[ECOTUTORIAIS][bleft]

Os Indios Não Usam Xampu: Constatações Sobre a Necessidade Inexistente

Por: Camila Arvoredo

Se índios não lavam os cabelos com xampu e
sobrevivem, será tão necessário o uso deste
cosmético? Fonte: CEPRO
Recentemente li um post interessante sobre os produtos tóxicos existentes na composição dos xampus. Uma dessas substâncias é o lauril éter sulfato de sódio, a qual está presente em quase todas as fórmulas de xampu. Eu, particularmente, há algum tempo uso xampus orgânicos e que não são testados em animais, porém mesmo nesses notei a presença do lauril.
O lauril sulfato de sódio ou “sodium laureth sulphate”, como comumente escrito na composição de xampus, é um detergente que está presente em muitos produtos de limpeza e higiênicos, dentre eles o xampu, o condicionador e o sabonete. Ele é responsável pela espuma gerada pelo xampu e também pela ação desengordurante deste e interessantemente, vem sendo associado a irritações dos olhos e mucosas e à presença de uma substância carcinogênica, o 1,4 dioxano. Nota-se que as empresas de xampus afirmam que a concentração do componente é baixa o suficiente para não gerar irritação, porém o lauril parece estar contaminado com o dioxano.
É interessante que nenhum país proíbe o uso do lauril, porém a FDA norte-americana já notificou as empresas de cosméticos para diminuírem a concentração do 1,4 dioxano existente nos cosméticos, sem que isso tenha força de lei.

Parabenos vêm sendo associados a problemas de saúde.
Alguns cosméticos substituíram seu uso. Fonte: Maquel
É fato que esta não é a única substância nociva nos xampus. Os parabenos, utilizados como conservador, vêm sendo associados à danos à células humanas, quando em grandes quantidades, e apenas cosméticos orgânicos não o possuem em sua fórmula. Por fim, vale lembrar que a União Européia, por força da lei, proibiu o teste de cosméticos em animais e isso é um importante passo ético, pois animais vêm sendo mortos e torturados todos os anos para gerar fórmulas nem tão novas assim, que apenas são criadas com o intuito de aumentar as vendas das empresas.
Mas qual a solução para tal problema, tanto ético, ambiental, como de saúde? Atualmente me familiarizei com a técnica conhecida como “No-poo”. O próprio nome já diz o que ela é: o fim do uso de cosméticos capilares.
Aparentemente nojento à primeira vista, o uso de xampus e condicionadores é recente na história.



Até a década de 30, do século XX, xampus e condicionadores comerciais não existiam. De fato, antes deles usava-se sabonetes ou nada mesmo. Deve-se notar que o xampu é um sabão e tem a função, portanto, de desengordurar o cabelo. Poeira, açucares, proteínas e outras substâncias são limpas pela água.
Aliás, sabe-se que os adeptos do “no-poo” afirmam que, por ser desengordurante, o xampu tira a oleosidade natural dos cabelos, o que faz com que eles, após serem lavados com xampu, produzam mais óleo para repor aquele que foi retirado; produzindo mais e mais, deixando o cabelo mais sujo e criando uma dependência do uso de xampu.
É interessante que o condicionador até prova um pouco este ponto de vista. Ele foi criado com o intuito de repor o óleo retirado pelo xampu. Vocês já devem ter notado, por exemplo, que após a lavagem com este cosmético, o cabelo fica bem seco, principalmente quando é grande, e somente o condicionador ajuda a deixá-los mais maleáveis.

Kendra Spencer, 32, há mais de quatro
meses sem usar xampu. Fonte: MsnBc
Mas como funciona o “no-poo”? Para os adeptos, deve-se ir retirando o xampu e condicionador aos poucos até não utilizá-los mais, ou simplesmente retirá-lo de imediato. Segundo eles, haverá uma fase de adaptação de mais ou menos duas semanas. Nesta fase, o couro cabeludo continuará a produzir o excesso de óleo que produzia devido ao xampu. Assim, neste período, os cabelos ficarão um pouco oleosos. Após esta fase, eles voltarão ao normal. Peço a atenção para o fato de que nesta técnica lava-se sim os cabelos, entretanto eles são limpos somente com água abundante e a cada duas semanas ou menos, dependendo do cabelo, aplica-se uma solução de bicarbonato de sódio, seguida por uma solução de vinagre de maçã, que ajudará a tonificar os fios.
Sabe-se que, apesar de parecer estranho, o fim do uso de xampus já foi testado (ver experimento de Jim Leyden) e não se notou nenhum tipo de efeito colateral. Além disso, muitas pessoas, inclusive famosas, são adeptos desta técnica e nem por isso parecem sofrer danos (não que isso vá fazer diferença na sua vida, mas Robert Patinson e Jéssica Simpson não usam cosméticos capilares e seus cabelos não parecem nem sujos e nem doentes).

O preconceito pode ser uma forte barreira quando
tentamos criticar o que sempre foi estabelecido. No texto:
"Ao menos ela não está evitando pasta de dentes
de  novo". Fonte: Mornings with NPR
Eu, como adepta do não-consumismo acho interessante fazer o teste, primeiramente porque não terei nada a perder e segundamente porque estarei me tornando mais independente de um produto que talvez seja inútil, de fato. Por fim, menos tóxicos na água significam evidentemente menos poluição ambiental.
Se você ainda não está convencido, que tal se perguntar como os índios fazem para lavar o cabelo? Seus cabelos são muito saudáveis, mas os índios, que ainda não se adequaram às normas da “civilização”, não devem ter fábricas de xampus. Eu fiz uma pesquisa e descobri que algumas tribos lavam os cabelos com água e algumas vezes utilizam extratos de plantas para tonificá-los. Um desses extratos é o extrato de juá, mesma planta usada para criar pasta de dentes natural. Outra planta é a babosa (Aloe vera), que realmente tonifica os fios.
Não se deixem levar pelo preconceito imediato. Cientistas da vida que somos, não devemos nos deixar levar por pré-concepções criadas somente porque nascemos usando xampu. Sim, o mundo inteiro segue as regras porque todo mundo segue, mas quem disse que determinados produtos que sempre usamos são realmente necessários? Será o xampu ou o condicionador um deles?

Para saber mais:

- O'CONNOR, S.; SPUNT A. No more dirty looks: the truth about your beauty products and the ultimate guide to safe and clean cosmetics. Lifelong Books, 2010.

Veja o vídeo-guia, se você quer parar de usar xampu. Veja quantidades, como proceder e muito mais!


Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

38 comentários :

  1. Gostei deste post Camilinha, nunca tinha pensando sobre os xampus... Uma sugestão de tema que tenho pra vc é sobre os alisamentos (escova progressiva e cia) que são a base fe formol! É uma das coisas que eu acho mais insanas, porque o formol é super cancerígeno e por detrás disso está a busca, a qualquer custo, por um "padrão de beleza" esteriotipado.

    beijo!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! É, o formol pode até ser encontrado em alguns xampus! Terrível mesmo! Pode deixar que já anotei sua sugestão! As pessoas não percebem que para ficar bonitas um dia, matam meses ou anos inteiros de vida! Mas também falta consciência! Beijo, Camilinha.

      Excluir
  2. Ontem recebi uma materia por email falando sobre produtos naturais para evitar caspa... Um deles foi o bicarbonato de sodio (baking soda), ensina a molhar os cabelos e colocar uma mao cheia do bicarbonato no couro cabeludo e massagear, q nem se faz com xampu e depois enxaguar bem. E diz q nao precisa usar xampu depois disso, e q talvez o cabelo fique um pouco ressecado no comeco mas apos umas semanas o cabelo comeca a produzir oleos naturais pra normalizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Somente tome cuidado com o que aparece na internet. Tem muitas coisas boas, mas coisas ruins também! O bicarbonato é muito útil como desodorante e com o vinagre, pode substituir o fermento no bolo ou desentupir pias. Além disso, pode-se escovar os dentes com um pouco dele, mas tomando cuidado para não forçar muito a escova, pois pode riscar o esmalte. De qualquer jeito, sempre observe se perceber que não está dando certo! Eu fiz o nopoo por 5 semanas e eu ainda uso xampu, porém a técnica deixou meu cabelo menos oleoso e hoje não preciso mais usar condicionador. Acho que ajudou a desintoxicar meu cabelo. O importante é tentar com atenção! Abs,

      Excluir
    2. Muito interessante! Vou fazer o teste! e vamos assim aos pouquinhos melhorar nosso planeta, nosso lar!

      Excluir
    3. Legal Ellen! Eu fiz o teste e comigo ajudou na oleosidade. Infelizmente, meu cabelo nunca deixou de ter um pouco de óleo, o que me levou a usar xampu de novo. Entretanto, depois da experiência, eu não precisei mais de condicionador. Antes, se eu não usasse, ficava horrível, mas agora fico feliz de saber que não preciso mais! Abs, Camila.

      Excluir
  3. Olá Camila! A um tempo tenho acompanhado seu blog e tô gostando mto!
    Seu modo de ver o mundo é como o meu. Por isso me identifiquei mto.
    Agora queria saber o que substituiria tintura de cabelo. Henna eu acho ruim por deixar o cabelo avermelhado. Ficar com os cabelos brancos pra mim é demais..rsrs.. eu tenho poucos ainda. Mas uns poucos q me incomoda mto. Então gostaria de saber se vc conhece algo natural que substitua tintura de cabelo. Se existe algo além de henna. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Encantada! Fiz uma pesquisa e encontrei algumas receitas, mas como é tudo internet, vai de você testá-las ou não. Como o assunto é interessante, farei um post sobre isso e o lançarei semana que vem. Por enquanto, deixo um link que achei (em inglês) para você ir dando uma olhada. Fora henna, não existe no Brasil alguma companhia que venda soluções prontas naturais. Talvez seja o caso de ir experimentando. Segue link e aguarde o post! Bjs http://wellnessmama.com/5112/natural-hair-color-recipes/

      Excluir
    2. Obrigada pela dica! Vou ver como é e de repente testar, né? Quem sabe dá certo? ;)
      Bjoss .. Boa noite!

      Excluir
  4. Oi, muito obrigada pelo seu blog, é ótimo!!!

    Agradeço, tb, pela dica do pó dental. Irei fazer um de joá e cravo. Obrigada. :-)

    Já estou há quase 4 anos sem usar nenhum tipo de shampoo. Meu cabelo está ótimo, sem prob algum e nunca deu mal cheiro, excesso de oleosidade, caspa, nada disso. Zero de efeito colateral. Tb cuido da alimentação e dou preferência a comidas vivas.

    Beijão e obrigada,
    Myla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Myla! Gratidão pelo seu comentário! Estou testando o no poo também e com bons resultados! Tem tanta coisa que a gente não sabe que não precisa, né?! Beijos, Camila.

      Excluir
    2. Quais são os seus cuidados com os cabelos?

      Excluir
    3. Vá ao post "Como parar de usar xampu" para saber mais: http://www.pensandoaocontrario.com.br/2014/07/como-parar-de-usar-xampu.html

      Excluir
  5. Achei ótimo encontrar vocês. pensar ao contrário nos livra de correntes e costumes, abrindo nossa mente e melhorar como pessoa. Como faço pra ser seguidor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio! Se você tiver inscrito em alguma rede social, você pode seguir pelo Facebook, Google + ou Twitter. Caso você não tenha, você pode inscrever seu e-mail também e receberá as postagens. Se você tiver um blog, você pode se inscrever pelo blogger. As opções para seguir ficam no lado direito da página. Gratidão, paz e espero ter ajudado!

      Excluir
  6. Olá Camila, tudo bem?
    Sou pesquisadora em Antropologia Cultural, e gostaria de saber onde você achou informações sobre cosméticos e práticas de higiene indígenas. Se possível for, me indicar os textos ou fontes. Parabéns pelo trabalho, ótimo! Eu gostaria de escrever um artigo sobre no poo. Porém, tenho outras informações a respeito desta técnica, e posso conversar com você um pouco mais, e trocar conhecimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila,

    Tenho me conscientizado dos efeitos das químicas em nosso corpo no ultimo ano e quero mudar mesmo.
    Parabéns pela iniciativa e obrigada por contribuir para um mundo melhor!
    Eu vou começar já o no poo, estou empolgada!!

    Ouvi dizer que é possível tingir os cabelos escuros com café ou chá preto, você sabe algo a respeito?
    Muita Luz

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kinha! Gratidão pelo seu comentário! Agora o "no poo" está dando super certo para mim, então não se desespere caso ele não funcione no começo. Só depois de alguns meses que consegui. Sobre tingir os cabelos, veja este post do blog sobre como tingir os cabelos naturalmente:
      < http://www.pensandoaocontrario.com.br/2014/05/como-tingir-o-cabelo-naturalmente.html >. Lá tem dicas de como tingir com café, chá, henna ou deixar mais claro. Beijos e muita luz! Camila.

      Excluir
  8. Interessante. Mas preciso perguntar: e o cheiro??? Não fica fedido não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Obrigada por perguntar, pois esta é uma dúvida bem comum e muita gente não faz o no poo por causa disso! :D Mas não se preocupe que não fica cheiro. O que mais acontece é que o seu cabelo vai ficar sem cheiro porque você não está mais colocando os perfumes artificiais de xampu e condicionador na cabeça. Lembrando que no poo não quer dizer não lavar mais, mas lavar sem xampu. Assim, toda a sujeira sai, mas o que é usado para retirar a sujeira é a água e o sebo é retirado pelo bicarbonato. O vinagre funciona como um condicionador. Se quiser deixar perfumado faça chá de lavanda e lave o cabelo com ele após o banho. Não enxague. O cheiro dura um dia e meio mais ou menos. Outros chás podem ser usados. Eu uso de alecrim e além de ficar perfumado, ajuda a dar força para o cabelo. Se quiser deixar mais cheiroso ainda, use óleos essenciais. Ponha uma gota no pente e penteie os fios secos. Pode ser de lavanda, rosas, o que preferir. Lembrando que é óleo essencial não é o mesmo que essência (que é praticamente petróleo). Abraços

      Excluir
  9. Não tenho certeza de como os índios lavam seus cabelos. Mas acredito que um pouco menos de espuma na água que agora é escassa e uns frascos plásticos a menos no lixo não farão mal a ninguém. Sempre lavei meus cabelos espalhando a gordura do couro cabeludo nos fios com água antes de passar o shampoo, acho que o nome é queratina. Por isso uso menos condicionador. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  10. Encontrei hoje este blogue, espero segui-lo com mais atenção. Já cortei nos sabonetes com o Lauril e na pasta de dentes, mas continuo a usar o champo, estou a pensar alterar o meu hábito relativo a este produto, mas ainda não sei bem como vou fazer. Por enquanto continuo em pesquisas e com interesse no tema.

    Também tenho um blogue em que tento mostrar algumas ideias sobre resíduos e reciclagem e tal. Embora ainda continue a utilizar muitas coisas, mas aos poucos vamos mudando e melhorando :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário. Você pode ler o post "Como parar de usar xampu", que ensina as bases do no poo. Paz!

      Excluir
  11. Para quem não quer usar xampu mas gosta de lavar os cabelos com algo mais que água, porque não usar um sabão natural feito pelos processos a quente ou a frio? Oa que faço são isentos de aditivos, à base de óleos vegetais e quando aromatizados, o são apenas com óleos essenciais. Este tipo de sabão hoje é facilmente encontrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário. Não há problema em usar o seu método, mas apenas uma correção: no poo não quer dizer lavar só com água. No no poo, se lava o cabelo com bicarbonato, vinagre diluído e chás (opcional). Paz!

      Excluir
  12. Só uma dúvida, aqueles shampoos que prometem uma base mais natural, sem muita química, como por exemplo o da marca Phytoervas, resolve o problema? Pq eu ainda não sei se conseguiria extinguir de vez o uso do shampoo e condicionador, então gostaria de saber se há uma opção menos agressiva para o cabelo..
    Grata!
    Ps.: ameeei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Gratidão por ter gostado do blog. Fico muito feliz! Bem, eu acho que uma boa alternativa para você é o low poo. Veja o post "Como parar de usar xampu" para mais informações também. No low poo, você usa xampus mais naturais, cujos sabões são obtidos de óleos de plantas, óleos essenciais e por processos caseiros, sem uso de petróleo na formulação ou tóxicos. Estes produtos, por serem mais naturais, não fazem espuma, por exemplo, então tem que se acostumar. Para achá-los, procure xampus sem componentes derivados do petróleo, como parabenos e bisfenol-A. Evite produtos com lauril sulfato também. O Phytoervas não é indicado, pois é um xampu comum e tem lauril, além de ter componentes derivados de animais. Antes de fazer o no poo eu usava xampus bem leves da marca Multivegetal sem lauril. Eles tem cheiro de planta mesmo. Dá para comprar pela internet. Tem também alguns da Surya sem lauril, mas custam uns trinta reais. Geralmente é caro! No low poo, também, você usa menos xampu na mão e vai diminuindo, o que vai ajudar seu cabelo a se adaptar a um no poo, caso queira fazer no futuro. Espero ter ajudado. Paz!

      Excluir
  13. Oi, vale ressaltar que ele não é tão inútil assim, já que hoje em dia -principalmente eu que vivo na cidade do aço, onde tem a companhia siderúrgica nacional- vivemos em ambientes muito poluídos se comparados com a séculos atrás ou ao ambiente isolado dos índios. Sem contar que a água, sozinha não retira toda a sujeira . Sabões e detergentes são sais com longas cadeias orgânicas -ou seja, uma parte apolar, que retira a gordura, e outra polar, que envolve a água e outras sujeiras nela dissolvidas. Mas reconheço, estamos dependentes sim, de shampoos, e meu cabelo fica bem mais bonito sem eles :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Gratidão pelo comentário. Sim, você tem razão. Na realidade, o no poo não é lavar só com água, mas usar outros métodos mais naturais para lavar o cabelo e tirar a gordura excessiva, junto com a sujeira que fica presa nela. No caso, o bicarbonato deixa a região capilar mais básica e isso ajuda a limpar, pois remove a gordura. Na Polinésia, os nativos usavam um método similar, mas usando cinzas, que também têm o ph básico. Outros métodos naturais envolvem usar sabão de óleos essenciais (menos fortes) ou sabão de sapindus (veja o post "Conheça a incrível água de fazer sabão": http://www.pensandoaocontrario.com.br/2015/03/conheca-incrivel-arvore-de-fazer-sabao.html ). Mas, eu sei que tem gente que só lava com água e funciona. Talvez dependa da região que a pessoa viva e do tipo de cabelo. No meu caso, eu tenho que usar bicarbonato, pois senão, fica muito oleoso. Paz! :)

      Excluir
  14. oi! bom dia,adorei o seu blog Parabéns!!.Eu estou adotando este metado do no poo já faz 2 meses,e estou vendo resultado. No começo ficou com as pontas secas,agora não mais.Meus cabelos são secos e cacheados.Percebi grande diferencia nos cachos, ficaram mais soltos.Enfim... mas a minha duvida agora e que eles estão ficando branco na raiz.Devido a minha idade kkk eu uso tintura para cobrir os brancos.Embora ja faz 3 meses que nao uso tintura.,E quero voltar a tingir os cabelos. Será que vai dar alguma reação diferente.Um grande abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elza! Gratidão por gostar e seguir o site. Bem, não tem problema tingir e fazer no poo. Não dá nenhuma reação, até porque é bem menos química. Eu tinjo meu cabelo com henna e não dá nenhum problema. Você pode ver nossa postagem: "Como tingir o cabelo naturalmente", para mais informações ou pode tingir com a tintura de sua preferência. Paz! http://www.pensandoaocontrario.com.br/2014/05/como-tingir-o-cabelo-naturalmente.html

      Excluir
  15. Muito interessante! Comecei hoje !

    ResponderExcluir
  16. OLá Camila eu gostaria de saber se vc seca o seu cabelo com secador mesmo usando essa técnica ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine! Sim, às vezes eu seco. Não gosto e prefiro secar naturalmente, mas quando está muito frio e preciso sair com o cabelo molhado, eu faço uma exceção. Espero ter ajudado. Paz!

      Excluir
  17. Exatamente o que estive pensando um tempo atrás... Como aumentou a gama de produtos para pele,por exemplo... e o pior, são tidos como obrigatórios, demaquilante,espuma de limpeza,tônico, serum, hidratante, hidratante para os olhos... Isso me fez pensar duas coisas, uma delas é: Imagina o tanto de substâncias tóxicas absorvidas pelo organismo sobrecarregando o fígado, quando se faz uso de tudo, isso todos os dias!! E a outra é que cheguei à conclusão que é tudo jogo da indústria, pra nós fazer consumir mais e mais... Criando dia após dia mais itens obrigatórios... E o mais triste que tenho notado são marcas naturais, tidas como sustentáveis que antes tinham produtos multifuncionais no seu portfólio, seguindo os padrões da grande indústria.

    ResponderExcluir
  18. Li um comentário sobre o uso do bicarbonato e no meu cabelo ficou muito agressivo. hoje faço nopoo e limpeza atraves do co-wash e condicionando com vinagre de maçã. tem sido ótimo. e o melhor é que agora uso um produto que não é testado em animais e eu compro embalagem de 1L o que reduz a quantidade de lixo, já que eu compro 1 condicionador a cada 10 meses e tem 2 pessoas usando ele aqui em casa

    ResponderExcluir
  19. Se eu morasse na floresta como os índios, e não na cidade grande cheia de poluição, eu também seria adepta ao No Poo. Mas com tanta poluição e poeira, acho impossível ficar sem xampu e outros cosméticos.

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]