[ECOTUTORIAIS][bleft]

Uma Ecovila Vegana e Auto-Suficiente. Conheça Benjamin Lesage

Fonte

Contribuir para a evolução! Este é o lema de Benjamin Lesage, 30 e poucos anos, que deixou seu conforto citadino há alguns anos, para se dedicar a uma vida completamente sem dinheiro. Segundo ele, tudo começou quando ele pegou sua mochila, um saco de dormir e saiu pelo mundo, com um único objetivo: confiar na capacidade humana de ajudar ao próximo em troca de trabalho. Foi assim que ele passou a trabalhar em troca de abrigo e alimentos, até encontrar abrigo nas terras de um permacultor auto-suficiente, que o ensinou a plantar, conhecer as plantas e todos os possíveis princípios da permacultura, a qual ainda ficou aliada ao veganismo, o qual é praticado não só por Benjamin, como também pelo permacultor, proprietário da terra.

Fonte

Neste contexto é que Benjamin nos ensina sobre sua economia de talentos e como nossa sociedade pode fazer prosperar e ajudar ao planeta, mais do que somente sugar e destruir. Em sua economia de talentos, não há dinheiro, não há propriedade, mas há sim uma moeda: a confiança! Confia-se na comunidade e no trabalho de cada um para produzir o necessário, o que evita o trabalho exaustivo para a produção de inutilidades e também o desperdício de tempo precioso de vida em uma escravidão de fachada. Nisto, apesar de cortados os luxos, há tempo de sobra para encontrar a si mesmo e desvendar os mistérios do planeta. Além disso, há aprendizado sobre humildade e sobre a confiança, que infelizmente, o ser humano tende a perder neste mundo.

Fonte

Vale a pena assistir este vídeo de apenas doze minutos sobre a vida deste grande sonhador, Benjamin Lesage, cujo próprio nome já indica a sabedoria (Lesage = “o sábio” em francês). Disperse suas ideias e reflita o que é possível fazer para ir se tornando cada vez mais auto-suficiente e, principalmente, mais confiante em uma humanidade melhor e mais conscienciosa.

Pontos-chave do vídeo

1) Entenda o que é a economia de talentos
2) Vislumbre como funciona uma ecovila permacultural e vegana
3) Conheça a planta que produz a B12 e permite a auto-suficiência dos moradofes na ecovila.
4) Conheça as dicas de Benjamin para começar a se desligar do dinheiro
5) Conheça a possível interação entre uma ecovila auto-suficiente e a comunidade externa.

Assista ao filme



Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 







Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

3 comentários :


[REFLEXÕES][grids]