[ECOTUTORIAIS][bleft]

Como Repelir Insetos Naturalmente

Por: Camila Gomes Victorino



Plantas aromáticas são repelentes naturais contra insetos.
Fonte: SeteLuasSeteSois
Muitas pessoas não gostam de insetos e aracnídeos, mas a verdade é que eles são um dos grandes responsáveis pela manutenção do equilíbrio ecológico em nosso mundo. Nisso, fica a pergunta: até que ponto inseticidas e outros produtos do tipo não podem estar causando mais do que a morte destes animais, mas também a destruição de todo o planeta?
Parece exagero, mas atualmente estamos enfrentando um dos maiores problemas ambientais do século: a possível extinção das abelhas. E não é só das abelhas africanas (as mais conhecidas) que estamos falando, mas de muitas espécies, que muitas vezes chegam a polinizar uma única espécie de planta. Ou seja: extingue-se a abelha e extingue-se também sua parceira botânica. Além disso, há o problema da agricultura. Gramíneas como trigo e arroz são polinizadas pelo vento, mas leguminosas e árvores frutíferas precisam de polinizadores para se reproduzir. Assim, se mais espécies de abelhas se extinguirem, nós também podemos ir junto.

Muitas espécies de abelhas correm risco de extinção e
culpa é dos inseticidas. Fonte: Envolverde
No geral, uma boa solução para o problema é a agricultura orgânica que não utiliza venenos em sua produção. Assim, pessoas como nós podem contribuir através do consumo de produtos orgânicos. Outra solução é buscar alternativas a qualquer tipo de veneno, afinal, mesmo quando usados em casa, eles param no chão e em nossa pele e, depois de lavados, vão parar na água, causando grande impacto ambiental.
Mas sem inseticidas, como fazer? Muitas pessoas tentam solucionar o problema com os repelentes. Além de eficientes, eles ainda evitam a morte do animal, os quais também têm o direito à vida! Vale lembrar que insetos e aracnídeos, muitas vezes, não agradam tanto quanto ursos pandas, mas eles têm um papel importante na natureza e tornam-se pragas pelo próprio uso indevido do meio-ambiente pelo ser humano. Assim, nós somos os responsáveis pelo problema e não eles.

Há formas bem mais naturais, éticas e saudáveis de se
lidar com os insetos. Fonte: MaríliaEscobar
Infelizmente, entretanto, muitos deles podem trazer doenças e é por isso que temos que aprender a viver com alguns, mas ajudar a repelir outros. Por fim, há de se pensar que o controle populacional daqueles que se tornaram pragas tem que ser realizado, mas para isso existe uma solução ética e ecológica: o controle biológico, que ficará para um p´roximo post.
Por agora, vamos nos concentrar em como repelir insetos de nossa casa e depois podemos tentar buscar soluções de como controlar o excesso populacional.

Plante citronela
A citronela é um mato muito parecido com a erva cidreira ou capim limão, por isso, se você já possuir capim limão plantado, plante a citronela em lugar separado. Se confundida, o chá da citronela é tóxico e pode causar mal-estar, por isso, tenha cautela e atenção. Caso você não tenha capim limão, não se preocupe com isso e procure plantar chumaços de citronela pelo jardim. Você pode colocar na varanda do apartamento ou casa ou vasinhos nas janelas, se isso permitir. Por fim, se não tiver nenhum espaço mesmo, distribua vasinhos pela sala e cozinha, onde haja luz.

Plante citronela. Fonte: SitiodosHerdeiros
Outra solução é comprar o óleo essencial orgânico da citronela. Você pode misturar com um pouco de álcool e água e passar no chão da casa ou móveis. Você também pode usar difusor aromático nos quartos, mas faça isso em um momento em que você não esteja nele. Por fim, há ainda as pulseiras e velas, que podem ser encontradas na internet. As velas funcionam como os difusores aromáticos e as pulseiras são ideais para repelir mosquitos em caminhadas e eventos ao ar livre.

Poder repelente: mosquitos em geral, com destaque ao mosquito da dengue.

Manjericão é cheiroso, repelente e ótimo
em molhos. Fonte: CulturaMix
Plante manjericão
O manjericão repele mosquitos e moscas e pode ser plantado no quintal ou deixado em vasinhos na varanda ou janelas. Outra dica é usar o óleo essencial de manjericão, que se misturado ao álcool funciona como ótimo repelente. Para quem tem animais de estimação, plante manjericão para evitar a mosca varejeira.

Plante hortelã
A hortelã repele formigas e pode ser plantada ao redor de uma horta ou floreira para proteger as plantas. Se as formigas estão entrando em casa, compre o óleo essencial de hortelã orgânico e faça uma mistura com álcool (receita abaixo), adicionando ao borrifador.

Plante crisântemos ou os tenha por perto
Crisântemos repelem baratas, percevejos e pulgas. Uma solução é procurar pelo óleo essencial de crisântemo orgânico e borrifar pela casa com álcool (receita abaixo). Se não houver esta possibilidade, use um difusor aromático par ao óleo.

Crisântemos repelem baratas. Fonte: FloresWiki
Use folhas de louro
As folhas de louro repelem carunchos dos alimentos. Coloque junto com os alimentos dentro dos sacos.

Alecrim e eucalipto
Misture óleo essencial de alecrim e eucalipto em chumaços de algodão e distribua pela casa. Eles espantam baratas.

Dormindo
Se quer repelir mosquitos enquanto dorme, uma solução é usar casca de laranja ou limão no aparelho difusor elétrico. Corte uma casca de cítrico no tamanho da pastilha e posicione.

Veja receitas abaixo:

Óleo com lavanda ajuda como repelente natural.
Fonte: AngelPhe
Repelentes para limpeza da casa
2 colheres e meia de chá de óleo essencial
1 copo americano de álcool de cereais 96ºGL (encontrado em lojas de bebidas)
Misture e borrife

Repelentes veganos e éticos para a pele

Repelente de cravo
Bom substituto vegan, ecológico e saudável a repelentes de petróleo
Ingredientes
1  garrafa de álcool
50 ml de óleo de amêndoas (leia o rótulo antes de comprar, pois a maioria é óleo mineral (petróleo) com essência de amêndoas
1 pacote de cravos da índia (aproximadamente 30 cravos)
Modo de fazer
Misture os cravos no álcool e deixe por 24 horas. O óleo essencial do cravo irá se difundir no álcool
Coe.
Misture a solução com o óleo de amêndoas (pode ser óleo de semente de uva também ou jojoba).
Está pronto para usar.

Lagartixas são nossas amigas e ajudam a controlar
baratas. Fonte: Fotolog
Repelente cheiroso de lavanda
Acrescente algumas gotas de óleo essencial de lavanda no óleo de amêndoas (500ml ou 250ml) até que o cheiro esteja bom pra você (não muito forte nem fraco). Misture e use na pele. Além de antisséptico, o óleo de lavanda repele mosquitos e moscas e deixa a pele perfumada.

Repelente de citronela
Misture uma parte de óleo essencial com três partes de óleo de amêndoa ou semente de uva. Misture 

Não mate
É sempre bom lembrar que lagartixas comem baratas e ajudam a manter a população deste inseto controlada. Aranhas comem mosquitos e podem ajudar até no controle da população de Aedes, evitando a dengue. Por isso, este e mais um grande motivo: não mate!

Paz!




Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", em breve mais notícias

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e muito ativismo com legendas exclusivas!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]