[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Um Ano Sem Dinheiro - Conheça Esta Incrível História

Por: Camila Gomes Victorino


Greta Taubert passava um domingo comum na casa de sua avó quando se deu conta da imensa fartura de comida. No almoço, ela já havia experimentado diversos pratos e no café da tarde tortas e mais tortas, com tipos de chás e bolos diferentes, enfeitavam a mesa. Foi neste momento que Greta percebeu que algo estava errado com o sistema de consumo exagerado dos países de primeiro mundo e foi assim que decidiu passar um ano sem nenhum dinheiro, para experimentar o outro lado da moeda.
Greta durante uma palestra. Fonte: Re-Publica

Em seu livro “How much is enough?” (Qual o limite?) ela conta suas aventuras e como conseguiu sobreviver a partir do cultivo de vegetais em uma horta comunitária da cidade de Leipzig. Além disso, ela conseguia suas roupas através de redes de doação de usados e fazia seus produtos de limpeza e de higiene pessoal com ingredientes reciclados ou doados. Por fim, ela ainda conseguiu tirar férias pegando carona e usava o banheiro público.


De fato, é evidente que Greta, apesar de ter vivido sem dinheiro por um ano, beneficiou-se do sistema em que vive ou de pessoas que ganham dinheiro (como quem deu carona a ela), mesmo assim, a ideia de ficar um ano sem dinheiro teve a intenção de evidenciar o excesso de consumismo de sua sociedade e de como este excesso transforma em lixo roupas de segunda mão e muitos outros produtos, que poderiam ser perfeitamente reutilizados. Assim, depois que sua experiência terminou, ela voltou a usar dinheiro, mas o seu nível de consumo caiu drasticamente. De fato, nesta vivência de um ano, ela diz ter percebido que a maioria do que consumimos é puro luxo e que este luxo tem um custo enorme para o planeta, mas também para a sociedade.

O desperdício de nossa sociedade é tanto que algumas pessoas até vivem completamente do desperdício dos outros. Fonte Wikipedia

De fato, não precisamos ficar um ano sem dinheiro como ela ficou, mas é possível olhar para os objetos que nos cercam e para o desperdício alimentar e de recursos, checando o quanto realmente precisamos daquilo ou se realmente precisamos descartar aquela água, luz e outros recursos.


Paz!

Fonte das imagens: Pixabay




Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]