[RECEITAS VEGANAS][bleft]

A Guerrilha Das Frutíferas: Contrariando A Lei Para Comer Gratuitamente



Por: Camila Gomes Victorino

Voltando ao jardim: a revolução é agora!
Fonte: Topangafilminstitute
Quando abrimos a geladeira e não há mais alimentos, logo pensamos em ir ao supermercado, mas nem sempre foi assim. No passado, as pessoas também procuravam por suas hortas caseiras ou até mesmo hortas comunitárias, mas este conhecimento começou a ser perdido até o momento em que todos esqueceram que alimentos não nascem do dinheiro.
Até então, tudo estava bem, já que a população nasceu em um sistema em que era praticamente normal comprar o alimento. O problema aconteceu quando as pessoas começaram a questionar a falta de alimentos frescos e o excesso de veneno e começaram a produzir seus próprios vegetais: nas ruas, nas calçadas e terrenos baldios. Atualmente, no Brasil, é comum ouvir falar das hortas comunitárias e também encontrar amoreiras, nespereiras e mangueiras pelas ruas, mas nos EUA e especificamente na Califórnia, plantar frutíferas é crime e a desculpa que eles arranjaram é simplesmente o fato de que as frutas que caem das árvores deixam o chão escorregadio e pessoas correm risco de vida ao poder escorregar nelas.

Reconquistar a cidade é preciso.
Fonte: DocSideProduction
A desculpa é tão esfarrapada (afinal, é só andar para o lado onde não há frutas) que fica claro que existe uma preocupação muito forte por parte das corporações de que as pessoas comecem a se ver livres da necessidade de usar o dinheiro, o que só levaria a bancarrota dos bancos, da especulação e assim por diante. Bem, isso não passou sem resistência, pois o ato de rebeldia de alguns moradores da cidade fundou o “Guerrilla Grafters” (Guerrilha dos enxertadores) e começou a enxertar ramos de árvores frutíferas nas árvores ornamentais da cidade. De fato, a maioria das árvores que decoram a cidade da Califórnia são paradoxalmente frutíferas, mas para impedir que deem frutos, os paisagistas escolhem variedades estéreis, que geram no máximo flores. 

Os guerrilheiros das frutíferas
resolveram mudar o jogo.
Fonte: 
Na Califórnia é possível encontrar limoeiros, cerejeiras, pereiras e macieiras, mas em nenhuma delas é possível encontrar um alimento que a terra ofereça, mesmo sabendo que nos EUA existe também uma grande quantidade de pessoas que passa fome. Apesar disso, os guerrilheiros das frutíferas estão mudando este cenário. Eles rodam pela cidade e bairros carentes, carregando – não armas -, mas ramos de frutíferas e silenciosamente os enxertam nas árvores. Cada membro fica responsável por uma árvore e discretamente cuida dela, sem que os oficiais percebam. Assim, atualmente já é possível encontrar frutas nas árvores e, ao contrário do perigo, as frutas se tornaram bem-vindas pela população, que pode se alimentar gratuitamente.

Plante, plante, em todos os lugares. Fonte: TurnStyleNews
No Brasil, felizmente, as árvores frutíferas são muito bem-vindas em algumas regiões e é difícil quem nunca tenha comido uma goiaba do pé, mesmo na cidade. Atualmente, aliás, as hortas urbanas estão se tornando cada vez mais comuns e Organizações não governamentais levam o conhecimento do horticultor para as escolas públicas, gerando hortas sem veneno para a criançada. Aliás, você também pode plantar sua própria horta em casa ou apartamento. Evidentemente, que em um pequeno espaço não é possível alcançar a auto-suficiência, mas já é meio caminho andado, além de beneficiar o meio-ambiente e seu bolso. Quanto às frutíferas, vamos lutar com os “guerrilheiros do enxerto” para espalhar mais e mais alimentos gratuitos pela nossa cidade, afinal, alimento cresce em árvore, mas dinheiro não.


Paz!





 Pensando ao contrário



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]