[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Emmy Noether – A Revolucionária da Física e da Matemática

Por: Camila do Arco-Íris

Emmy Noether, a matemática mais importante da
história, segundo Einstein. Fonte: Mathematik
Emmy Noether foi considerada por Albert Einstein e David Hilbert como a mulher matemática mais importante na história. Foi ela quem elaborou brilhantemente o teorema de Noether e a teoria dos invariantes, sem a qual Albert Einstein não poderia ter formulado a teoria da relatividade.
Somente pelo fato acima, já se pode ver a real importância das descobertas de Noether, a qual poderia ser considerada, junto com o grande físico, como um dos maiores pensadores do século XX. Apesar de seu brilhantismo, entretanto, Noether não foi bem aceita no meio acadêmico de sua época, tendo que receber apoio de seu amigo David Hilbert para tomar posse como docente na Universidade de Göttingen, na Alemanha. Sendo assim, após obter o seu doutorado e já realizar importantes contribuições para o campo da álgebra, só pôde ingressar como docente após dez anos de carreira, o que era incomum para um doutor tão conceituado como ela.

Porcentagem de mulheres no fúnil de áreas de Ciências, tecnologia e
engenharia. No gráfico, o número de mulheres decresce, conforme aumenta
o poder do posto acadêmico. Infelizmente, ainda hoje, mulheres são
discriminadas neste setor. Fonte: Orogenesis
Após passar pelo exame de habilitação, Noether sofreu oposição por parte dos membros da faculdade que se opunham a aulas ministradas por mulheres. Disse um deles:
“O que nossos militares pensarão quando retornarem à universidade e verificarem que têm que aprender aos pés de uma mulher?”. David Hilbert, muito irritado com o comentário respondeu: “Não vejo em que o sexo de um candidato possa ser um argumento contra sua admissão como Privatdozent. Afinal, o conselho não é nenhuma casa de banhos”.

A generalização é um dos principais argumentos dos machistas para
afirmar a falta de talento das mulheres para as áreas de exatas.
No quadrinho: "Wow, você é péssimo em matemática" / "Wow,
meninas são péssimas em matemática".
Fonte: Connecticutt Women's Education
Após sua admissão, Noether ainda teve que enfrentar o preconceito e imigrar para os Estados Unidos, devido à perseguição aos judeus na Alemanha. Mais tarde, morreria de complicações de cisto no ovário.
É interessante notar que mesmo após suas importantes contribuições no campo da álgebra, Noether era confundida, muitas vezes, com seu pai, o também matemático Marx Noether, além disso, mesmo após a sua morte, diziam que ela era a filha do matemático, a que Edmund Landau respondeu: “Marx Noether foi o pai de Emmy Noether”.


Geralmente, as pessoas ignoram o potencial feminino mesmo quando
as próprias mulheres provam o contrário. Na foto: A mulher fala sobre uma
equação / "Tracey está errada. Use um exemplo para mostrar porque ela
está errada. Resposta: Ela é mulher".
Quantos gênios não estarão dispersos pelo mundo e sendo massacrados pelo preconceito? De fato, eu imagino milhões de mulheres todos os dias sendo massacradas ou excluídas da música, das ciências e outros campos, pelo simples fato de pertencerem ao sexo feminino. Isso não ocorre só com elas, mas com todos que sofrem algum tipo de discriminação, mas é fato que a própria inexistência do feminino de “gênio”, no sentido de mente brilhante, já é um sinal de que as mulheres não conseguem ser consideradas como importantes contribuintes do desenvolvimento da cultura e ciência da humanidade. Mesmo com muito esforço, foi necessária a intervenção de um homem para que Emmy Noether tomasse posse da cadeira de docente e isso já nos anos 40 do século XX.

A pressão social pode fazer com que a própria mulher acredite menos
em seu trabalho, gerando inclusive paranóia a respeito do que
 os outros pensamdela, somente por ser mulher. Fonte: UNCC
Até hoje, a matemática é matéria predominantemente masculina e muitas vezes as mulheres que se interessam pelo campo, são direcionadas para outros campos, por suas famílias e sua comunidade não acreditarem ser possível construir teoremas ou pensar matematicamente, sendo uma mulher.

É importante que nós passemos a refletir o que falamos
para nossas conhecidas, de modo a não desincentivar
seus desejos profissionais apenas por um preconceito.
Fonte: Antisexism
Ainda hoje, as mulheres são consideradas mais emocionais e um campo tão racional não faria parte de sua natureza. Infelizmente, é este tipo de preconceito que quase fez com que Emmy Noether não se tornasse matemática e não contribuísse tanto, a ponto de sua teoria ter dado as bases da física quântica atual. Fico imaginando se não houvesse mulheres que lutam todos os dias em nome do feminismo, sobre o que seria da própria sociedade machista em que vivemos. Talvez uma sociedade tribal, em que a busca pelo conhecimento fosse rechaçada e mantida secreta apenas para uma casta considerada mais racional, mais inteligente e digna. Isto já aconteceu na história humana e hoje parece melhor, mas não podemos esquecer que os resquícios do preconceito ainda ferem nossa sociedade, ao pressionarem, mesmo que psicologicamente ou por palavras inocentes, determinados grupos a não seguirem o que realmente querem, seja por serem mulheres, negros, índios, homossexuais e assim por diante.
O exemplo de Emmy Noether nos faz questionar nossos preconceitos mais íntimos e tomando conhecimento disso é preciso se exercitar para que nunca cometamos o erro de falarmos uma frase inocente para nossas filhas e amigas ou conhecidas sobre a impossibilidade de fazerem algo por serem mulheres; vamos dispersar isso para outros setores que consideramos com preconceito, afinal enquanto agirmos com discriminação, estaremos contribuindo para uma civilização mais arcaica e mais ignorante.

Paz!


Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!
Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", clique aqui para saber mais!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]