[ECOTUTORIAIS][bleft]

Como Fazer Seu Próprio Perfume (Orgânico e Vegano)





Perfumes não são usados apenas diretamente no corpo, como aqueles contidos em frascos, mas são comumente usados para adicionar fragrâncias em sabonetes, xampus, cremes e até papel higiênico. Além dos usos corporais, existem também os desodorizadores de casa e as fragrâncias adicionadas a produtos de limpeza, mas apesar de tão comumente utilizados, muitas destes perfumes são tóxicos ou apresentam componentes que podem causar mal à saúde,como os compostos orgânicos volateis. Por fim, existe ainda o problema ético, relacionado ao uso de produtos de origem animal para produzir os odores (almíscar, por exemplo). Pensando nisso, resolvi escrever este texto sobre como produzir seu próprio perfume, de maneira barata, com ingredientes acessíveis, veganos e orgânicos.

Óleos essenciais – o começo

O jasmim (foto), assim como muitas outras plantas possuem óleos perfumados que podem ser extraídos e usados para perfumar naturalmente. 

Muitas ervas, flores e frutos em geral possuem óleos essenciais que carregam odores. Algumas ervas podem ser: lavanda, alecrim, orégano e hortelã; das frutas podemos obter o óleo essencial de grapefruit, tangerina, laranja e baunilha e das flores podemos obter os óleos de rosa, yling-ylang e jasmim.
Cada óleo tem um odor característico e atualmente já é possível encontrar os óleos orgânicos pela internet, mas caso você não conheça os odores de cada um, existem amostras em algumas lojas de produto naturais .
Caso você queira optar por fazer seu próprio perfume com os óleos essenciais comercializados, existem alguns caminhos diferentes. O primeiro deles, é utilizar um colar com pingente de cerâmica, próprio para óleos essenciais. Estes pingentes são vendidos em lojas especializadas em aromaterapia e basta adicionar uma gota de óleo no pingente e colocar o colar.
Outra técnica é fazer um perfume a base de álcool ou óleo neutro e adicionar o óleo essencial.

1) Receita de perfume líquido com álcool
 
O perfume natural de lavanda é um dos mais requisitados.
Ingredientes para 10 ml de perfume
8 ml de Vodca (a maioria das vodcas são veganas, mas se em dúvida cheque)
1,5 ml de óleos essenciais (coloque menos óleo, se quiser mais fraco)
0,5 ml de água mineral
Uma garrafinha de perfume de vidro escuro
1 filtro de café
1 funil
1 pote de vidro com tampa

Misture a vodca com os óleos essenciais de sua preferência no frasco de vidro com tampa. Tampe e deixe em local escuro e frio por 48 horas. Após este período, adicione a água mineral. Feche e misture bem. Aguarde mais 24 horas. Coloque o funil no frasco de perfume escuro e filtre com o filtro de café. Está pronto.

Esta receita foi adaptada do site Wikihow.

2) Receita de perfume pastoso com óleo de coco
 
O óleo de coco pode servir de base para cremes perfumados.
Ingredientes
15 colheres de chá de óleo de coco
½ colher de chá de óleo de amêndoa (ou óleo de semente de uva ou óleo de jojoba) natural sem petróleo
12-25 gotas de óleo essencial (vá adicionando e testando para não ficar muito forte)

Como fazer
Coloque todos os ingredientes em um pote escuro e misture bem. Você pode usar um pote antigo de desodorante roll-on também. Uma dica para misturar bem o óleo de coco com o óleo essencial é derreter o óleo de coco primeiro e misturar. 
Para saber como fazer seu desodorante no post "A polêmica dos desodorantes".

Esta receita foi adaptada do site Butternutrition.

Receita de Óleo ou creme corporal perfumado (substitui cremes hidratantes)

Com o óleo essencial na mão, é possível inventar seu próprio perfume.

Ingredientes
100 ml de óleo de amêndoa doce puro (não pode conter outro ingrediente, se conter é falso) ou óleo de semente de uva ou óleo de jojoba
gotas de óleo essencial de sua preferência (recomendo de 10 a 15 gotas)

Como fazer
Misture os ingredientes em um frasco escuro e use para hidratar a pele. Se quiser um creme mais pastoso, substitua o óleo de coco pelos óleos líquidos. Derreta o óleo em Banho-Maria, adicione os óleos essenciais, misture e espere esfriar.

Perfumes sem óleo essencial comercial

Se os óleos essenciais não são um ingrediente possível, existe a possibilidade de obter o óleo essencial das plantas diretamente. Para fazer isso de maneira caseira, há dois jeitos simples.

Óleo de flores ou ervas
É possível fazer seu próprio óleo essencial colhendo flores perfumadas.

Ingredientes
Flores ou ervas cheirosas de sua preferência (imagina um perfume de Dama da noite!)
Um pote de vidro largo com tampa que vede (pode ser de geleia)
Quantidade de óleo de amêndoa ou semente de uva ou jojoba suficiente que cubra as flores

Modo de fazer
Corte as flores na base e coloque-as dentro do pote. Adicione o óleo e cubra até a boca. Feche. Coloque em local escuro e arejado. Aguarde um mês. Após este período, abra e coe o óleo em filtro de café  e com a ajuda de um funil, coloque em um frasco de perfume escuro (a luz degrada o perfume, por isso prefira potes escuros).

Esta receita foi adaptada do site Wikihow.

Perfume herbal com álcool
Ervas também são ótimos ingredientes para criar perfumes.

Ingredientes
1 pilão
1 xícara de folhas de ervas ou pétalas de flores
½ xícara de Água
½ xícara de álcool

Como fazer
Macere as ervas ou pétalas com pilão
Coloque as ervas em um pote e adicione a água e o álcool
Misture bem
Coe com um coador e com a ajuda de um funil, coloque em um frasco escuro de perfume

Esta receita foi adaptada do site Wikihow.

Quais ervas e flores usar?
Algumas sugestões de ervas para fazer o óleo ou o perfume são: alecrim, hortelã, calêndula, orégano, lavanda. Para as flores, recomenda-se a dama da noite, manacá de cheiro, camélia, jasmim, clerodendro, gardênia, jasmim dos açores, jasmim manga e jasmim de madagascar

Perfumar a casa
Perfume sua casa com vapor de especiarias.

Além dos perfumes, os óleos essenciais também ajudam a perfumar a casa e o banheiro, substituindo produtos químicos bastante perigosos da atualidade e nem sempre veganos. Para usá-los em casa, pode-se comprar um aromatizador e colocar algumas gotas de óleo essencial. Aromatizadores podem ser elétricos ou à vela, mas também pode-se colocar algumas gotas livres dentro do Box do banheiro ou em outro local.

Se você não quiser usar óleos essenciais prontos, você pode ferver água em fogo bem baixo e jogar cascas velhas de limão (limão já espremido), mexerica, laranja, canela ou ervas aromáticas na água. O vapor perfumará a cozinha. Se quiser perfumar o resto da casa, ferva a água, jogue o elemento de sua preferência e leve a panela para os diferentes cômodos que deseje perfumar.

Fonte das imagens: Pixabay





Autora: Camila Gomes Victorino


 Pensando ao contrário



Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]