[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Conheça a Bioconstrução: Casa Ecológica, Barata e Eficiente


Para quem pretende comprar uma casa, o sonho parece ter que durar uma vida ajuntando e pagando conta. Infinitas prestações, aluguel eterno ou mesmo ter uma casa, mas em um bairro sem infra-estrutura, é a realidade da maioria das pessoas e isso quando não se tem nem onde morar.
Mas por que é tão caro ter casa? Bem, se existe especulação de terras agrícolas e latifúndios produtivos ou improdutivos, há também a especulação da área urbana e a concentração de terras urbanas nas mãos de poucas famílias. Ademais, existe a super especulação dos materiais de construção e mesmo que existam terrenos disponíveis, construir uma casa se torna caro demais para a maioria.



Apesar disso, mais e mais pessoas estão se voltando para técnicas de construção e materiais ecológicos e usados, os quais barateiam a construção. Ademais, as pessoas já começam a ver que é mais aconchegante e inspirador viver com o simples do que construir pequenas mansões de quartos vazios. Assim, com o uso de materiais usados e orgânicos do local, o uso de técnicas inspiradoras e o desejo pelo modo de vida mais simples, iniciou-se um movimento que pretende trazer moradia barata e de qualidade para muitas pessoas.
Nos EUA, um movimento urbano e rural começou a se fortalecer para construir com menos e em menor espaço, mas também, dentro da permacultura começam-se a utilizar-se cada vez mais, as técnicas de bioconstrução, que não só prometem baratear a construção, como diminuir o impacto ambiental das famílias.
Vamos conhecer algumas das principais técnicas da bioconstruçãoe abaixo, assista um vídeo inspirador que te ajudará a entender como é possível construir com amor e com pouco.

Algumas técnicas de Biconstrução

1)       Super Adobe

WebBlogs

 Imagine construir as paredes e o teto da sua casa com a própria terra do terreno? A técnica de superadobe faz isso, usando sacos de polipropileno enchidos de terra e amontoados um em cima do outro, criando estruturas geométricas fantásticas. Se a casa cai? Não se preocupe! É firme e totalmente sustentável.

2)       Teto vivo 

USP

Não tem espaço para ter uma horta e jardim? Não tem problema! A técnica de telhado vivo cria telhados verdes, que não só embelezam e aumentam a qualidade de vida, como mantém a temperatura do interior da casa estável. Ar condicionado, ventiador e aquecedor cem por centro natural.

3)       Ciclo de bananeiras


 Esgotos causam total destruição e ainda poluem um dos bens mais preciosos à vida: a a água. Para solucionar o problema foi criado o tratamento de águas cinzas (pia, banho, lavagem de chão etc) com bananneira, no qual as águas vão por um cano e são depositadas a alguns metros de profundidade do solo, onde se criam bananeiras. Estas beneficiam-se dos nutrientes e absorvem a água. Neste caso é necessário usar sabões naturais.

4)       Banheiro seco


O banheiro seco usa serragem ou folha seca no lugar da água para dar a descarga. Ele evita a produção de águas negras (fezes e urina) e consequentemente é extremamente sustentável. As fezes caem em uma caixa preta, que recebe o calor do sol. Este calor facilita a decomposição das fezes em adubo, que pode ser usado em árvores (não usar em horta). Tudo é reaproveitado.

5)       Uso de recicláveis como material de construção 


Em casas permaculturais é muito comum usar garrafas de vidro para fazer as paredes, garrafas pet, pneus velhos e outros afins. Tudo cria uma estrutura de sonhos e ainda auxilia o meio-ambiente e o bolso.

6)       Aquecimento de água solar



 Ao invés de gastar com chuveiro e com fios e toda infra-estrutura elétrica no chuveiro, é possível optar peã construção de um aquecedor de água solar muito mais barato e sustentável. Para construir um, acesse o site da Sociedade do Sol.

Gostou destas dicas? Se interessou em construir uma casa barata e bonita? Para se inspirar mais, separamos o vídeo “Casa de Uriel – vivência em bioconstrução”. Inspire-se e se quiser aprender mais sobre permacultura, visiste nosso post sobre como aprender permacultura gratuitamente.




Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter. Siga-nos pelo Instagram!

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 






Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]