[PERMACULTURA][bleft]

15 Músicas para Educação Ambiental

Por: Camila Gomes Victorino



A educação ambiental, infelizmente, quase não é priorizada nas escolas, o que pode explicar porque as crianças, cada vez, mais têm uma noção cada vez menor sobre a natureza. Muitas crianças urbanas nunca viram animais não domésticos e muitas não conhecem nem os nomes dos vegetais. Isso é um problema sério, pois as futuras gerações continuam a não entender a importância do meio-ambiente e de como podem atuar para diminuir o impacto ambiental. Apesar da falta de tempo nas escolas, músicas são importantes instrumentos que podem fazer com que as crianças, e por que na adultos, possam perceber a importância da natureza em suas vidas e como preservá-la. Assim, o blog “Pensando ao contrário” selecionou cinco músicas brasileiras que falam sobre educação ambiental e que podem ajudar professores, pais e amigos a aprender mais sobre a natureza.

 Clique aqui e vote! Participe!


1 – Estrela Natureza
Estrela Natureza fez parte da trilha sonora da novela Pantanal e faz parte do álbum Pantana de Sá & Guarabira e fala sobre a importância de cuidar da natureza, em especial o Pantanal.


2 – Passaredo
Passaredo é uma música de Chico Buarque que, além de ensinar parte da cultura brasileira, ao introduzir Chico Buarque, ainda fala sobre a matança de pássaros pelo ser humano, sua caça ilegal e como eles se escondem do “homem”quando ele passa.Por fim, a música fala de diversas espécies de pássaros do Brasil, com seus nomes populares.

3 – Sal da Terra
Sal da Terra é uma das músicas mais famosas de Beto Guedes e fala sobre a destruição do meio-ambiente pelo ser humano, através de sua ganância, e da importância do planeta Terra.


4 – Herdeiros do futuro
Esta é mais uma música maravilhosa de Toquinho, a qual fala sobre o que nos espera no futuro, devido a degradação ambiental e como podemos cuidar melhor do planeta.

5 – Planeta água
Esta música de Guilherme Arantes é um ótimo recurso para o estudo da importância dos recursos hídricos e da proteção dos mananciais, bem como sobre como funciona o ciclo da água.

6 – Planeta Azul
Nunca pensei que indicaria uma música de Chitãozinho e Xororó, mas a música é muito boa e é uma boa ferramenta para ajudar a entender sobre a poluição e como ela afeta a vida na Terra.

7 – Xote ecológico
Esta música não só ensina sobre a importância da preservação, mas também mostra um pouco dos ritmos de forró do Nordeste, o que é importante já que muitas crianças atualmente só conhecem os ritmos comerciais. Por fim, a música cita Chico Mendes, o que pode ser uma ponte para o tema.


8 – Terra
Terra, de Caetano Veloso, é uma música mais sentimental que nos faz perceber a importância do nosso planeta e de como preservá-lo.


9 – O autor da natureza
Autor da natureza é uma música de Zé Vicente da Paraíba que foi gravada por diversos mestres da música popular brasileira, como Zé e Elba Ramalho. A letra é um pouco complexa e seria melhor se utilizada no Ensino Médio.

10 – Bichos do mar
Lenine fez esta música em homenagem aos seres marinhos, o que é super importante, visto que as escolas não costumam tratar sobre a poluição dos mares e oceanos.

11 – As forças da natureza
Esta é uma das minhas músicas preferidas, pois fala sobre a esperança e como a natureza renasce, apesar da poluição e da ganância do ser humano. Ótima música para se ouvir pela voz de Clara Nunes ou João Nogueira, compositor.

12 – Um índio
Esta música de Caetano Veloso fala sobre a importância dos povos indígenas e de seus valores culturais na preservação do meio-ambiente. Pode-se confrontar os valores indígenas, considerados “primitivos”, com os valores da nossa sociedade tecnocrática “avançada” e que tudo destrói.


13 – Benke
Benke de Milton Nascimento é uma música que fala sobre a percepção indígena sobre a natureza e uma visão mais holística da vida. Uma ótima música para trabalhar com conscientização e importância da natureza e das matas.

14 – Fábrica
Voltando ao ambiente urbano, Legião urbana trabalha nesta letra o ambiente urbano e a desigualdade social, bem como a exploração do indivíduo. Boa música para ligar o problema da destruição do meio-ambiente ao problema da desigualdade social e exploração da mão-de-obra.


15 – Sobradinho
Já que Belo Monte está em voga e que muitos indígenas foram criminosamente tirado de suas terras para construir uma represa inútil (a não ser para quem quer ganhar muito dinheiro), esta música de Sá & Guarabira fecha a lista de músicas para educação ambiental, falando sobre as represas e o impacto das hidrelétricas, que não têm nada de ecológicas.

Traga mais ideias! Infelizmente eu perdi boa parte dos títulos de músicas que ouvia sobe meio-ambiente e natureza, mas existem muitas outras por aí! Caso você conheça alguma, comente no blog!

 Clique aqui e vote! Ajude e participe!


Paz!


Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e muito ativismo com legendas exclusivas!
 Acesse e conheça o canal! Inscreva-se!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

21 comentários :

  1. Parabéns pelo Blog, Camila!! São pessoas assim como você que contribuem por um mundo muito melhor, ao compartilhar informações importantes, ao dividir conhecimento e vivência! Amei tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos.

      Excluir
  2. MT BOM, PARABÉNS ;)

    ResponderExcluir
  3. Sensacional uma grande ajuda para nós educadores!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma musica que diz assim" Terra tombada, solo sagrado, chão quente, esperando que a semente, venha lhe cobrir de flor..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Sílvia! Qual seria o nome? Se lembrar, avise! Paz!

      Excluir
    2. TERRA TOMBADA - Chitãozinho & Xororó

      Excluir
  5. Muito obrigada pela partilha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Tem uma música de Roberto Carlos, mas não sei o nome. Fala a respeito da Amazônia.

    ResponderExcluir
  7. Thomás Correia Lins22/09/2016 10:20

    Muito bom o material, parabéns.
    Existem essas músicas também:

    A Volta da Asa Branca - Luiz Gonzaga
    Águia Dourada - Roberto Carlos
    As Baleias - Roberto Carlos
    Asa Branca - Luiz Gonzaga
    Bôto - Tom Jobim
    Brincar de Índio - Xuxa
    Cio da Terra - Milton Nascimento
    Cidade Limpa - Fátima Maia
    Comida - Titãs
    Índios - Legião Urbana
    Louvor a Chico Mendes - Simone
    Mágoas de um Nordestino - Edmar Miguel
    Matança - Xangai
    Milagre da Vida - Xuxa
    Natureza Espelho de DEUS - Xitãozinho e Xororó
    O Rio - Xitãozinho e Xororó
    O Cidadão - José Geraldo
    Paraíba - Luiz Gonzaga
    Planeta Água - Guilherme Arantes
    Planeta Azul - Xitãozinho e Xororó
    Progresso - Roberto Carlos
    Que Beleza - Tim Maia - Tim Balada
    Rosa de Hiroshima - Ney Mato Grosso
    Saga da Amazônia - Vital Farias
    Sobradinho - Sá e Guarabira
    Xóte Ecológico - Luiz Gonzaga

    ResponderExcluir
  8. Boa coletãnea..parabens! Só uma sugestao, poderíamos ter outras musicas de varias línguas, países, culturas? Seria muito bacana conhecer o que os outros povos cantam sobre a natureza.

    ResponderExcluir
  9. Serra da banda de rock Brasiliense Plebe Rude.

    ResponderExcluir
  10. Faltou também a linda música da cantora Fátima Guedes de nome "Cheiro de Mato". E o clássico do eterno TOM JOBIM com a canção "Borzeguim". Não deixem de ouvir! Vamos cuidar de nosso lar planetário enquanto há tempo. A Mãe Natureza pede socorro! Vamos! Mãos à obra! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Camilinha.. Partido Clementina de Jesus, da Clara Nunes

    ResponderExcluir
  12. Camila, pensandoaocontrario, que site maravilhoso, cheio de informações. Estou escrevendo ao som da música Planeta Água, na voz de Guilherme Arantes. Eu me arrepio sempre que ouço esta música.Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]