Quantas pessoas não precisam de itens básicos, que muitas vezes vão para o lixo? Ao mesmo tempo, quantas não têm uma quantidade incrível de coisas que não conseguem achar quem queira e jogam fora? Por fim, a ideia promove a conscientização sobre o consumismo de cada cidadão, afinal, nesta loja, não existe mais a limitação de compra de bens associada à necessidade de dinheiro. Neste caso, a pessoa que vai à “Boutique sans Argent” deve refletir sobre o que realmente precisa em sua vida e não sair pegando tudo que quer, pois na loja, você pode levar o que quiser sem custo.

Esqueça a ideia de consumidor e vendedor! Aqui todo mundo é colaborador par aum mundo melhor! Fonte



Assim, vamos torcer para que o projeto continue a crescer e até se torne uma fonte de inspiração para outros coletivos (e por que não no Brasil?), pois seria mesmo uma boa ideia ter uma lugar de compartilhamento assim como esta loja. De fato, já existem muitos centros de doação espalhados pelo mundo todo, mas até agora, nenhum apresentou uma proposta interessante como esta, de usar estes objetos doados como fonte de reflexão para o excesso de consumismo de nossa sociedade atual.

Conheça o site da "Boutique sans argent" (em francês). Clique aqui


 Autora: Camila Gomes Victorino 









Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]