[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Como Aprender Permacultura Gratuitamente


A palavra permacultura explica em si mesma o que ela carrega: a criação de uma cultura permanente ou sustentável. Este termo foi criado porque Bill Molison e David Holmgreen, os criadores da permacultura, buscavam formas sustentáveis de agricultura, já que as formas tradicionais estavam depredando o meio-ambiente, a saúde e o bem-estar dos seres humanos na época (infelizmente ainda está).
Assim, a permacultura começa com um ideal mais voltado para o cultivo, mas seu termo vai se ampliando para outros setores humanos, gerando novas formas de pensar sustentáveis, as quais são baseadas na ideia de sustentabilidade e eficiência energética, sempre utilizando o caminho mais eficaz e mais econômico em termos de gasto de energia.


Destes novos horizontes surgiram ramificações como a bioarquitetura (que visa criar construções eficazes do ponto de vista energético e de economia de recursos), os sistemas de cultivo (como agrofloresta, hortas verticais e telhados verdes), os sistemas de comunicação não-violenta, voltados para diminuir a violência no discurso e evitando o desgaste de comunidades à longo prazo) e até mesmo a permacultura da consciência   (em que o próprio indivíduo muda seu comportamento mental e seu modo de pensar, gastando menos energia com pensamentos nocivos).


Hoje, todos estes sistemas e muitos outros podem ser uma das poucas esperanças para a humanidade e mais e mais pessoas começam a se interessar por eles, mesmo que seja para mudarem suas casas e seus hábitos de consumo na cidade. Apesar disso, os cursos de permacultura são geralmente caros e nem todas as pessoas têm acesso a eles, principalmente aqueles voltados à bioarquitetura.
Assim, como tornar a permacultura mais acessível? Ou, como aprender permacultura sem gastar dinheiro?

Em primeiro lugar, é preciso saber que a permacultora ou permacultor que ensina as técnicas estudou muito para saber todo este conhecimento e não há problema nenhum em pagar quando se tem o recurso para se aprender algo, porém se você não tem condições e deseja aprender, existem muitos sites na internet que disponibilizam materiais gratuitos e também há várias instituições que buscam voluntárixs para seus trabalhos.

Aqui no “Pensando ao contrário”, listamos alguns sites com livros gratuitos e instituições de permacultura que buscam voluntárixs e esperamos que este conhecimento possa incentivar mais pessoas a aprender sobre permacultura.

Livros gratuitos de permacultura


Para começar, conheça um dos sites mais conhecidos que disponibilizam livros em português de permacultura para download gratuito.


Alguns títulos recomendados:

- “Introdução a permacultura” de Bill Molison
- “Permacultura: princípios e caminhos da autosustentabilidade” de Fernando J. P. Neme

Cursos teóricos gratuitos online (em inglês)




Open Permaculture School (é necessário dar e-mail para acessar as aulas básicas) 

Associações de permacultura pelo Brasil e pelo mundo 




(entre em contato e se voluntarie: trabalho em troca de conhecimento prático)

Para saber quais são os centros e instituições mais próximos de onde você mora, clique no link abaixo para acessar o mapa mundi de centros de permacultura 2015.


Troque trabalho por conhecimento em fazendas orgânicas



WWOOF (World Wide Opportunities in Organic Farming) – É uma rede que promove o trabalho voluntário em fazendas orgânicas. Troque trabalho por conhecimento e moradia. O site promove a intermediação entre agricultora (o) e interessados em voluntariar-se. Cadastre-se!


E aí, se animou? Aprenda permacultura e disperse a semente do viver sustentável pelo mundo!



Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 

Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!




Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]