[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Poder lunar: cientistas confirmam que fases da Lua influenciam sono

Agora a ciência já demonstrou que a Lua pode influenciar sim nosso comportamento. Fonte

A associação entre as fases da Lua e sua influência no comportamento das pessoas, dos animais e mesmo das plantas é geralmente vista com ceticismo por aqueles que se consideram amantes da ciência e é também classificado como papo de hippie, de místicos e malucos. Apesar disso, muitos ainda acreditam no poder que a Lua tem em nosso comportamento e principalmente na relação dela com a mulher e as fases do ciclo menstrual, já que mulheres com ciclos regulares podem, muitas vezes, acompanhar seu ciclo menstrual a partir das fases da Lua.
Agora, cientistas da University of Basel, na Suíça, demonstraram pela primeira vez que as fases da Lua influenciam de maneira dramática o nosso padrão de sono. Segundo os cientistas, muitos estudos já foram realizados, mas como eram inconclusivos, a relação entre fases da Lua e comportamento humano era sempre vista com ceticismo e deboche.

A Lua estaria influenciando nosso sono, mas não pelas variações de luminosidade. Fonte

Na pesquisa, 33 pessoas saudáveis se voluntariaram para um estudo de sono não correlacionado com a associação entre sono e Lua. As ondas cerebrais dos voluntários foram medidas por meio de eletroencéfalograma por 3 anos consecutivos e após o fim do estudo, os dados do encéfalograma foram correlacionados com as fases da Lua durante este período.
Notou-se, por exemplo, que dias antes da Lua cheia e durante esta fase lunar, as pessoas demoravam alguns minutos a mais para cair no sono e dormiam em média 20 minutos a menos do que em outras fases da Lua. Nota-se ainda que os voluntários apresentaram uma menor quantidade de ondas relacionadas a sono pesado. Por fim, um questionário confirmou que os voluntários sentiam-se mais fatigados e classificavam seu sono como mais pobre.

Muitos animais são influenciados pelas fases da Lua, mas até então, não havia provas desta relação para com humanos. Fonte
O mais interessante deste estudo é que a explicação para este fenômeno ainda é desconhecida, já que os voluntários não eram expostos à Lua durante o experimento, dormindo em uma sala experimental totalmente escura, isolada e sem janelas. Assim, apesar de uma possível explicação para o fenômeno ser a maior radiação de luz causada pela Lua cheia, esta hipótese foi descartada, devido às condições controladas do quarto experimental.

As fases da Lua influenciam o sono humano, mas ainda não se sabe o porquê Fonte

Assim, até agora a explicação mais plausível encontra-se em admitir que o ser humano apresente algum relógio interno relacionado às fases da Lua, chamado de relógio ciclo-lunar. Este relógio regularia vários comportamentos humanos, usando a Lua e suas fases como marcadores De fato, alguns estudos demonstram que muitas espécies animais possuem este tipo de relógio interno, mas até agora, nunca foi demonstrado que o ser humano apresentasse algo parecido.
E você? Sente que as fases da Lua influenciam seu humor, seu sono ou sua reconexão consigo mesma/mesmo?


Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter.

Paz!

Autora: Camila Gomes Victorino 





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]