[ECOTUTORIAIS][bleft]

Mulheres de todo o mundo se reunem por justiça ambiental - Veja o que aconteceu

Na foto "Nós podemos curar o planeta, salvando sementes, cultivando nossos próprios alimentos e planetando mais árvores. #maisjardinsescola, #respeiteanatureza". Fonte

Qual a relação entre violência de gênero e degradação ambiental? Para muitas mulheres a conexão entre controle da natureza e perpetuação das estruturas de poder do patriarcado são tão claras que elas decidiram criar um movimento de mulheres para mulheres, tentando elas mesmas lutar para proteger o planeta Terra. A "Women's Earth and Climate Change International Network " conta com colaboradoras de peso, como Vandana Shiva e Jane Goodal e todos os anos, mulheres do mundo inteiro colocam suas vozes em movimento para chamar mudar o mundo.

Manifestação na Nigéria. Fonte

Assim, do dia 28 de outubro a 6 de novembro aconteceu o ato mundial de mulheres por justiça ambiental. Esta mobilização, que ocorre todos os anos, mas ainda pouco conhecida do Brasil, uniu meninas e mulheres, preocupadas com o andamento de nossa sociedade, querendo dar voz à natureza e sublinhando os problemas relacionados à degradação ambiental, como um todo.

Austrália. Fonte

Cada grupo de mulheres é independente entre si e todos os grupos são apartidários e sem liderança.  Homens também são bem-vindos e participaram de várias manifestações. Cada grupo, portanto, deu voz às questões mais próximas de seus arredores. Por exemplo, grupos de mulheres indígenas do Peru destacaram os problemas envolvendo as corporações petrolíferas e a destruição da Amazônia, outras, nos EUA, por exemplo, já levantaram pontos relacionados a “Standing rock”, a região sagrada indígena, que foi ocupada para evitar a sua destruição por empresas ligadas ao petróleo e gás.

Em Fiji, mulheres lutam por diversas causas, inclusive pelo direito às sementes. Fonte

No site é possível ver mulheres que sublinharam diversas causas. Participaram do evento mulheres da Indonésia, América Latina, Europa, Oriente Médio e todas realizaram seus próprios protestos em sua região.

Veja fotos do movimento abaixo e inspire-se! Ainda não houve protestos no Brasil. Que tal, você e suas amigas organizarem um para o próximo ano? Nosso Cerrado, Mata Atlântica e outros biomas agradecerão de coração!

Niger


Califórnia, EUA


Bangladesh


Marrocos


Uruguai



Havaí


Itália



Saiba mais sobre o Women's Earth and Climate Change International Network aqui

Ei, precisamos de sua curtida! Curta nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal Youtube! Você estará ajudando o projeto a crescer!

 Pensando ao contrário
















Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]