[RECEITAS VEGANAS][bleft]

10 Alimentos Que Rebrotam Facilmente em Casa


Por: Camila Gomes Victorino

Ter uma horta em casa ou mesmo em apartamento é uma forma de economizar dinheiro, comer produtos orgânicos sem comprometer o orçamento e ainda depender menos do dinheiro, tornando-se mais auto-sufciente do sistema. Entretanto, para quem é marinheiro de primeira viagem, é aconselhável começar com vegetais fáceis de se plantar, os quais brotam sem a necessidade de sementes, mas de brotos. Alguns destes vegetais fáceis são a cenoura, alface e até plantas alimentícias não convencionais.

 Clique aqui e vote! Boa sorte!


Abaixo, listamos 10 alimentos que rebrotam após o consumo e que podem ser utilizados para uma horta de iniciante.

1 – Cebolinha



Para plantar cebolinha é ideal que a mesma seja comprada com a raiz. Atualmente, alguns hortelões retiram a raiz do ramo, portanto, procure por ramos com a raiz. Corte a parte verde da raiz, mas deixe com a raiz um pedaço verde para a fotossíntese. Cubra-as com água (aproximadamente um quarto do tamanho das raízes – não cubra tudo). Troque a água todos os dias e aguarde o crescimento. Para que durem mais, você pode colocá-las na terra diretamente e aguardar que rebrotem. Quando crescerem suficientemente, corte a parte verde (sempre deixando um pouco) e aguarde que rebrotem novamente.

Adubação: você pode usar composto, provindo da sua composteira caseira. Veja aqui mais detalhes sobre composteira: "O fim do lixo urbano: projeto composta São Paulo"

2 – Manjericão



Atualmente é possível encontrar vasos de manjericão em qualquer mercado, porém, também é possível fazer brotar manjericão a partir dos ramos. Para tal, separe algumas hastes, cortando-as com 10 a 15 cm de altura. Retire folhas e flores da parte inferior da haste, deixando somente as folhas superiores. Coloque-as em um copo com água em local ensolarado, trocando a água todos os dias. Aguarde até que as raízes brotem e tenham 2 cm aproximadamente. Transplante para um vaso com terra. Aguarde seu crescimento.


Como preparar a terra
Para preparar a terra para sua horta, assista o vídeo abaixo do Grupo “Hortelões Urbanos”


Como preparar o vaso
Para preparar um vaso, adicione pedras brita (pode ser argila expandida), primeiramente, e em seguida, coloque um pedaço de pano de chão (com furos grandes) acima da argila ou brita. Isso vai evitar que a terra e areia saiam do vaso, porém é opcional. Após isso, preencha com areia para drenagem. Somente depois é que se deve colocar a terra, misturada com adubo de compostagem. Veja o vídeo sobre como preparar o vaso para saber mais.



 Clique aqui e vote! Boa sorte!


3 – Hortelã



Para conseguir mudas de hortelã, faça como com o manjericão e aguarde até que os raminhos desenvolvam raízes na água. Após, prepare um vaso com furos em baixo, pois a hortelã precisa de solo bem drenado. Nunca deixe o solo da hortelã ficar seco, regando diariamente, e evite sol direto muito forte, principalmente no verão.

4 – Alecrim



Para obter as mudas, faça o mesmo procedimento da hortelã e manjericão. Um conselho é preparar a terra com mais areia do que o comum, utilizando dois terços de areia, para um terço de adubo com terra. O alecrim não gosta de muita umidade e, portanto, não exagere nas regas.

5 – Cenoura



Para obter folhas orgânicas de cenoura (ótimas em sopas, bolinhos, tortas e suco verde), corte a parte superior da cenoura e reserve. Coloque as cabeças de cenoura em um pote com água (não cobrir) e aguarde 15 dias. As raízes começarão a brotar folhas. Você pode preparar um vaso e plantar as cabeças de cenoura após brotarem. Isso gerará folhas ainda mais fortes.


6 – Alface Romana



Alface romana é uma ótima forma de obter e plantar seu primeiro alface. Para tal, use a parte da raiz da alface romana (aquela que se joga fora) e coloque na água. Troque a água quando necessário. Espere a alface romana brotar. Após isso, você pode preparar vasos e plantar a alface neles, pois dura mais.

7 – Acelga



Para plantar acelga, basta cortar a parte debaixo com uns 5 cm de altura e colocar na água. Troque a água todos os dias e umedeça a parte superior para que não resseque.  Após uma semana, mais ou menos, ela começará a rebrotar. Troque para um vaso e aguarde o crescimento. Este processo também pode ser realizado para o salsão e a erva doce.


8 – Erva cidreira



Consiga alguns talos de erva cidreira e deixe em um vaso com água até que crie raízes. A água deve ser trocada regularmente. Em seguida, passe para a terra ou vaso em um local ensolarado e regue regularmente.


9 – Alho-poró


Corte o talo na parte da raiz com 5 cm de distância e coloque em um recipiente não muito fundo com água. As raízes não podem estar muito encharcadas e, portanto, é preciso colocar alguns palitos para apoiar a planta e deixar apenas a ponta da raiz na água. Aguarde até que criem raízes. Replante em um vaso e aguarde as folhinhas brotarem.


10 – Alho



Neste caso obteremos as folhas do alho, que dão um sabor diferente a batatas e patês veganos. Para obter as folhinhas, basta colocar alguns dentes de alho velhos (mas não secos) na água e esperar brotar. É possível colocar na terra para durar mais.


Plantas alimentícias não convencionais

Plantas alimentícias não convencionais são muito fáceis de plantar, sendo, por isso, até conhecidas como ervas daninhas. Porém, são alimentos valiosos e, portanto, se você quer cultivar alimentos em seu jardim ou em apartamento, conheça mais sobre as plantas alimentícias não convencionais aqui:

Plantas alimentícias não-convencionais

Ora pro nobis: proteína em um pedaço de mato




 Pensando ao contrário



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

8 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]