[PERMACULTURA][bleft]

Permacultura urbana | Como compostar seu lixo orgânico em casa


Hoje vou te ensinar a como fazer compostagem doméstica! Você vai aprender quais são as partes de uma composteira doméstica ideal de apartamento, tendo como base e modelo a composteira Humi, da Morada da Floresta. A Humi é uma composteira que possui uma base coletora de chorume com torneira para recolher o fertilizante liquído, uma caixa inferior e uma caixa superior com tampa. Estas partes são essenciais em uma composteira doméstica feita com baldes.

Neste vídeo, eu vou te ensinar a fazer compostagem doméstica com seu lixo orgânico e transformá-lo em riqueza! Veja o vídeo abaixo!

Nota: o vídeo abaixo teve o apoio da Morada da floresta, a fabricante da composteira doméstica Humi


Além disso, vou te ensinar a compostar o seu lixo orgânico e todos os restos de legumes, frutas e vegetais produzidos por você. Este lixo orgânico pode ser transformado em adubo e o líquido resultante é transformado em chorume, um poderoso fertilizante natural, e você poderá usar os dois - adubo e chorume, para produzir riquezas, ou produzindo mais alimentos em uma horta urbana vertical na sua casa, ou adubando plantas e árvores de sua região, ou doando ou vendendo estes adubos para hortas comunitárias próximas de sua região!
Ou seja, ao invés de jogar fora o lixo orgânico, que é um valioso recurso, você estará transformando seu lixo em dinheiro, economizando em alimentos, ajudando a aumentar a qualidade de vida da sua cidade, ao adubar as árvores dos arredores e ainda diminuindo a poluição ambiental!


De fato, grande parte do lixo urbano é composta por detritos orgânicos e estes vão parar em rios e córregos, causando uma super fertilização das águas, um processo conhecido como eutrofização. Depois que isso acontece, a vida aquática morre, dando lugar a um rio, córrego ou manancial estéril. Nós não precisamos fazer mais isso! Basta reduzir o seu lixo orgânico a quase zero e transformá-lo em riqueza com uma composteira doméstica!

Compostagem sem minhocas

Minhocas não são necessárias para se fazer compostagem em casa! Quem faz a compostagem da matéria orgânica são as bactérias e fungos presentes naturalmente no ambiente. As minhocas aceleram o processo de compostagem, ao comer e pré-digerir o material orgânico. Porém, sem as minhocas também é póssível! Esta compostagem é chamada de microbiana e apenas demora mais para se fazer! Ela leva de quatro a cinco meses para ficar pronta, em comparação com os dois meses da compostagem com minhocas. Outro detalhe importante, é que é preciso revolver o material uma vez por semana para aerar a mistura de lixo orgânico com matéria seca, pois as minhocas geralmente fazem este trabalho de aeração.

Ou seja, não há desculpas para não fazer compostagem! Compre a sua composteira ou faça na sua casa!

Compostagem e veganismo

Muitos veganos fazem compostagem com minhocas. Em fóruns de discussão, é possível visualizar que o tema é polêmico dentro da comunidade. Alguns acreditam que as minhocas estão sendo escravizadas pelos humanos para revolver o material e comer e digerir a matéria orgânica, outros já acham que as minhocas são como animais de estimação, como cães e gatos e que, se bem cuidadas e alimentadas (com matéria orgânica) não há problema nenhum em deixá-las na composteira. Alguns são apenas contra o comércio de minhocas e aceitam minhocas provindas de doação. Outros só são favoráveis ao uso de minhocas, quando elas aparecem espontâneamente, por exemplo, em uma composteira de jardim (não é o caso de uma composteira de apartamento). De qualquer maneira, é importante salientar que a compostagem microbiana existe e que todos, contra ou a favor ao uso de minhocas, podem fazer compostagem em casa, reduzindo sua produção de lixo!

Pensando ao contrário por Camila G. Victorino


Clique na imagem abaixo para acessar a loja!


 Loja Pensando ao contrário


Acesse o canal do Pensando ao contrário e descubra um mundo novo de produtos e tutoriais naturais e ecológicos!

 Pensando ao contrário










Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]