[ECOTUTORIAIS][bleft]

Dizendo adeus ao Sabão em Pó e Amaciante





Com máquina ou sem máquina de lavar, todos usam sabão em pó e amaciante para lavar as roupas. O problema é que ambos são danosos ao meio-ambiente, poluindo a água em que são misturados. O sabão em pó, por exemplo, possui em sua composição o fosfato, o qual além de poluir as águas, ainda libera grande quantidade de gás na atmosfera, quando de sua fabricação. Outro elemento perigoso é o quaternário de amônia, que prejudica a vida marinha, de rios e lagos e pode causar alergias e irritações na pele e olhos. Até o final deste ano, o fosfato deverá ser retirado de todas as marcas de sabão em pó, porém existem ainda outros elementos que poluem o meio-ambiente, como o cloro – que atua como branqueador – e substâncias de origem mineral, vulgo petróleo, as quais poluem o ambiente durante seu processo de fabricação e após o uso do produto.
O sabão em pó e o amaciante polui as águas, pode causar alergias e irritação na pele e contamina o ar durante o processo de fabricação. Atualmente existem uma série de alternativas para substituir esses produtos sem prejudicar o  meio-ambiente.

Atualmente, existem várias marcas de sabão que contém elementos naturais - como o sabão de coco - e que evitam a adição de poluentes, todavia, ainda assim esses elementos contribuem para a poluição das águas e o que dirá para a interferência na saúde da pessoa que manipula o detergente. Já o amaciante também apresenta o quaternário e o fostato, prejudicando também a vida aquática.
Vale lembrar que o Brasil não é um país exemplar quando se trata de tratamento de esgoto e que, mesmo em São Paulo, grande parte do nosso esgoto vai para os córregos e rios, já por demais poluídos, que acabam por desaguar no mar. Sendo assim, mesmo se o tratamento de esgoto fosse solução, ele não o é no Brasil.
Não escrevi este post para falar dos males de detergentes em geral, mas de várias soluções que existem atualmente para solucionar o problema. A primeira delas é ir a um grande supermercado e comprar uma marca ecológica, como “BioWash” ou “Amazon”, entretanto, os preços são bem elevados o que inviabiliza esta solução para a maioria das pessoas.

Outra saída é fazer o próprio sabão a partir do óleo velho – comumente guardado em garrafas PET. Nota-se que esta solução é eficiente, mas demanda tempo e muito cuidado, já que ocorre manipulação de soda cáustica. Outra solução é trocar o detergente pelo sabão de coco e solubilizar a pedra do sabão na água, utilizando esta água como uma espécie de sabão líquido na máquina. A roupa, aí, ficará dura e o amaciante pode ser substituído pelo vinagre.
Mas, se você ainda não tiver tempo para fazer tudo isso ou não tiver coragem de usar vinagre, eu sugiro utilizar as “Ecoballs”. Este objeto é uma nova tecnologia que utiliza biocerâmicas para limpar a roupa. Segundo os fabricantes, as biocerâmicas atuam de modo a facilitar a entrada das moléculas de água pelas frestas do tecido, aumentando a eficiência da água para limpar o tecido. De fato, é o mesmo princípio do sabão, mas ao invés de ser químico, é físico. Ela não utiliza sabão, deixa a roupa macia e pode ser reutilizada por mais de 1000 lavagens, custando em média R$ 50,00, o que gera economia de dinheiro e do meio-ambiente. Seu único problema é que as biocerâmicas são envoltas numa bola de plástico, a qual, no fim da vida, deve ser disposta na reciclagem.


Eu, particularmente, utilizo as “Ecoballs”. Elas são realmente eficientes, mas para que funcionem as roupas devem ser deixadas de molho por algumas horas antes de colocá-las na máquina. Quando não tenho tempo, deixo na função molho da máquina de lavar e tudo se resolve. Como não tem sabão, a roupa fica macia, já que o único motivo de usarmos amaciante é que o sabão deixa a roupa dura.
Bem, abaixo seguem algumas dicas sobre as soluções envolvidas no texto. Cabe a cada um escolher a melhor para si. As “Ecoballs” foram uma boa escolha para mim, mas para você pode ser outra. Boa sorte então e vamos lavar roupa sem poluir o meio-ambiente!

Receita de sabão caseiro com óleo usado

Ingredientes:
½ de soda em escama (sólida).
1 litro de água fervente.
2 litros de óleo (gordura).
½ de álcool (pode ser do posto de gasolina).
50 ml de essência.
Formas.

Modo de fazer:
Primeiramente em um balde coloque a soda e a água e mexa bem para dissolver, depois coloque o óleo e mexa por mais uns minutinhos sem parar, depois disso acrescente o álcool e continue mexendo bastante, quanto mais misturar melhor o sabão irá ficar. Assim depois que endurecer acrescente a essência a gosto. Depois despeje em uma forma, de preferência de plástico, daquelas quadradas. Assim no dia seguinte desenforme e corte no tamanho que desejar.
Fonte: BlogBrasil

Amaciante de vinagre ou de bicarbonato

Adicione ½ copo americano de vinagreou ¼  de bicarbonato de sódio durante o enxágüe da roupa. Algumas máquinas possuem sessão espercífica para o amaciante. Você pode colocar o vinagre ou bicarbonato no local que ela adicionará o produto apenas no momento do enxágüe. Lembrando que o vinagre não estragará a máquina, já que ele ajuda a tirar o excesso de sabão das máquinas usadas a muito tempo, aumentando o período de vida da máquina.





Ecoballs

As "Ecoballs" podem ser encontradas em diversas lojas atualmente, porém todas virtuais. Eu não conheço lojas físicas que vendam o produto. Para encontrá-las no Brasil procure por "bolas ecológicas para lavar roupa". De fato, "Ecoball" é uma marca, mas existem várias outras marcas atualmente, como "Washing Ball" e "OkoBalls". Não existe fabricante nacional. Vale lembrar que dependendo da quantidade de roupa e da sujeira, mais de uma bola será necessária. Nas especificações do produto, o fabricante explica a quantidade de roupa que cada bola consegue limpar. Por fim, para aumentar a eficiência é importante deixá-la no Sol uma vez por mês, durante um dia.

Aprenda também a usar uma planta para lavar roupa! Ela produz sabão!

Autora: Camila Arvoredo

Paz!



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

18 comentários :

  1. Oi Camilinha! Esse tema também me pesa na consciencia toda vez que eu lavo roupa, mas ainda não achei uma solução pra mim. Essa opção da ecoball eu nunca tinha visto. Pra ser sincera me pareceu um pouco estranho esse negócio de biocerâmicas... dê uma olhada neste link: http://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/maquinas-lavar-roupa/testes-primeira-impressao/ecoballs-e-ecogenie-ball-lavagem-pouco-eficaz .

    O vinagre não dá cheiro ruim na roupa? Você já testou? Se não der cheiro ruim me parece uma boa opção com o sabão de coco... vou testar...

    beijos!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o vinagre desde o inicio do ano e as roupas, de fato, tem ficado mais macias. Quanto a lavagem, estou em fase de muitos testes de producao de meus proprios materiais de limpeza. O sabao caseiro utilizado na proporcao de soda correta e excelente para substituir o industrializado. Para sabao liquido, tenho utilizado algumas receitas que contem uma mistura de produtos caseiros, mas o derretimento de barras de meu proprio sabao tem tido o melhor resultado ate agora. Mas pretendo aprofundar as pesquisas e chegar numa receita adequada de sabao liquido o mais breve possivel. Quanto ao sabonete para banho e shampoo tb produzo os meus proprios. E muito gratificante!

      Excluir
  2. Oi Dani! Eu nunca testei o vinagre, pois quando resolvi mudar, já comprei as "Ecoballs" e não deu tempo de testar outras alternativas. As "Ecoballs" parecem limpar minhas roupas, mas as roupas devem ser deixadas de molho e para uma máquina cheia são necessárias umas quatro. Entretanto, pode ser que foi a água que limpou, afinal minhas roupas não são muito encardidas. Como gasta um dinheiro, sugiro então o vinagre e sabão de coco. Se deixa cheiro, não sei, mas dá pra usar essência ou óleo essencial pra deixar perfumado. Os últimos são um pouco caros, mas duram bastante. Vou escrever um post sobre isso depois! Qualquer dúvida, pode mandar! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Minha cidade tem tratamento de esgoto integral ¬¬
    Uberlândia

    ResponderExcluir
  4. Eu usei ecoballs por anos. Parei agora porque me mudo demais, e todo espaco na mala vale muito.
    A dica do molho eh fundamental. Sem isso, nao funciona muito bem.
    Elas funcionam para limpar roupa suja, mas nao limpam roupas encardidas. Manchas de terra, por exemplo, tem que usar sabao e esfregar.
    Mas a roupa sim, sai limpa! sai ate com cheiro de limpa, nao sei explicar.

    Sobre o vinagre, ja usei e nao deixou cheiro nao.

    A "desvantagem" da ecoball eh que ela apenas funciona na maquina de lavar, pois precisa da mecanica do movimento da agua para limpar. Para pavar a mao, os sabonetes mais ecologicos continuam sendo a melhor opcao.

    Camilinha, estou encantada com seu blog!
    tem de tudo aqui!

    ResponderExcluir
  5. Sempre uso vinagre, as roupa,s tenho a impressao que ficam mais macias e tbem nao danifica a maquina de lavar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidao pelo comentario! Tambem uso e fica muito macio mesmo! Paz!

      Excluir
  6. O vinagre nao deixa cheiro ruim na roupa? Não danifica a roupa? E caso as duas respostas sejam negativas, quais as alternativas para perfumar? Como usar óleos essenciais?
    Obgd!

    ResponderExcluir
  7. Qual o melhor vinagre para substituir o amacviante? e maçã? De uva?

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Wandenkolk07/07/2016 08:06

    Camila, bom dia!
    Vi seu texto quando buscava soluções para a lavagem de roupa aqui em casa. Tenho muita dificuldade em encontrar o melhor sabão em pó pois somos todos alérgicos, não suportando cheiros. Alguns com asma, outros com renite. Utilizávamos o sabão em pó amazonas, por ser o que menos nos causa problemas. Este, porém, é muito difícil de encontrar.
    O seu texto enriqueceu nossas possibilidades.
    Muito bom seu blog e gostaria de poder compartilhá-lo com meus amigos no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito faço assim: a noite deixo a roupa de molho só com água. Na manhã seguinte torço e, peça por peça, vou gotejando 2 a 3 gotas (frasco com bico dosador) de sabão líquido MIL apenas nas manchas, nos fundilhos e embaixo das mangas (sovaco das blusas); ligar a máquina normalmente e a pouca espuma limpa melhor. Na segunda vez já enxagua e, se quiser, no enxágue coloca só as roupas brancas com um pedacinho de ANIL: após retirar estas, pode colocar uma ou duas tampinhas de vinagre de álcool (incolor) nessa mesma água, colocando aí as roupas não brancas pois o vinagre conserva as cores firmes sem desbotar.

      Excluir
  9. Muito bom seu blog gostei do artigo... Quero fazer uma ressalva sobre o uso do vinagre, ele funciona sim como amaciante e não deixa cheiro é recomendado o uso de vinagre branco... Porem tudo tem um porem existe o fato do acido acetil do vinagre atacar as mangueiras e borrachas da máquina com o tempo. Logo o vinagre é uma faca de dois gumes e deve ser mais bem estudado se pode ou não danificar a maquina com tempo.

    ResponderExcluir
  10. Usamos água de chuva para lavar roupa na máquina. Tem um filtro para tirar impurezas mas mesmo assim às vezes a água entrar na máquina com materiais muito finos em suspensão. Acontece que o sabão de lavar roupa tem decantadores na fórmula e esse materiais às vezes se depositam sobre a roupa e mancham a roupa branca. Há algum sabão que não decante as impurezas da água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stevens! Infelizmente, não sei dizer. Você teria que fazer o teste com vários tipos de sabão. Paz!

      Excluir
  11. Vinagre é muito bom como amaciante e não deixa cheiro nas roupas!

    ResponderExcluir
  12. Também uso o vinagre de álcool como amaciante. Estou pesquisando um sabão menos prejudicial.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal sua postagem sobre outras alternativas para lavar. A arvore do sabão então foi ótima! Em Taubaté,interior do Estado de São Paulo tem varias arvores sabão de soldado.Quando menino fazia apito com a bolinha e a semente que tem dentro trinava o assobio. As vezes lavava as mãos com elas.Vou procurar e usar na maquina de lavar roupas.

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]