[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Depois Dos 0,20 Centavos

Por: Camila Arvoredo

Há muito mais por trás dos 0,20 centavos de redução da tarifa.
Fonte: Carta capital
Ontem foi informado pelos principais canais de imprensa do país que duas das principais cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, terão sua tarifa reduzida. Atendendo aos pedidos da população, em constantes manifestações, que concentraram mais de 100.000 pessoas nas ruas, os governantes afirmaram que aceitarão o pedido. Aparentemente isso soa como vitória e imagino que muitos tenham ficado confusos sobre o que fazer e o que exigir nas próximas manifestações. Sim, a confusão é imediata e até posso afirmar que sua criação é proposital, como forma de fazer com que o movimento, já um pouco desfocado por conta dos pedidos de anti-corrupção, se torne ainda mais disperso.
Vi, aliás, até textos incitando uma espécie de comemoração durante os atos que se realizarão hoje, mas temos que abrir o olho, porque a redução da tarifa não passa de jogada política.

Como não tem dinheiro? Tirar da saúde é praticamente uma
 piada! Fonte: Roberto Dias Duarte
O dinheiro para pagar os 0,20 centavos, que alguns diziam ser esmola, é tão importante para o estado, dizem os governantes, que ele só poderá ser retirado de outro setor. Outros, como o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, ainda afirmaram, em total cara de pau, que o dinheiro desta redução iria para a construção de casas populares. Ou seja, no final, o que eles afirmam sem afirmar, é que o povo, em sua índole passional por mudanças, não pensou racionalmente e se auto-prejudicou, pois o dinheiro que tanto pedem, será pago por eles mesmos, provindo de outro setor essencial. Moral da história: não se manifeste porque nós políticos com bacharelado em economia entendemos muito mais do que vocês.

Tirar o dinheiro da saúde pública só pode ser
piada de mal gosto.
Fonte: Acordando Alices e Marias
Ora, tirar o dinheiro da saúde pública, que já está em péssimo estado, só pode ser piada de mau gosto! Em primeiro lugar, porque chama, claramente, os manifestantes de idiotas e em segundo lugar porque a carga tributária paga pelo povo brasileiro é uma das maiores do mundo, comparando-se com países desenvolvidos. Dizer que não há dinheiro, é assim, uma mentira descarada! Ademais, mesmo que não tivéssemos esta quantia, tirá-lo da saúde ou da educação só mostra como os governantes que temos neste país não são sérios e não priorizam os direitos essenciais da população brasileira. Existem diversos setores em que se poderia tirar este dinheiro, como por exemplo, os gastos com a máquina estatal, a qual é uma das maiores vergonhas de nosso país. Todos os anos o salário de deputados, vereadores, senadores e afins sofre reajuste e já passa dos R$ 20.000 mensais, sem contar os diversos auxílios, alguns absurdos, como o auxílio paletó. Por fim, nem vou falar das idiotices que criam a torto e a direito, como a bolsa Copa, projeto que visará dar auxílio para funcionários do auto-escalão e militares, para assistir aos jogos da Copa. E além de todas estas possíveis fontes para tirar os 0,20 centavos, ainda não citei aquela que mais requer investigação: o lucro do setor privado que oferece os serviços de transporte.

Exijamos mais transparência nos gastos do transporte público.
Fonte: ZequinhaBarreto
Primeiramente, deve ficar claro que não existe transparência dos lucros destas empresas, que formam verdadeiros cartéis. Sendo companhias que oferecem serviços à população, elas têm o dever de informar ao governo seus gastos e quanto realmente precisam para fazer funcionar o transporte. Além disso, devem informar sua margem de lucro, para que a população saiba se elas estão ou não levando vantagem acima da média sobre o dinheiro gasto pelo setor público. Nada disso sabemos!
Assim, depois dos 0,20 centavos, há muito mais a fazer! Pedir por transparência dos gastos do setor privado de transporte e evitar que o dinheiro da redução da tarifa prejudique os serviços básicos para a população.

Para eles tudo ainda não passa de brincadeira de criança.
Fonte: Outra política
Estas manifestações parecem estar sendo vistas como piada pelos governantes. É uma piada porque primeiro jogam a tropa de choque em cima da população majoritariamente pacífica e gritando “Não-violência”. É piada porque a mídia, depois de tentar manipular a todos para crer no vandalismo, começa a defender, no dia seguinte e na maior cara de pau, os manifestantes. É piada porque depois de tanto esforço, eles nos chamam de idiotas dizendo que vão abaixar a tarifa em detrimento da saúde pública! É piada porque mesmo depois de termos mais de 100.000 pessoas nas ruas, eles não nos levam à sério!
É bacana pedir pelo fim da corrupção, mas sem poder gerar
propostas concretas com apenas esta afirmação, ela
acaba por enfraquecer o movimento.
Fonte: Revista Opinião
Evidentemente que é fato que as manifestações andaram desfocadas! Pedir pelo fim da corrupção é muito bonito, mas não consegue gerar proposta negociável com os governantes. Soa até ingênuo e de fato ajuda, em parte, a diminuir a força da manifestação. É por isso que os manifestantes devem se focar no transporte! Claro que temos muito o que fazer para arrumar este país e é só com luta que conseguiremos! Mas, temos que ter foco e arrumar uma coisa de cada vez! Focando-se nas questões de transporte, pauta inicial das manifestações, poderemos ir aos poucos resolvendo um dos maiores problemas de nossas cidades e evitando também manobras políticas como esta que acabou de acontecer.
Vamos nos focar e vamos entender que depois dos 0,20 centavos há muito o que fazer! Podemos sim fazer outras manifestações sobre a PEC-37, contra Marcos Feliciano, contra a cura gay, mas nestas manifestações, que começaram com a pauta de redução da passagem, temos que nos focar nisso. É assim, ou vamos nos esvaziar aos poucos. É assim, ou o movimento, disperso, perderá suas forças. Faz muito tempo que a população brasileira não se movimenta tanto e talvez, seja a primeira vez que a própria população mais pobre começa a questionar a mídia e o governo. Não podemos perder esta chance!
Vamos então continuar firmes na luta por um transporte de qualidade, sem esquecer que depois dos 0,20 centavos há muito mais do que se realmente aparenta.


Paz!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]