[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Dica de filme | Flor Da Neve E O Leque Secreto - a amizade feminina desconstruída




O leque era uma forma de correio na antiga
China. Uma carta secreta contra a escravidão
masculina. Fonte: Cine10






Os pés são ferramentas para criar liberdade; eles nos levam para novas direções e quando os machucamos ficamos imobilizados em certo destino particular. “Flor da neve e o leque secreto” é um filme sobre a liberdade da mulher e esta relação com os pés, mostrando como ela lida e lidava com as imposições do patriarcado da presente e antiga China, em momentos em que seus pés lhe são tirados.
Na antiga China, as mulheres eram apreciadas quando possuíam pés extremamente pequenos. Assim, meninas tinham seus pés deformados e dobrados quando pequenas, para que eles pudessem caber em sapatinhos de boneca quando adultas. Isso não fazia apenas com que elas sentissem dores extremas durante toda a vida, mas também fazia com que não pudessem se locomover direito, tornando-as ainda mais cativas de seus maridos. Nos dias atuais, os sapatinhos tornaram-se contos de museu, porém, duas amigas chinesas modernas sofrem as imposições que o “ser mulher” impõe nos dias atuais, imagem simbolizada no filme pelo sapato de salto agulha que uma das personagens modernas usa com certo incômodo.

A amizade entre duas mulheres da antiga China foi uma verdadeira rebelião
contra as imposições do universo masculino. Fonte:  Orquídea de Papel
O que é mais interessante é que “Flor da neve e o leque secreto” é um desses filmes que não só nos mostra como nossa sociedade pôde e pode ser cruel com o sexo feminino, mas aponta para um lado pouco explorado em filmes feministas: a superação feminina através da amizade.
Quem já não ouviu falar que amizade feminina não existe? Ou que mulheres são desleais umas com as outras quando um homem entra na história? Talvez este seja um reflexo do feminino que o patriarcado quer nos ensinar. Em “Flor da neve”, porém mostra-se um contexto completamente diferente: as personagens são duas mulheres que se unem e apenas com o poder do amor da amizade conseguem superar, no passado e no presente, as imposições do mundo masculino.

A imposição patriarcal do sapatinho chinês
é prova suficiente da escravidão sexual
a que os homens submeteram as
mulheres. Fonte: PipocadeBits
Eu, particularmente, me surpreendi com este filme. Já vi muitos filmes que mostram histórias de superação de mulheres exploradas, porém esta história me fez perceber como as mulheres são fortes e como elas conseguem agüentar tantas provações terríveis, mesmo quando não há esperança alguma. Em um momento do filme, o único filho homem de uma das personagens morre de frio e seu marido, ao invés de consolá-la, lhe espanca, culpando-a por ser uma má mãe. Em outra cena, rebeldes atacam o vilarejo e uma das personagens precisa correr com seus pés deformados, o que lhe causa sérias feridas e seus pés começam a sangrar. Tudo é terrível, mas mesmo assim estas duas personagens se unem para encontrar esperança. Na China moderna, por outro lado, duas amigas enfrentam novos dilemas femininos, um dos quais é representado pela gravidez indesejada e a insegurança frente a um homem irresponsável. Em ambas as histórias mostra-se uma profunda história de amor entre duas mulheres, as quais, somente unidas, conseguem enfrentar a opressão.

Em paralelo, o filme faz uma analogia sobre as novas imposições
atuais do patriarcado a estética feminina. Fonte: Blouinartinfo
Na antiga China existiam os casamentos para a procriação e negócios, os quais eram feitos com os homens, porém as mulheres podiam se casar entre si, para a felicidade. As noivas eram conhecidas como Lao Tong e quando duas mulheres tinham mapas astrais similares, elas eram casadas quando crianças para que pudessem desfrutar do amor verdadeiro em um casamento não sexual, sendo seu único dever proteger-se para toda a eternidade, laço que nem mesmo um casamento com um homem era capaz de acabar.

Na antiga China, duas mulheres eram casadas e ensinadas
a compreender o verdadeiro amor e valor da amizade.
Fonte: NinoeCollins
Em “Flor da neve”, as duas Lao Tongs aprendem um idioma, que é ensinado somente para mulheres, e aprendem os verdadeiros votos do amor verdadeiro. O mais estranho é o fato desta compreensão ter existido nesta época, sem que isso tenha sido capaz de mudar o destino das mulheres. Às vezes, imaginamos que as pessoas são cruéis porque são ignorantes, mas qual não é nossa surpresa quando percebemos que todos sabem o quão cruéis são, continuando a agredir somente porque é mais fácil ou mais prazeroso!
Assistam “Flor da neve e o leque secreto” e descubram todos estes segredos a respeito da verdadeira amizade, da força do feminino, da superação e, principalmente, dos paralelos de uma sociedade extremamente patriarcal do passado com a nossa atual sociedade. Votos de amizade sempre se sobrepõem à crueldade e por mais que a vida seja difícil, amar alguém e ser amado ajuda muito quando somos abatidos pela ignorância alheia. Esta é a lição que tirei do filme.

Paz!

Assista o trailer legendado de Flor da neve e o leque secreto abaixo



Arte: Jonas Guedes

Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", em breve mais notícias

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e outros com legendas exclusivas!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]