[RECEITAS VEGANAS][bleft]

10 Filmes para Educação Ambiental

Por:Camila Gomes Victorino


Educação ambiental: para que todos os seres
tenham direito à vida. Fonte: Zoi
Existem muitos documentários que ajudam a conscientizar crianças e principalmente adolescentes sobre o meio-ambiente, sua destruição e mais importante, sua preservação, entretanto, às vezes é mais fácil entender a mensagem por meio de uma história com personagens, ou seja, por meio de filmes. Foi pensando nisso que o site Pensando ao contrário selecionou cinco filmes para adolescentes que têm como temática principal o meio-ambiente. Além disso, vocês irão encontrar mais cinco dicas de desenhos com temática ambiental para crianças.

1 – Amazônia em Chamas (The burning season)

Para mim, este filme é umas das maiores obras-primas do cinema, envolvendo a temática ambiental, o qual ainda estrela o grande ator Raul Julia, interpretando o eco-ativista brasileiro Chico Mendes. O filme narra a história deste grande ativista, que marcou a história do país, passando por sua infância e as principais experiências de vida que o fizeram considerar lutar contra o desmatamento da floresta Amazônica. Além disso, ele também mostra a importância do extrativismo florestal, realizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, como solução para a manutenção da preservação. Grande filme pelo seu conteúdo eco-político, mas também histórico.

2 – Nas Montanhas dos Gorilas (Gorrilas in the mist)

Outra obra-prima histórica que desta vez narra a história de vida da eco-ativista Dian Fossey, que, infelizmente, assim como Chico Mendes, teve sua vida interrompida por grupos anti-preservação e caçadores. Dian Fossey foi no passado uma das primeiras ocidentais a apontar para o mundo sobre o problema da caça e extinção de grandes símios como gorilas e assim, o filme já apresenta sua importância pelo contexto histórico.
Além disso, o filme é belíssimo pela sua fotografia, mas também é importante por seu conteúdo político, ajudando a refletir sobre o problema da caça e também da condição de objeto e maus-tratos que vivem os gorilas. Em especial, este filme pode ser um belo pretexto para adentrar em questões mais globais sobre direitos dos animais e sua exploração.

3 – Erin Brokovich

O filme biográfico Erin Brokovich conta a história real da mãe solteira e desempregada Erin, a qual é interpretada por Julia Roberts. No filme, Erin arranja por acaso um emprego em uma agência pequena de advogados e descobre que a multinacional Pacific Gás & Eletric está poluindo as águas de certa região com cromo hexavalente, levando muitos dos moradores a morrerem ou serem diagnosticados com câncer. Erin, apesar das ameaças, ganha a confiança dos moradores e abre umas das primeiras e históricas ações coletivas contra danos ambientais causados por uma multinacional, ganhando a ação. O filme é bastante importante para mostrar a importância da potabilidade dos recursos hídricos, como grandes corporações destroem estes recursos às custas da população e, de maneira geral, como se movimentar contra este tipo de ação.

4 – A Corrida Silenciosa (Silent running)

Este é um dos filmes mais importantes da história do cinema, pois foi um dos primeiros a tratar da importância da preservação do ambiente. No futuro, cientistas mantém florestas no espaço como fósseis em museu, pois a humanidade do passado destruiu todos os ecossistemas do planeta. Um jardineiro se vê em um dilema, quando percebe que a equipe recebeu ordens para destruir as últimas florestas do espaço por falta de interesse dos grandes políticos da Terra. Em crise, ele deve decidir se mantém as florestas, assassinando a equipe contrária à preservação, ou se abandona seus ideais e seu amor pela natureza. De fato, este filme pode iniciar um interessante debate sobre situações extremas, que são consideradas por desprezo pela mídia, mas que às vezes são necessárias em um futuro de desespero. Veja mais sobre o filme em:

5 – Fast Food Nation

Abordando uma temática mais diversa, Fast food nation aborda agora uma questão mais urbana, que envolve o impacto do consumismo e de alimentos fast food na saúde, mas também no meio-ambiente. De modo geral, o filme conta a história de Don Henderson, um funcionário de uma empresa de fast food que se vê em um dilema, ligando sua empresa e a contaminação dos hambúrgueres produzidos por ela. Neste filme pode-se discutir questões relacionadas à dieta dos alunos e até introduzir conceitos de veganismo e sua importância como ativismo ambiental.







Filmes para crianças

1 - Wall-E

Em um mundo futuro, toda a população do mundo se encontra obesa e utiliza cadeiras automáticas para realizar suas ações. O meio-ambiente da Terra se encontra destruído e acredita-se que não haja mais a possibilidade de existência de vida aí. Neste contexto, um robô antiquado volta à vida e se apaixona por um robô de última geração. Suas aventuras levarão a diversa confusões na nave espacial onde vivem os humanos, os quais passarão a refletir sua situação, tentando mudar seu modo de vida. O desenho é extremamente didático e narra e uma maneira bem humorada os problemas da falta de atividade física, do excesso de alienação e televisão e da importância da preservação e respeito por todas as formas de vida do planeta.

2 – Happy Feet

Happy feet conta a história de um pingüim sonhador que não sabe contar, mas dançar e que é desprezado por sua comunidade. Por suas idéias puco convencionais, o pingüim sai de sua zona de conforto e descobre sobre os perigos que o aquecimento global está trazendo aos pólos. Além disso, ele se vê preso em um zoológico em parte do filme, o qual mostra bem como um animal preso se sente nesta situação. O desenho é super importante para discutir questões de direitos dos animais e de seu emprisionamento em zoológicos. Um exercício de se colocar no lugar do outro pode ser elaborado e também é possível realizar atividades sobre aquecimento global e ações cabíveis para diminuir seu impacto no planeta.

3 – Free Willy

Free Willy é um filme infantil de 1992, que não poderia ser mais atual. Ele conta a história de Jesse, um menino que tenta libertar a baleia orca Willy, de um grande aquário (um típico SeaWorld). O filme mais uma vez toca na questão do problema relacionado a aquarios e zoológicos e a transformação de animais em objetos de lucro. Por fim, é possível discutir o problema muito atual da caça a baleias e golfinhos, e especial o boto cor de rosa amazônica, que corre o risco de desaparecer do planeta, por conta de sua caça ilegal e transformação de isca para pesca.

4 – Os sem Floresta (Over the hedge)

O desenho conta a história de animais que acabam de sair do período de hibernação, e percebem que sua floresta foi destruída. No meio tempo, eles precisam descobrir como sobreviver e decidem invadir o mundo humano. O desenho é uma ótima desculpa para discutir o significado de pragas urbanas, como ratos e como o desmatamento leva ao aumento de populações de animais e sua invasão urbana, em especial ratos e pernilongos. Bom tema para discutir a dengue e a importância da preservação ambiental para deter sua super população.

5 - As Aventuras de Zak e Crysta na Floresta Tropical (Ferngully: The last rainforest)


Este desenho animado de 1992 conta a história de Zak, um humano que é encolhido pela fada Crysta em uma floresta tropical. Neste meio tempo, o desenho narra a importância das diversas formas de vida da floresta e da beleza e biodiveridade do ecossistema tropical. Todavia, o desmatamento da floresta começa a ameaçar a vida no local e Zak e Crysta, junto com seus amigos animais, devem impedir a destruição da floresta para manter o equilíbrio ecológico. Ótimo filme para introduzir as crianças ao conceito de ecologia e preservação do meio-ambiente.

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 
















Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]