[RECEITAS VEGANAS][bleft]

O Jovem Brasileiro que Largou Tudo Para Construir Escolas na África

Bruno durante sua visita à África. Fonte

O mundo está mudando. Eu pelo menos sinto que algumas pessoas (e quando digo muitas, digo milhões) estão começando a se perguntar o sentido da vida. A gente pára, respira um pouco de silêncio, a mente silencia e a gente começa a olhar para dentro de si e olhar para nossa vida, o que fizemos até aqui e se faz sentido a direção que o mundo está indo e que a nossa vida está indo.
Bruno Feder também parou para pensar. Natural de São Paulo, Bruno foi fazer um curso de fotografia em Nova Iorque, em 2013. Lá, ele conheceu a fotógrafa Louise Coutinho, que estava embarcando para Uganda e indo em direção a Weteete, uma vila rural do país. Louise fazia parte de um projeto que pretendia ensinar a população carente a contar histórias e sobre histórias através de fotografias. A vila, sem saneamentom básico e direitos básicos de saúde e educação, mudou o modo de pensar de Bruno, pois Louise lhe ofereceu a vaga de assistente e ele embarcou com ela para conhecer a comunidade local.
Expedição ao Uganda. Fonte

Quando voltou para o Brasil, alguma coisa mudou em Bruno e ele resolveu que continuaria fazendo alguma coisa pela comunidade, mesmo que não pudesse estar presente. Assim, ele começou a vender as fotos tiradas na comunidade e reverter toda a renda para ajudar os moradores da vila.
Após 27 fotos vendidas, Bruno conseguiu voltar para Wanteete, comprou madeira para construir mesas e cadeiras para aulas e tecido para uniforme escolar. Depois, ele conseguiu dinheiro para comprar material escolar e muitos livros para a comunidade.

Bruno usou o dinheiro das fotos para ajudar a comunidade de Wanteete a construir a escola que aparece na foto. Fonte

Ao voltar ao Brasil, mais fotos foram agrupadas e uma exposição foi realizada. Entitulada de Cross Geographic, Bruno conseguiu vender mais de 100 fotos e seguiu novamente para Wanteete.
Atualmente, o projeto não só investiu em educação, mas também em saúde. Foram mais de 4000 preservativos distribuídos, 200 crianças vermifugadas, 500 escovas de dente e a criação de um centro de cuidados médicos, responsável, inclusive, por uma cirurgia em uma senhora idosa. Além disso, a escola cresceu e já conta com mais de 200 estudantes.

Projetos futuros


Estudanres do Sudão do Sul. Fonte

Depois de ajudar a comunidade de Uganda, Feder foi passar um tempo no Sudão do Sul, ajudando refugiados de guerra. Seus planos agora incluem vender fotos do país e do povo sudanês, de modo a conseguir voltar e realizar algumas melhorias nos campos de refugiados. Segundo ele, tudo é extremamente pontual, mas ainda assim, ajuda nas necessidades cotidianas.

Conheça o site do CrossGeographic

Inspirados?


Escola em Wanteete, que o projeto de Bruno ajudou a financiar. Fonte

Histórias como a Bruno nos inspiram a também ajudar a mudar o mundo como pudemos. Não precisamos ir para outro país para mudar o mundo a nossa volta. Para tal, comecemos pelo mais próximo: nós mesmos! Isso mesmo: você pode mudar o mundo, olhando para si e atuando sobre seus hábitos e pensamentos. Procure pensar quais hábitos nocivos você tem, o que você poderia fazer para ser mais gentil, como seus hábitos alimentares e de consumo poderiam ser mudados para trazer menos sofrimento para o planeta, as pessoas e os animais.

Ao mesmo tempo? Veja o que a sua comunidade precisa? Conhece os vizinhos? Veja se há canteiros precisando de cuidados, se há espaço para plantar árvores ou para criar uma pequena horta comunitária?

Sua vizinhança não é segura? Procure grupos que atuam em vizinhanças próximas e voluntarie-se. Entre em grupos do Facebook para conhecer pessoas que também querem atuar. Combine eventos! Vá em frente! Todos juntos somos fortes!

Ainda precisa de mais inspiração? Veja abaixo o vídeo de Bruno sobre a escola primária de Wanteete que ele ajudou a criar.

Nós podemos ser a mudança que queremos ver  no mundo (Gandhi).


Wanteete from Cross Geographic on Vimeo.

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 




Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]