[ECOTUTORIAIS][bleft]

Conheça 5 formas surpreendentes de usar semente de abacate

O abacate é um fruto fenomenal! Ele é saudável e todas as suas partes são aproveitáveis. Fonte

Quem não fica com dó daquela imensa semente de abacate indo para o lixo? Sim, será que não haveria uma maneira de reutilizar aquela semente, principalmente quando você já tem dez mudas de abacate acostadas na sua janela?
Bem, de fato, a semente de abacate é um verdadeiro tesouro e há várias e várias soluções de reutilização para elas. Veja algumas abaixo:

1) Use como corante natural de roupa
À esquerda, linha tingida com corante de semente de abacate e casca. O corante natural pode gerar tons de rosa a alaranjado. Fonte

Você sabia que sementes e casca de abacate tingem tecidos em tom de rosa? Para fazer isto, lave as cascas e sementes cuidadosamente e pique-as. Coloque-as no congelador em um pote, até que você tenha uma quantidade suficiente para tingir um tecido de sua preferência. Use uma garrafa de bocal largo ou jarra de no mínimo 2 litros e preeencha-a com 1/3 de cascas e sementes picadas congeladas. Do restante que sobrou da jarra vazia, adicione 2 partes de água e 1 parte de amônia. Feche a garrafa e reserve. Deixe fermentar por sete dias e agite a garrafa uma vez por dia ou mais. Depois de fermentar, filtre a solução com uma fronha velha ou voal (mas não esqueça de separar este voal apenas para corantes – não use para alimentação). Depois de filtrado, adicione a solução em um balde velho e o tecido. Deixe no local por mais uma semana para tingir o tecido naturalmente – aguarde nosso post sobre como tingir tecidos naturalmente).

2) Faça um lustra-móveis vegano e natural
Ao invés de jogar fora, a semente pode ser usada para produzir lustra-móveis natural e livre de crueldade. Fonte

Lave, seque e raspe a semente inteira. Misture as raspas com 3/4 de óleo de oliva, 1/4 de suco de limão. Misture bem. Coe. Use para lustrar móveis.

3) Faça um Esfoliante vegano e natural
Além de poder usar o abacate como máscara capilar e máscara facial, a semente pode ser usada para fazer um esfoliante natural. Fonte

Retire a semente do abacate, lave-a em água fresca. Deixe a semente secar por 3 a cinco dias. Corte a semente em pedaços pequenos e coloque-as em um liquidificador. Bata até que fiquem em pedaços pequenos. Misture o pó com banana amassada e use como esfoliante. Você também pode usar óleo de coco, misturar e reservar para uso semanal

4) Use como alimento
não jogue fora as sementes do abacate! Elas podem ser usadas como alimento. Fonte
Você sabia que a semente de abacate é comestível e pode ser usada em receitas mexicanas, vitaminas e tratamentos naturais? Para comê-la, você deve lavá-la, secá-la, amassá-la e depois ralá-la com um ralador ou processador. Adicione de uma a duas colheres de chá do alimento ao molho de enchilhada mexicano ou a semente inteira em uma vitamina de abacate convencional ou manga, abacaxi e gengibre etc.

Mas por que comê-la? A semente de abacate é rica em antioxidantes, fibras solúveis, ajuda no controle da diabetes por ajudar na saciedade, ajuda a sanar úlceras gástricas e tem importantes benefícios em pessoas com intestino constipado ou diarreias.

5) Use como miçanga
Você pode usar as sementes de abacate para criar belos pingentes, miçangas para maxi colares ou mesmo para pulseiras. Fonte

Quando secas, as sementes de abacate podem se tornar belas miçangas para maxi-colares. 

Como fazer a miçanga
Retire a semente do abacate, lave-a, seque-a com pano, fure-a com agulha de tapeceiro e insira o cordão do colar. Deixe secar em local seco e fresco por uma semana. A semente vai encolher e endurecer, por isto, é melhor passar o cordão antes. Para protegê-la de apodrecer, você pode passar verniz de artesanato na semente após a secagem.

Outra ideia: antes de deixar a semente secar, use uma faca para fazer desenhos na semente. Quando terminar, deixe-a secar por uma semana. Desta maneira, a semente ficará decorada.

Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via Facebook, Google+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter.

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]