[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Lavagem de roupa ecológica: Como, Onde e Porquês

Por: Camila Gomes Victorino

Você já pensou nos impactos ambientais relacionados à lavagem de roupa? De fato, quando pensamos neste assunto, o principal problema que identificamos é a poluição através dos sabões em pó e amaciantes, porém este não é o único problema. Evidentemente, que a substituição dos sabões e amaciantes por formas mais ecológicas se faz necessária, pois o fosfato destes produtos se acumula nas águas, diminuindo o oxigênio disponível, matando a fauna e flora e contribuindo para a criação de um ecossistema anaeróbico (sem oxigênio). Além disso, existe também o problema dos conservantes, onde não há nem ao menos regulamentação (incluindo os produtos biodegradáveis). Estas substâncias são, na sua maioria, originárias do petróleo e poluem as águas. Por fim, temos ainda o problema dos produtos que contém cloro.
Qual o impacto ambiental da lavagem de roupa moderna? Fonte: SimplyChrissa

Mas e além disso? Bem, outro problema freqüente relacionado à lavagem de roupa é o gasto de água. Em média, gasta-se de 124 litros de água potável para uma máquina e por fim, temos os problema da própria roupa, a qual, quando sintética, libera micropartículas de plástico na água, a qual, ao chegar ao oceanos, prejudica a fauna e a flora da região.
Como vimos, há muitos problemas que uma simples lavagem de roupa ocasiona, mas existem muitas soluções atuais que podem contribuir para o fim desta degradação ambiental. Assim, vamos seguir  passo a passo e descobrir como podemos lavar roupa de uma maneira mais ecológica e saudável.

1 – Comece pelas roupas
Nossas roupas de plástico poluem as águas a cada lavagem. Fonte: PortalResiduosSolidos

É cada vez mais comum o uso de plásticos para a confecção de fios: viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon. Todos estes fios têm origem no petróleo e quando sofrem o processo de lavagem, eles soltam micro-partículas de plástico que vão para o esgoto e depois para os oceanos e rios em geral. De fato, enquanto nós pensamos naquelas histórias de tartarugas e pássaros litorâneos mortos ou deformados pelo lixo das praias, nós nem fazemos ideia de que um perigo ainda maior está à espreita, pois os micro-plásticos são mais facilmente ingeridos pelas espécies marinhas.

Como proceder? Primeiramente, leia as etiquetas antes de adquirir um produto e prefira comprar roupas com tecidos vegetais: algodão, juta, linho, sisal e cânhamo. Ademais, se isto não for possível por razões econômicas ou pessoais, lave as roupas com menos frequência, o que também aumenta o tempo de vida útil da peça.

2 – Mude de sabão
Bicarbonato de sódio e vinagre são uma ótima solução caseira para lavar roupas. Fonte: OrganizeSemFrscuras

Eu poderia dar uma dica óbvia de trocar o sabão em pó e o amaciante por uma versão vegana ecológica, mas estes produtos são caríssimos e de difícil acesso. Assim, uma solução que eu uso é trocar estes produtos por soluções caseiras. No caso, é possível usar bicarbonato de sódio para a lavagem de roupas e o vinagre como amaciador. Nenhum deles deixa cheiro nas roupas e ambos realmente limpam. Outra solução para substituir o sabão em pó é comprar o sabão de coco em barra. Atualmente, muitas empresas vendem sabão de coco falso, contendo grande quantidade de banha animal, por isso, atenção! Leia os ingredientes e adquira apenas o sabão de coco que contenha apenas gordura de coco nos ingredientes. Para produzir um sabão líquido, corte o sabão em pedaços pequenos, coloque em uma garrafa e ponha água. Agite e deixe o sabão amolecer e misturar-se. Esta água saponada é menos nociva ao meio e não é tão cara quanto um sabão ecológico.

3 – Ou deixe o sabão de lado (...)
Ecoballs substituem o sabão em pó. Fonte: SafeeCo

Além das alternativas de “faça você mesmo”, existe ainda a opção das ecoballs. As ecoballs são bolas de plástico que contém micro-cerâmicas em seu interior. Estas micro-cerâmicas deixam a água “menos dura”, o que faz com que ela acesse mais facilmente a sujeira por dentro dos fios. Ademais, como elas não endurecem o tecido, como o sabão faz, não se faz necessário o uso de amaciantes. Uma desvantagem das ecoballs é que as roupas precisam ser deixadas de molho antes da lavagem. Além disso, elas duram aproximadamente um ano e depois devem ser jogadas no lixo com o seu envoltório plástico. Apesar disso, elas funcionam e realmente limpam. Experiência própria!

4 – Colete a água de lavar para reuso
Água de reuso economiza recursos naturais e dinheiro. Fonte: Nogueirense

Se você já se tornou mais consciente a respeito das roupas e do sabão, é possível partir para o problema da economia de água. As máquinas gastam muita água potável e principalmente no caso da água de enxague, muito desta água pode ser reutilizada para lavar o quintal, carro (ou bicicleta), lavar banheiro e pisos em geral. Uma dica simples é adquirir um recipiente grande, como uma lixeira, e colocar a mangueira da máquina dentro da lixeira quando a água de enxague for liberada. Colete a água com um balde ou adicione uma torneirinha na lixeira, para coletá-la.

5 – Não lave a seco
Lavagem a seco usa muitos produtos danosos ao meio-ambiente. Fonte: Euractiv

Eu nunca precisei usar lavagem a seco e não é porque não tenha roupas que precisem disso. De fato, o impacto ambiental (e o preço) da lavagem a seco é tão alto, que o mais indicado para a limpeza de peças que não podem ser embebidas em água, é passar um pano úmido. Para locais que estejam mal-cheirosos, adicione bicarbonato de sódio ou vinagre junto ao pano úmido. Ambos são desodorizadores naturais. Se quiser deixar a peça perfumada, adicione algumas gotas de óleo essencial de sua preferência em outro pano úmido e passe na roupa.

6 – Já pensou em trocar a máquina pela ginástica?
Faça da lavagem de roupa a sua ginástica! Já pensou! Fonte: Clickrbs

Esta é a última dica para tornar o processo de lavagem ainda mais ecológico e ainda ajudar na manutenção da saúde: o uso de uma máquina a manivela. Já existem protótipos de máquinas-bicicleta que funcionam conforme o indivíduo pedala. Esta máquina economiza energia elétrica e ainda ajuda a pessoa a fazer exercícios físicos. Já pensou? Por enquanto é apenas uma invenção, mas quem sabe no futuro!

Paz!

 CulturaVeg



 Pensando ao contrário

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

3 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]