[ECOTUTORIAIS][bleft]

A Escola Mais Verde Do Mundo

PorCamila Gomes Victorino



A sede da Green School é feita de bambu e segue os princípios da permacultura. Fonte: Terristorias
Imagine uma escola em que as aulas são dadas ao ar livre sob uma tenda de bambu, feito de acordo com os princípios da permacultura; os banheiros são compostáveis, o que quer dizer que não usam água e que os dejetos são transformados em adubo. Mais ainda, a pedagogia é voltada para o desenvolvimento holístico da criança ensinando não só a ler e a escrever e ao mesmo tempo ao conteúdo padrão de uma escola, como a fazer trabalhos manuais e trabalhos sócio-ambientais para sua comunidade.

O método de educação da "Green School" segue uma linha holística, desenvolvendo a percepção corporal, artística, racional, manual etc. Fonte: MichaelFreemanPhoto
Esta escola existe e fica em Bali. Ela é conhecida como “Green School”. A escola foi reconhecida por vários grupos ambientais e organizações não-governamentais como uma excelente iniciativa para educar as futuras gerações sobre a importância dos hábitos cotidianos no desenvolvimento humano, social e ambiental, contando, inclusive, com acampamentos para adolescentes ou jovens adultos que pretendam conhecer o projeto ou até, quem sabe, ficar por lá para ensinar alguma técnica para a garotada. Contando com aulas de música, dança, meditação, horticultura, jardinagem, permacultura e outros a escola está se tornando referência mundial para que novas iniciativas sejam desenvolvidas no futuro em outros lugares do mundo, mas como nem tudo é perfeito, a escola ainda apresenta algumas incoerências, como o fato de servir alimentos de origem animal em seu cardápio e cobrar taxas bastante caras para matrícula, mensalidade e até mesmo para inscrição em pré-seleção
Uma nova linha de educação mais holística pode nos ajudar a salvar o planeta e nossa sociedade.
Fonte: http://www.greenschool.org


Trata-se de um negócio ou de uma ação social? A meu ver, acredito que apesar dos problemas a escola ainda sim pode ser considerada como uma percussora na iniciativa de desenvolver novos métodos educacionais que não só eduquem, como estejam mais conectados com a realidade da comunidade e do meio-ambiente. Por fim, a escola tem projetos que beneficiam a comunidade local, empregando artesãos, cozinheiras e professores nativos de Bali. Ademais, vinte por cento de seu corpo estudantil deve ser formado por crianças da comunidade.
Cozinha Fonte: www.greenschool.org
Se você se interessou pelo projeto, saiba ainda que a escola está sempre procurando por professores que tenham algum tipo de conhecimento ambiental. Quem sabe não é uma boa ideia ir morar em Bali e ensinar a futura geração a cuidar do meio-ambiente?

Uma palestra sobre a escola foi realizada por um de seus idealizadores, John Hardy, e está disponível com legenda em português. Veja abaixo e saiba mais sobre o projeto:



Iniciativas no Brasil
A Escola Waldorf do Brasil segue uma iniciativa holística bastante similar
a "Green School". Fonte: CerebroPedagogico
Apesar desta iniciativa ser bastante autêntica, a escola Waldorf do Brasil é um excelente exemplo de escola que funciona e que trabalha com uma educação mais holística, compreendendo a espiritualidade, a razão e o método científico, os trabalhos manuais, a criatividade artística e a interação com o meio-ambiente. As escolas Walford devem possuir uma metodologia que se baseie na pedagogia Waldorf, embasada na filosofia do filósofo Rudolph Steiner e, como na primeira escola, ela não é acessível para a população brasileira em geral, por conta das mensalidades bastante dispendiosas. Porém, a escola beneficia famílias que comprovem baixa renda e pode gerar exclusão de mensalidade ou bolsa de estudos em casos particulares. Claro que o ideal é que estas iniciativas fossem usadas como modelo na escola pública, mas sabemos que existem problemas tão mais básicos na escola pública que falar na mudança de filosofia da rede pareceria até piada. Entretanto, fica a dica para que passemos a pensar na forma como educamos as nossas crianças, afinal, atualmente, a educação é totalmente voltada para a racionalização, isso quando não se transforma em uma máquina de aprovados no vestibular
Várias comunidades estão criando suas próprias escolas na iniciativa de disponibilizar uma educação de maior qualidade para suas crianças. Fonte: www.greenschool.org
Por fim, é possível também que estas iniciativas e suas pedagogias mais completas possam ser usadas como forma de inspiração para a criação de escolas pela própria comunidade. Existem muitas iniciativas em comunidades isoladas que se transformam em excelentes escolas e que são sustentadas pela própria comunidade, que tanto oferece serviços voluntários, como ajuda com doações.

Mais informações sobre a escola Walford, clique aqui
Mais informações sobre a "Green School", clique aqui





Paz!

Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!







Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

  1. OLÁ! ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE FACULDADE SOBRE PERMACULTURA.ONDE CONSIGO O VÍDEO DA PALESTRA ,JÁ COM A TRADUÇÃO?

    ResponderExcluir
  2. Olá! O link do vídeo: https://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream
    Vá no lado inferior do vídeo e procure por um balão. Adicione a legenda no idioma de sua preferência. Não existe dublagem para este vídeo. Paz!

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]