[ECOTUTORIAIS][bleft]

Como Tingir O Cabelo Naturalmente

Por: Camila Gomes Victorino



Tingir o cabelo com extratos de plantas é uma solução
para as pessoas que querem manter a cor, mas se afastar
da química sintética. Fonte: DepthInsights
Em 2011, um trabalho realizado pelo pesquisador Arnaldo Couto, do programa de Saúde Púbica e Meio-ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz mostrou evidências de que o uso de produtos químicos no cabelo, durante a gravidez, pode estar associado à leucemia infantil. Isto impulsionou a discussão a respeito do perigo do uso de tinturas e outros produtos químicos no cabelo e nos fez lembrar dos problemas ambientais que estes químicos podem causar, principalmente relacionados a poluição das águas.
Mas, como evitar estes produtos? Algumas pessoas simplesmente param de usar tintura e deixam os cabelos grisalhos aparecerem naturalmente, mas, apesar desta estratégia, existem soluções naturais que podem beneficiar as pessoas que decidiriam continuar tingindo o cabelo, sem prejudicar a si mesmo e ao meio-ambiente.

Tinturas vermelhas

A henna natural é vendida frequentemente em tabletes
que devem ser misturados com água quente.
Fonte: Detoxinista
Henna
A cor vermelha é uma das mais fáceis de se encontrar no mercado atualmente, isso porque seu componente natural é a planta de henna. O problema, entretanto, é que a planta no seu estado puro é muito difícil de se encontrar é comum ver produtos que se dizem henna, mas que contêm uma grande quantidade de químicos danosos a saúde. Mas, como saber qual é a henna em seu estado puro? Primeiramente, a henna pura é vendida como um bloco de planta macerada, a qual deve ser misturada a água quente. Se você for usar henna, é importante lembrar que o cabelo ficará manchado se uma tintura permanente for usada em cima. Além disso, a henna pura deixa o cabelo avermelhado e se você encontrar produtos de henna que tingem para outras cores, eles não contêm apenas henna,mas outros químicos, então atenção!

Banhos com chá de hibisco deixam
o cabelo avermelhado.
Fonte: CozinhaAi
Chá de hibisco
Outra possibilidade é o uso de chá de hibisco, porém você deve nxaguar o cabelo todo dia com ele, após lavá-lo com água, bicarbonato ou xampu, se você ainda usa (veja post sobre parar de usar xampu: "Os índios não usam xampu"). Par usar o chá de hibisco, faça um chá com ½ copo de flores de calêndula e duas colheres de sopa de pétalas de hibisco, para 2 copos de água. Deixe a água ferver, coloque as ervas e aguarde meia hora. Depois, coe e guarde na geladeira. Para um melhor resultado, o ideal é secar o cabelo ao Sol – se for possível.

O café ajuda a tingir o cabelo com tons escuros acastanhados.
Fonte: HotOilTreatment
Tinturas para cabelo escuro
Como você vai tingir o cabelo com plantas, é difícil parear exatamente a cor original de seu cabelo, porém, se você optar por nuances escuras, a chance é boa que os fios brancos sejam tingidos e se misturem ao cabelo original. Para tingir o cabelo com tons escuros, você pode usar café ou chá preto. Estes elementos devem ser usados para lavar o cabelo e deve-se esperar de 3-4 horas com o chá ou café na cabeça. Após este período, enxágüe com água corrente, lembrando que o resultado fica mais forte após algumas sessões. Caso você prefira cores mais acastanhadas a loiro, você pode usar raiz de ruibarbo. Esta raiz é muito rara de ser encontrad ano Brasil, mas é facilmente vista na Europa e América do Norte. Para usá-lo, cozinhe uma raiz inteira em 4 copos de água e espere esfriar; coe e use para enxaguar o cabelo e massageie o  couro cabeludo. Após espalhar o líquido por todo o cabelo, enxágüe com 2 copos de água. Para melhores resultados, seque o cabelo ao sol.

Chá de camomila ajuda a clarear os cabelos.
Fonte: Manias da beleza
Tinturas para cabelo loiro
Para quem tem o cabelo bem loiro, os cabelos brancos quase não aparecem por um bom tempo, já que eles mimetizam os fios loiros. Assim, eu sugiro que a tintura seja deixada de lado neste caso. Porém, se você ainda pretende tingir – ou pelos fios brancos ou porque gosta da cor – a sugestão é usar chá de camomila concentrado todos os dias em que o cabelo é lavada e secá-lo ao sol. Outra dica é misturar camomila com calêndula, pois a nuance de loiro se torna mais amarelada.

Tinturas veganas são uma solução a mais, caso não se
deseje usar os chás. Fonte: Navemobile
Você ainda não se convenceu (...)

Se você ainda continuar querendo usar tinturas industrializadas, sugiro então que se pesquise a respeito de marcas que não testem em animais e não utilizem produtos de origem animal. Além disso, dê preferência a tinturas não permanentes que danificam menos o cabelo.

No Brasil, a marca Surya comercializa tinturas
veganas e sem parabenos.





Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", em breve mais notícias

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e muito ativismo com legendas exclusivas!

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

19 comentários :

  1. Oi Camilinha!
    Fantásticas essas sugestões. Grata!
    Aproveito para compartilhar mais uma postagem sobre a henna, do meu blog.
    Abraços!
    http://natalienaestrada.blogspot.co.at/2013/08/a-henna.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu texto sobre a henna! Espero que mais fabricantes comecem a comercializar a henna pura no Brasil. Abraços!

      Excluir
  2. Gente, esta henna que a Surya vende NÃO É HENNA PURA! HENNA É SOMENTE VERMELHA, não existe henna loiro, castanho etc... A Weleda vende henna pura, em pó. (Esta henna em tablete da foto tb não é pura!!) Para ter uma coloração mais acobreada ou preta, mistura-se a henna com cássia ou indigo, respectivamente. (www.hennaforhair.com) Qualquer marca que vende henna colorida, já vem misturada com outras plantas e também químicas... não são tão ruins quanto a tinta de cabelo tradicional, mas elas tb podem conter metais pesados (como as tintas), o que pode causar problemas se passado em cabelos com químicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, onde acho essa cássia ou índigo? São corantes?

      Excluir
    2. No MercadoLivre, tem da marca yara henna, casa da Índia, weleda etc., achri os preços melhores

      Excluir
  3. Atenção ao tingir com henna, pois tive uma coceira desesperadora na hora da aplicação e tive que lavar imediatamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima informação! Sempre façam o teste de qualquer produto na pele antes, mesmo que seja chá ou o extrato puro da planta. Isso evita alergias. Paz!

      Excluir
  4. Oi não posso pintar os cabelos pois tenho uma alergia enorme,já usei chá preto de todas as maneiras possíveis e imaginarias,o chá pinta tudo mão ,rosto ,couro cabeludo,pia ,parede,toalha,roupa,menos os cabelos,já fiz com vinagre,cremes deixeis horas nos cabelos,e nada os cabelos ficam duros secos e nada ,é frustante e desgastante não poder pitar os cabelos ter os cabelos grisalhos,e os químicos nem se preocuparem com a gente é como se nos não existissem obrigada

    ResponderExcluir
  5. Pena que chás apenas não tingem como tintas :(
    Eu estou querendo ficar mais ao natural. Mas fio branco aos 30 aninhos é foda!
    Se bem que tenho uns fiozinhos só na frente. mas mesmo assim. Me sinto incomodada com eles.. é ruim, né? Acredito se eu deixar ao Deus dará, sem usar tinta nenhuma ficarão muito aparente! Fios brancos querendo ou não deixam a pessoa com jeito de mais velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário! Henna e indigo são boas saidas neste caso, pois escondem bem os fios brancos. Eu uso henna e funciona bem para esconder. Você pode encontrar henna e indigo naturais pela Amazon. :)

      Excluir
  6. dura quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de método a ser usado e da frequência de lavagem de seu cabelo. Paz!

      Excluir
  7. Vi comentarios q o indigo enfraquece os cabelos?

    ResponderExcluir
  8. Olá fiz a opção de parar do as Químicas no cabelo, e os fios brancos que no meu caso são muitos estão me incomodando pois tenho 32 anos e quase 40% da cabeça branca Meu cabelo é castanho médio o que você me indica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário! Eu apostaria no índigo, misturado com henna, que gera um castanho. A proporção fica a seu critério. Mais índigo, mais escuro, mais henna, mais avermelhado. Estes pós precisam ser importados. Não se vende no Brasil. Se quiser tentar algo mais natural, lave os cabelos com chá de casca de cebola ou café, mas eu não sei se vai cobrir os brancos. Paz!

      Excluir
  9. Eu não posso mais com tintas agora vou usar o café com o chá preto pode ser mate leão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Jesus! Sim, claro, você pode usar esta marca, se quiser. Preferencialmente, se quiser ainda mais natural, compre um chá mate orgânico. Eu só li sobre tingir cabelo com chá preto, mas acredito que chá mate funcione também. Paz!

      Excluir
  10. Muito obrigada pela atenção Camila Gomes Victorino acho que vai me ajudar muito
    Obrigada bjos

    ResponderExcluir
  11. Tenho cabelo castanho e estou com fios brancos.... se eu usar camomila, vai tingir só os brancos?

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]