[RECEITAS VEGANAS][bleft]

O homem que rebrotou um mangue sozinho no Brasil

Luíz Gonzaga durante seu trabalho de reconstrução do mangue. Fonte

Mangues são ecossistemas extremamente importantes para a sobrevivência da vida marinha. De fato, eles funcionam como berçarios, onde filhotes de peixes e outros animais, como crustáceos, mamíferos e aves,  podem encontrar abrigo contra predadores e ter a chance de crescer. Além disso, as raízes pneumatóforas e de grande porte das árvores dos manguezais retém a matéria orgânica na água lamacenta, o que permite que o carbono da terra, torne-se disponível para o oceano, criando um ciclo de equilíbrio entre terra e oceano.

Mangues têm uma importância primordial para a vida dos oceanos. Fonte

Apesar desta importância para a sobreviência da vida marinha e do cilo de carbono, os manguezais estão sendo destrupidos desenfreadamente por hotéis, pelo turismo e pela especulação imobiliária, que se apropria dos locais, destruindo a vida e substituindo por concreto.
Foi assim que o mangue da Lagoa de Itaipu, em Niterói foi destruído, desestabilizando o ciclo da vid ano local. O local estava se tornando depósito de entulho quando o biólogo Luíz Gonzaga resolveu pôr a mão na massa e plantar mais de 3 mil mudas em 20 mil metros quadrados do entorno da lagoa, o que fez com que o manguezal se recuperasse, trazendo de volta, avez, crustáceos e peixes para a região.

O mangue da lagoa está praticamente recuperado pelas mãos de uma única pessoa. Fonte

O primeiro local a ser reflorestado foi a beira do canal Camboatá em 2012, o qual agora apresenta vegetação praticamente impenetrável. Para isso, Luíz desenvolve um projeto em parceria com o Parque Estadual da Serra do Tiririca, que disponibiliza material, transporte e pessoal, mas praticamente toda a iniciativa e trabalho vem do próprio biólogo, que cuida de cada muda, protegendo-a quando ainda jovem, e analisando a recuperação do local praticamente todos os dias.

Esta é uma maravilhosa iniciativa que mostra o poder que o ser humano tem em suas mãos para fazer o bem. Nós só vemos más notícias e más pessoas na mídia, mas a verdade é que existem muitas pessoas dispostas melhorando e construindo uma sociedade melhor e ajudando como podem. Imagine o que cada um de nós pode fazer quando passamos a acreditar em nosso potencial?


Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 







Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]