[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Anne Besant - Ativista Proletária Em Dois Continentes

Por: Camila Arvoredo

Annie Besant, ativista socialista, feminista e mística, terá um importante
papel na independência indiana. Fonte: BBC
Annie Besant é um nome que algumas pessoas já ouviram falar. Uma inglesa que fez alguma coisa importante, mas o quê? De fato, Annie Besant foi uma mulher mística, tendo participado ativamente da Sociedade Teosófica, da Maçonaria e também do movimento Rosacruz, porém suas maiores contribuições não saíram daí, mas de sua luta pelos direitos das mulheres.
Annie Besant foi uma das primeiras mulheres de seu tempo a tocar no polêmico tema do controle de natalidade. Foi ela uma das primeiras mulheres a falar sobre os direitos reprodutivos do gênero, o que traria grande avanço para sua liberdade. 

Besant preocupava-se com as condições de trabalho das
mulheres inglesas e organizou uma greve que fez história.
Fonte: Kaleidoplumes
Além disso, Besant conseguiu o que até então ninguém havia conseguido na Inglaterra do século XIX: organizar uma greve vencedora contra as indústrias de fósforo. Atualmente, fósforos não servem para muita coisa, mas em seu tempo, eles eram essenciais para acender velas e lampiões públicos ou privados, o que fazia com que as indústrias do fósforo detivessem um grande poder político e econômico. Para manter este poder e lucro, elas escravizavam seus operários com regimes de trabalho exaustivos e longos, levando muitos a adoecer ou mesmo morrer. Besant começou a greve apoiando e lutando pelos direitos das mulheres operárias das fábricas e apesar do poderio deste setor, sua greve contra a indústria de fósforos foi bem-sucedida, pela primeira vez na história.

Annie Besant é até hoje amada e reverenciada na Índia pelo seu importante
papel na independência indiana. Fonte:Jatintrivedi. 
Além de seu engajamento na Inglaterra, Besant mudou-se para a Índia devido às suas afinidades místicas com o país. Lá, elegeu-se presidente do Congresso Nacional da Índia, tendo sido a primeira mulher a ocupar o posto. Neste país, Besant sempre foi favorável à independência e liberdade do povo indiano.

Devido a toda sua história de promoção dos direitos humanos Annie Besant deveria ser lembrada em muitos livros de escola, o que infelizmente não ocorre. É uma pena que, cada vez mais estudando o assunto, percebo que incríveis mulheres, que partilharam a iniciativa de melhorar o mundo e as condições de vida, tanto para humanos, como para outros seres vivos, sejam esquecidas ou apagadas da história. Infelizmente, o patriarcado (ainda muito evidente e forte atualmente) não deixa que estas mulheres sejam conhecidas, pelo menos com iniciativa do Estado ou grandes instituições. É assim que é muito importante continuar a divulgar estes grandes nomes para que possamos refletir sobre nossos preconceitos relativos às capacidades de um gênero ou outro.


Paz!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!
Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", clique aqui para saber mais!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]