[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Pós-consumismo: Veja Como Isso Pode Mudar a História

Por: Camila Gomes Victorino

Imagine um mundo sem guerras, sem opressão e em harmonia com a natureza! Imagine um mundo onde toda a população planta em hortas comunitárias e troca os produtos com as comunidades do entorno em uma grande festa para rever os amigos; imagine um mundo em que as pessoas só precisam trabalhar três ou quatro horas ao dia e ter todo o resto disponível para se desenvolver, espiritualmente, fisicamente e intelectualmente.
O pós-consumismo aposta no poder de mudança consciente de cada indivíduo e na transformação dos hábitos de consumo.
Fonte: EmilyHelders

Bem, este mundo é muito utópico, mas para nossa alegria ele foi retratado no belíssimo filme francês “A belaverde”. Este filme é um antigo clássico, mas é extremamente atual por mostrar o que infelizmente ainda não conseguimos alcançar: um mundo justo e em harmonia com a natureza. E como eles chegaram lá? Bem, o filme também explica: pela escolha de cada um em mudar seus hábitos de consumo e expandir sua consciência.
Quando vi este filme pela primeira vez, logo constatei que de fato a solução para nossos problemas está em nós mesmos! Somos nós que corrompemos no dia a dia, que escolhemos a opção mais fácil, mas não a mais correta, e que fugimos da nossa auto-responsabilidade. Sim, nós fugimos, mas nós podemos olhar para trás e dizer a nós mesmos que chegou a hora de enfrentar nossos medos e mudar nossos hábitos. E depois disso? Bem, é aí que entra o pós-consumismo, uma ferramenta de protesto cada vez mais utilizada atualmente e que lembra e muito o que aconteceu no filme “A bela verde”.
O mundo de "Bela verde" é aparentemente utópico, mas totalmente possível, se mudarmos nossos hábitos.
Fonte: Wake-up

Pós-consumismo é a ideia de fazer os próprios produtos de que se necessita e aprender a lidar com as necessidades tecnológicas do dia a dia (como o aprendizado de eletrônica básica ou de como gerar energia). A ideia é utilizar a maior quantidade possível de ingredientes de fácil acesso, de preferência plantas de fácil cultivo, produzir seu próprio alimento, sua própria energia, sua própria moradia, trocar o conhecimento com quem se interesse e trocar produtos.
De fato, o movimento se chama de pós-consumismo, pois além de ir além do simples boicote a bens de consumo inúteis, existe também a ideia de se ver livre da necessidade de consumir o que é útil e rever aquilo a que se tem realmente necessidade. Nisso, muda-se o jogo, pois além de não se poluir mais, produz-se um novo modo de vida em que se é mais independente daquilo que não se acredita e daqueles que destroem o mundo.
Atualmente, o movimento de ecovilas reflete bem os preceitos do pós-consumismo. Na foto: "Plantemos juntos".
Fonte: PermacutureDesign

Atualmente, o objetivo pós-consumista tornou-se uma das metas dos movimentos de ecovilas no Brasil, América Latina e outros países do mundo, tendo por objetivo a criação de uma auto-suficiência plena do sistema de consumo. Nisto, cria-se então a liberdade de se desenvolver as relações de trabalho como a própria comunidade almeja, além de se criar produtos em harmonia com a natureza. Para quem ainda não tem a intenção de morar em ecovilas, existem também movimentos urbanos de pessoas engajadas em produzir seus próprios recursos no meio da cidade, como os movimentos de hortas urbanas ou os movimentos de auto-suficiência, em que se adaptam casas e produtos em geral para a economia de recursos e diminuição da poluição ambiental.
Ficou interessadx? Para conhecer mais sobre o movimento pós-consumista, você pode dar uma navegada pelo nosso site e conhecer as dicas de auto-suficiência oferecidas. É possível também que se entre em contato com movimentos de ecovilas de sua região ou até a criação de um grupo interessado na formação de uma ecovila.
A escolha está em nossas mãos! Hora de construir o planeta que queremos!



Paz!

 CulturaVeg
 Pensando ao contrário


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]