[ECOTUTORIAIS][bleft]

O homem que rebrotou um mangue sozinho no Brasil

Luíz Gonzaga durante seu trabalho de reconstrução do mangue. Fonte

Mangues são ecossistemas extremamente importantes para a sobrevivência da vida marinha. De fato, eles funcionam como berçarios, onde filhotes de peixes e outros animais, como crustáceos, mamíferos e aves,  podem encontrar abrigo contra predadores e ter a chance de crescer. Além disso, as raízes pneumatóforas e de grande porte das árvores dos manguezais retém a matéria orgânica na água lamacenta, o que permite que o carbono da terra, torne-se disponível para o oceano, criando um ciclo de equilíbrio entre terra e oceano.

Mangues têm uma importância primordial para a vida dos oceanos. Fonte

Apesar desta importância para a sobreviência da vida marinha e do cilo de carbono, os manguezais estão sendo destrupidos desenfreadamente por hotéis, pelo turismo e pela especulação imobiliária, que se apropria dos locais, destruindo a vida e substituindo por concreto.
Foi assim que o mangue da Lagoa de Itaipu, em Niterói foi destruído, desestabilizando o ciclo da vid ano local. O local estava se tornando depósito de entulho quando o biólogo Luíz Gonzaga resolveu pôr a mão na massa e plantar mais de 3 mil mudas em 20 mil metros quadrados do entorno da lagoa, o que fez com que o manguezal se recuperasse, trazendo de volta, avez, crustáceos e peixes para a região.

O mangue da lagoa está praticamente recuperado pelas mãos de uma única pessoa. Fonte

O primeiro local a ser reflorestado foi a beira do canal Camboatá em 2012, o qual agora apresenta vegetação praticamente impenetrável. Para isso, Luíz desenvolve um projeto em parceria com o Parque Estadual da Serra do Tiririca, que disponibiliza material, transporte e pessoal, mas praticamente toda a iniciativa e trabalho vem do próprio biólogo, que cuida de cada muda, protegendo-a quando ainda jovem, e analisando a recuperação do local praticamente todos os dias.

Esta é uma maravilhosa iniciativa que mostra o poder que o ser humano tem em suas mãos para fazer o bem. Nós só vemos más notícias e más pessoas na mídia, mas a verdade é que existem muitas pessoas dispostas melhorando e construindo uma sociedade melhor e ajudando como podem. Imagine o que cada um de nós pode fazer quando passamos a acreditar em nosso potencial?


Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 







Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Olá Camila. Seu blog é muito bacana. Acompanho matéria por matéria. Obrigado por compartilhar do seu tempo e esforço para proliferar coisas boas no mundo.
    NAMASTÊ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Fico feliz que tenha gostado! Paz!

      Excluir
  2. Poxa, fiquei muito feliz de acessar informação, Camila! Parabéns pelo site! Sou de Recife, estudante de Geografia, amante do meio ambiente, sobretudo do ecossistema manguezal. Fiquei muito feliz com essa notícia. Morei no Rio durante 11 anos e conheço um pouco dessa área. Fiquei feliz pela iniciativa do biólogo! Continuo com esse trabalho maravilhoso de divulgação de ações positivas!

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]