[ECOTUTORIAIS][bleft]

Guia completo para lavar o cabelo sem xampu (no poo)! Veja as quantidades e como fazer!


Aqui no site “Pensando ao contrário” já falei duas vezes sobre como é possível parar de usar xampu e passar a lavar os cabelos com substâncias mais simples do que a dos cosméticos tradicionais. Na realidade, foi apenas no meio do século XX que empresas passaram a produzir xampus como conhecemos hoje. Aliás, foi a grande publicidade destas empresas, aliados a depoimentos de médicos em suas propagandas, que fizeram com que a população começasse a comprar algo, antes desnecessário, fazendo com as gerações futuras comprassem a ideia de que xampu e condicionador são essenciais para a vida!

xampus são mesmo necessários?

Tentando voltar ao passado, muitas pessoas iniciaram o movimento “no poo” nos EUA. O objetivo era anti-consumista e ecológico e também havia uma forte influência do ecofeminismo, tentando juntar libertação feminina com ecologia.
Hoje, o “no poo” está cada vez mais conhecido, mas, infelizmente, isso faz com que seu sentido tenha se desvirtuado e que informações erradas comecem a aparecer na internet. Uma dessas informações concerne as quantidades necessárias das substâncias usadas no “no poo” para lavar o cabelo.

Exceço de bicarbonato deix ao cabelo super seco! Aprenda as quantidades corretas!

Eu já vi pessoas usando 3 ou 5 ou mais colheres de sopa de bicarbonato no cabelo, o que é absurdo! Devido ao fato de eu fazer “no poo” há três anos e ter estudado bastante sobre o assunto, eu resolvi fazer um guia no formato de vídeo para explicar exatamente como se lava o cabelo com bicarbonato e vinagre e quais as quantidades de referência que se deve usar para começar. Eu também vou tratar de mais assuntos sobre “no poo” nos próximos vídeos, explicando o que é transição e como fazê-la, o que é “low poo” e como fazê-lo, xampus caseiros, outros métodos de lavagem “no poo” sem o uso do bicarbonato e o que seria de fato “no poo”, já que muitas empresas estão começando a pegar o termo para lucrar em cima das pessoas.
Se você quiser receber mais dicas como essa, não deixe de se inscrever no canal do Youtube do Pensando ao contrário! Além do guia completo para “no poo” que estou fazendo, há vários tutoriais por lá e muita inspiração ecológica e artística! Junte-se a nós!

Veja o vídeo-guia inicial abaixo!

Atenção: devido às festas de final de ano, os próximos vídeos do guia “no poo” serão lançados no dia 27 de dezembro (terça-feira) e no dia 03 de janeiro  (terça-feira) e não aos domingos, como de costume.

Paz!


Ei, precisamos de sua curtida! Curta nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal Youtube

 Pensando ao contrário















Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Bom dia, Camila. Será que consigo fazer uma quantidade maior de soluções de bicarbonato, vinagre e chá para deixar no box e ir usando? Neste caso, quanto tempo dura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise! Você pode fazer isso, mas quando for usar o bicarbonato, é bom sempre chacoalhar porque ele tende a decantar no fundo do pote. Eu sempre faço antes de tomar banho, então não sei exatamente quanto tempo vai durar, mas eu pesquisei um pouco e parece que a solução de bicarbonato poderia durar até um ano ou mais, pois ele tem propriedades antimicrobianas. O vinagre, eu aguardaria somente três meses porque a solução é muito pouco concentrada e é possível que algum tipo de alga comece a colonizar a solução. Talvez isso não ocorra porque o vinagre também é usado para preservar, mas, neste caso, tem bem mais água que vinagre aí. O ideal é ir observando e notando como está a solução. Paz!

      Excluir
  2. Olá! Eu e meu marido paramos de usar shampoo e condicionador há quase dois meses e a diferença é enorme! Antes, eu não podia ficar mais de um dia sem lavar o cabelo, pois ele ficava com um aspecto de muito sujo. Agora tenho lavado duas vezes por semana. Meu cabelo está muito mais bonito, começou a cair menos e ficou mais liso (mas sem murchar).
    Fui adaptando as quantidades de bicabornato e vinagre até achar a melhor para mim, acho que varia muito e que não existe uma fórmula única. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Também abandonamos o desodorante tradicional! Tenho usado leite de magnésia e meu marido optou pelo bicabornato.

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]