[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Já tomou seu banho de floresta hoje? Conheça a ideia que está intrigando cientistas


Quem já não ouviu falar de banho de Lua ou banho de chuva? Mas, e banho de floresta? Desenvolvida no Japão na década de 80 e conhecida como Shinrin-yoku (adentrar-se na atmosfera da floresta), a técnica é a mais nova aliada ocidental da ioga e da meditação na luta contra a depressão e o estresse da sociedade ocidental atual.


Para tomar um banho de floresta, não basta apenas entrar na floresta e sair andando. Banho de floresta não é a mesma coisa que trilha na floresta, a qual tem um objetivo final, e também não é a mesma coisa que explorar a floresta com um fim, como os biólogos costumam fazer.
No banho de floresta, adentra-se nela generosamente e foca-se a atenção em cada detalhe deste ambiente como seus sons, seus cheiros, suas formas coloridas. É como uma espécie de meditação, um estar em transe, que acontece com a ajuda dos elementos da floresta.


Atualmente, esta técnica é reconhecida pelo ministério da saúde japonês e com razão, já que numerosos estudos científicos demonstraram que o banho de floresta é efetivo para diminuir estados depressivos e de estresse crônico ou ansiedade. De acordo com um estudo de 2010 (Park et al.), voluntários que tomaram banho de floresta mostraram um índice menor de cortisol (o hormônio do estresse) e uma pressão arterial mais baixa, entre outros fatores relacionados ao estresse. Estes voluntários foram comparados com outro grupo que tomou um “banho de cidade”, os quais mostraram altos níveis de indicadores de estresse.


Claro que as florestas têm sua importância por si sós, mas é bastante interessante notar o comportamento suicida da sociedade humana, que destroi ambientes como este um atrás dos outros. Estes estudos deixam claro que florestas e ambientes naturais são nosso ambiente natural e nos ajudam a manter a saúde e, portanto, este é mais um motivo para preservar a floresta e outros biomas nem tão florestais assim, como o Cerrado, os Pampas e a Caatinga, mas que nos fazem sentie em casa com nossas almas.
Vamos torcer para que mais pessoas passem a tomar mais banhos de floresta e que a conscientização ambiental aumente ainda mais!



Veja o vídeo abaixo para entender melhor como se realiza o banho de floresta! Experimente você também!




Ei, precisamos de sua curtida! Curta nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal Youtube! Você estará ajudando o projeto a crescer!

 Pensando ao contrário









Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]