[RECEITAS VEGANAS][bleft]

O Menino Inventor Que Salvou sua Vila Da Seca

Imagine viver em uma favela sem coleta de lixo ou viver em um bairro sem iluminação? Pior: imagine morar em uma vila de chão batido sem nenhum acesso à eletricidade? Claro que nós, que temos acesso até demais à rede elétrica sonhamos às vezes, ter um pouco de sossego desta poluição visual que invade as cidades, mas da mesma maneira que nós, vivendo no excesso, queremos menos, para quem vive sem nada, um pouco de luz pode parecer um sonho.
William, o menino que com apenas 14 anos inventou um moinho elétrico e uma bomba d'água para alimentar sua vila.  Na figura abaixo: Título da biografia de William, "O meninoque domou o vento". Fonte: Kamkwamba

William Kamkwamba tinha este sonho, mas não só para si, mas para toda a sua comunidade. Com quatorze anos, ele se revoltou, agiu e mudou a vida de centenas de pessoas em seu povoado: sem recursos para trazer eletricidade para seu povoado, William usou pedaços de madeira, de bicicletas e restos de sucata e criou um moinho de vento, que passou a alimentar eletricamente sua casa. Além disso, ele criou sozinho uma bomba d’água, que hoje supre as necessidades hídricas de sua comunidade nos períodos de seca.
É incrível como a genialidade é universal! Pessoas capazes de desenvolver equipamentos sozinhas existem em todos os lugares, mas são raros aqueles que, como William, não só apresentam intelecto como inteligência emocional, a ponto de usarem seu talento para ajudar ao próximo.
Kamkwamba nasceu no Malawi em uma vila de chão batido. 
Sem poder ir à escola, William aprendeu tudo na biblioteca pública, onde pôde se tornar especialista em eletrônica. Fonte: TreeHunger
Sua pobreza fez com que ele tivesse que largar a escola antes de terminar os estudos, o que não o fez desistir de estudar. Para continuar a ler e a aprender, William freqüentava diariamente a biblioteca pública e lá aprendeu tudo sobre eletrônica, sua matéria favorita. Depois de ter construído dois moinhos em sua comunidade e uma bomba d’água à energia solar, ele tornou-se mundialmente conhecido e hoje, com 26 anos, dá palestras contando sua história.
William revolucionou a vida de sua comunidade, inventando um moinho que gera energia eólica com sucata.
Fonte: BigThink
A inspiração de Kamkwamba é enorme quando nos lembramos do desinteresse pelo aprendizado de muitas crianças atuais e deve servir de inspiração para todos que se interessam em mudar o mundo e aprender com ele. Além disso, é importante se lembrar dos gênios (meninas inclusas) que estão espalhados pelos lugares mais pobres do mundo! Quanto não avançaria a humanidade se esta desse acesso à educação a todas as crianças? Quantos novos inventos, quanta criatividade desperdiçada com tanta desigualdade social!
 
Mas, vamos usar o exemplo de Kamkwamba como um impulso para continuarmos a apostar em todas as crianças e adultos que estão esperando por aí apenas por uma faísca que os acorde do marasmo e que desperte seu poder interior para criar e melhorar o mundo!

Veja mais sobre a vida deste incrível rapaz na palestra TED que ele proferiu (com legenda inglês):


Paz!


 Autora: Camila Gomes Victorino 

Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]