[ECOTUTORIAIS][bleft]

15 Músicas para Educação Ambiental

Por: Camila Gomes Victorino



Se o futuro são as crianças, vamos
mostrar a elas que podemos
fazer melhor para com o planeta.
A educação ambiental, infelizmente, quase não é priorizada nas escolas, o que pode explicar porque as crianças, cada vez, mais têm uma noção cada vez menor sobre a natureza. Muitas crianças urbanas nunca viram animais não domésticos e muitas não conhecem nem os nomes dos vegetais. Isso é um problema sério, pois as futuras gerações continuam a não entender a importância do meio-ambiente e de como podem atuar para diminuir o impacto ambiental. Apesar da falta de tempo nas escolas, músicas são importantes instrumentos que podem fazer com que as crianças, e por que na adultos, possam perceber a importância da natureza em suas vidas e como preservá-la. Assim, o blog “Pensando ao contrário” selecionou cinco músicas brasileiras que falam sobre educação ambiental e que podem ajudar professores, pais e amigos a aprender mais sobre a natureza.

1 – Estrela Natureza
Estrela Natureza fez parte da trilha sonora da novela Pantanal e faz parte do álbum Pantana de Sá & Guarabira e fala sobre a importância de cuidar da natureza, em especial o Pantanal.

2 – Passaredo
Passaredo é uma música de Chico Buarque que, além de ensinar parte da cultura brasileira, ao introduzir Chico Buarque, ainda fala sobre a matança de pássaros pelo ser humano, sua caça ilegal e como eles se escondem do “homem”quando ele passa.Por fim, a música fala de diversas espécies de pássaros do Brasil, com seus nomes populares.


3 – Sal da Terra
Sal da Terra é uma das músicas mais famosas de Beto Guedes e fala sobre a destruição do meio-ambiente pelo ser humano, através de sua ganância, e da importância do planeta Terra.

4 – Herdeiros do futuro
Esta é mais uma música maravilhosa de Toquinho, a qual fala sobre o que nos espera no futuro, devido a degradação ambiental e como podemos cuidar melhor do planeta.


5 – Planeta água
Esta música de Guilherme Arantes é um ótimo recurso para o estudo da importância dos recursos hídricos e da proteção dos mananciais, bem como sobre como funciona o ciclo da água.


6 – Planeta Azul
Nunca pensei que indicaria uma música de Chitãozinho e Xororó, mas a música é muito boa e é uma boa ferramenta para ajudar a entender sobre a poluição e como ela afeta a vida na Terra.


7 – Xote ecológico
Esta música não só ensina sobre a importância da preservação, mas também mostra um pouco dos ritmos de forró do Nordeste, o que é importante já que muitas crianças atualmente só conhecem os ritmos comerciais. Por fim, a música cita Chico Mendes, o que pode ser uma ponte para o tema.

8 – Terra
Terra, de Caetano Veloso, é uma música mais sentimental que nos faz perceber a importância do nosso planeta e de como preservá-lo.

9 – O autor da natureza
Autor da natureza é uma música de Zé Vicente da Paraíba que foi gravada por diversos mestres da música popular brasileira, como Zé e Elba Ramalho. A letra é um pouco complexa e seria melhor se utilizada no Ensino Médio.


10 – Bichos do mar
Lenine fez esta música em homenagem aos seres marinhos, o que é super importante, visto que as escolas não costumam tratar sobre a poluição dos mares e oceanos.


11 – As forças da natureza
Esta é uma das minhas músicas preferidas, pois fala sobre a esperança e como a natureza renasce, apesar da poluição e da ganância do ser humano. Ótima música para se ouvir pela voz de Clara Nunes ou João Nogueira, compositor.


12 – Um índio
Esta música de Caetano Veloso fala sobre a importância dos povos indígenas e de seus valores culturais na preservação do meio-ambiente. Pode-se confrontar os valores indígenas, considerados “primitivos”, com os valores da nossa sociedade tecnocrática “avançada” e que tudo destrói.

13 – Benke
Benke de Milton Nascimento é uma música que fala sobre a percepção indígena sobre a natureza e uma visão mais holística da vida. Uma ótima música para trabalhar com conscientização e importância da natureza e das matas.


14 – Fábrica
Voltando ao ambiente urbano, Legião urbana trabalha nesta letra o ambiente urbano e a desigualdade social, bem como a exploração do indivíduo. Boa música para ligar o problema da destruição do meio-ambiente ao problema da desigualdade social e exploração da mão-de-obra.

15 – Sobradinho
Já que Belo Monte está em voga e que muitos indígenas foram criminosamente tirado de suas terras para construir uma represa inútil (a não ser para quem quer ganhar muito dinheiro), esta música de Sá & Guarabira fecha a lista de músicas para educação ambiental, falando sobre as represas e o impacto das hidrelétricas, que não têm nada de ecológicas.

Traga mais ideias! Infelizmente eu perdi boa parte dos títulos de músicas que ouvia sobe meio-ambiente e natureza, mas existem muitas outras por aí! Caso você conheça alguma, comente no blog!

Paz!

Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", em breve mais notícias

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e muito ativismo com legendas exclusivas!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

17 comentários :

  1. Parabéns pelo Blog, Camila!! São pessoas assim como você que contribuem por um mundo muito melhor, ao compartilhar informações importantes, ao dividir conhecimento e vivência! Amei tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos.

      Excluir
  2. MT BOM, PARABÉNS ;)

    ResponderExcluir
  3. Sensacional uma grande ajuda para nós educadores!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma musica que diz assim" Terra tombada, solo sagrado, chão quente, esperando que a semente, venha lhe cobrir de flor..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Sílvia! Qual seria o nome? Se lembrar, avise! Paz!

      Excluir
    2. TERRA TOMBADA - Chitãozinho & Xororó

      Excluir
  5. Muito obrigada pela partilha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Tem uma música de Roberto Carlos, mas não sei o nome. Fala a respeito da Amazônia.

    ResponderExcluir
  7. Thomás Correia Lins22/09/2016 10:20

    Muito bom o material, parabéns.
    Existem essas músicas também:

    A Volta da Asa Branca - Luiz Gonzaga
    Águia Dourada - Roberto Carlos
    As Baleias - Roberto Carlos
    Asa Branca - Luiz Gonzaga
    Bôto - Tom Jobim
    Brincar de Índio - Xuxa
    Cio da Terra - Milton Nascimento
    Cidade Limpa - Fátima Maia
    Comida - Titãs
    Índios - Legião Urbana
    Louvor a Chico Mendes - Simone
    Mágoas de um Nordestino - Edmar Miguel
    Matança - Xangai
    Milagre da Vida - Xuxa
    Natureza Espelho de DEUS - Xitãozinho e Xororó
    O Rio - Xitãozinho e Xororó
    O Cidadão - José Geraldo
    Paraíba - Luiz Gonzaga
    Planeta Água - Guilherme Arantes
    Planeta Azul - Xitãozinho e Xororó
    Progresso - Roberto Carlos
    Que Beleza - Tim Maia - Tim Balada
    Rosa de Hiroshima - Ney Mato Grosso
    Saga da Amazônia - Vital Farias
    Sobradinho - Sá e Guarabira
    Xóte Ecológico - Luiz Gonzaga

    ResponderExcluir
  8. Boa coletãnea..parabens! Só uma sugestao, poderíamos ter outras musicas de varias línguas, países, culturas? Seria muito bacana conhecer o que os outros povos cantam sobre a natureza.

    ResponderExcluir
  9. Serra da banda de rock Brasiliense Plebe Rude.

    ResponderExcluir
  10. Faltou também a linda música da cantora Fátima Guedes de nome "Cheiro de Mato". E o clássico do eterno TOM JOBIM com a canção "Borzeguim". Não deixem de ouvir! Vamos cuidar de nosso lar planetário enquanto há tempo. A Mãe Natureza pede socorro! Vamos! Mãos à obra! Abraços.

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]