[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Como fazer sabonete caseiro com frutos | vegano e natural sem soda caústica


Seja para lavar as mãos ou o corpo, sabonetes são sempre úteis. Entretanto, sabonetes, muitas vezes, são testados em animais ou possuem ingredientes de origem animal, como lanolina, extrato de seda e glicerina. Além deste problema, sabonetes também podem possuir substâncias controversas e que podem causar mal à nossa saúde, se usadas à longo prazo e, mais um problema: sabonetes contêm substâncias que podem causar impacto ambiental, contaminando recursos hídricos e o solo.


É por conta disso que mais e mais pessoas estão procurando por alternativas, seja sabonetes veganos, orgânicos, ecológicos, entre outros. O problema é que estes produtos são por vezes caros e inacessíveis e, muitas vezes, eles não são completos, ou seja, mesmo sendo veganos, alguns possuem substâncias controversas, ou se são orgânicos podem não ser veganos e assim por diante, então a solução fica mesmo na ideia de produzir seu próprio sabonete natural.


Bem, você sabia que os indianos usam uma planta para produzir seu próprio sabonete? Bem, esta planta produz um sabão natural, que fica em volta da casca de seus frutos. Assim, ao separar o sabão da casca, é totalmente possível fazer um sabonete totalmente natural, biodegradável, saudável e vegano. Além disso, por ser uma planta, o custo é baixíssimo, principalmente se a pessoa souber onde a planta se encontra e, claro, não precisa usar soda caústica na receita.


Esta planta é a Saponária, uma árvore do gênero Sapindus que existe aos montes no Brasil. Para facilitar o acesso a esta árvore, foi criado um grupo no Facebook (ACESSE) para que as pessoas aprendam a identificar a árvore. Lá, também é possível encontrar o endereco e um mapa interativo com a localização de algumas destas árvores.
O mais legal de tudo é que se você encontrar esta árvore, você nunca mais vai precisar pensar em comprar sabonete de novo e é super fácil de fazer! O vídeo abaixo mostra um tutorial rápido e fácil de como fazer sabonete com a Saponária e também dá várias dicas de validade, quantidade a ser usada, como perfumar o sabonete, entre outras! Ou seja, o que você está esperando para aprender esta receita?

Quer aprender mais receitas naturais, ecológicas e veganas aqui no site? Não deixe de se inscrever no canal do Youtube do Pensando ao contrário! Lá, você vai encontrar muita informação bacana sobre permacultura urbana, ecologia, dicas de beleza saudável, veganismo e muitos mais!


Veja o vídeo abaixo sobre como fazer sabonete vegano natural de planta



Ei, precisamos de sua curtida! Curta noss
a página do Facebook e se inscreva no nosso canal Youtube

 Pensando ao contrário






Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

10 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]