[ECOTUTORIAIS][bleft]

A Revolução Caseira - Limpeza Ecológica e Sem Crueldade












Produtos de limpeza caseiros e
ecológicos são possíveis!
Fonte: SSDT
Recentemente, São Paulo foi pioneiro no Brasil ao aprovar um projeto de lei que proíbe os testes de cosméticos e produtos de limpeza em animais. Nisto, a mídia voltou a tocar em um tema que é ignorado pela maior parte da população: a produção dos produtos de limpeza e cosméticos. No caso, vamos focar nos primeiros, que costumam ser usados aos montes em todas as casas e que poluem o meio-ambiente, além de prejudicar nossa saúde. 

A espuma nos rios é em parte responsabilidade dos produtos de
limpeza que usamos. Fonte: OGlobo
Um comum agente poluidor dos produtos de limpeza é o fosfato. De fato, este produto é encontrado com o nome de tripolifosfato de sódio (STPP), o qual teve sua produção diminuída junto aos produtos de limpeza. Apesar disso, ele ainda pode ser encontrado em alguns produtos de limpeza e ir para a água, o qual aumenta a população de algas e microrganismos, diminuindo o oxigênio disponível na água e desencadeando um desequilíbrio. O laurilfosfato é outro componente poluidor, o qual é responsável pela geração da espuma dos produtos. No caso, a espuma não limpa, mas sua presença dá a sensação de que o produto traz mais limpeza, ou seja, o produto que gera a espuma não é exatamente necessário. Além disso, o lauril é cancerígeno em altas doses, o que nos leva a conclusão de que não há necessidade alguma de sua adição, a não ser  puro marketing de sensação de limpeza.

Anfíbios são uma das principais vítimas dos alteradores
endócrinos. Fonte: CanalNatureza
Por fim, além destes, existem ainda componentes como os alteradores endócrinos, como o etoxilato de nonilfenol, o qual, ao ser despejado em água pode causar alterações em animais, modificando seus ciclos reprodutivos, e o formaldeído, que é cancerígeno em altas doses.
Com toda esta informação, substituir produtos de limpeza por alternativas mais ecológicas e naturais se torna uma importante saída para ajudar a diminuir a poluição ambiental e melhorar a saúde. Ademais, produzir seus próprios produtos aumenta nossa independência com relação ao sistema, nos tornando mais auto-suficientes. Mas, como arranjar tempo para produzir desinfetante, sabão em pó, amaciante, multi-uso, detergente e tantos outros? Isto demanda tempo e a maioria das pessoas não o têm. Bem, apesar de parecer complicado, há vários produtos que podem ser substituídos por apenas duas simples substâncias encontradas facilmente no dia-a-dia: o vinagre e o bicarbonato de sódio!

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na limpeza caseira.
Fonte: E-farsas
Já vimos em um post anterior que a aplicação de bicarbonato de sódio nas axilas é um eficiente desodorante, mas suas funções não param por aí! No caso, uma solução de água com bicarbonato é suficiente para tirar mofo, limpar carpetes, tirar odores de geladeira, dar brilho ao aço, retirar crostas de gordura de panelas e até branquear roupas! Já o vinagre é belo multi-uso, desengordurante, amaciante de roupas e desinfetante. Vamos então às receitas!

Multi-uso de vinagre e limão
Para aumentar a eficiência contra gorduras, é ideal deixar agir por 10 minutos ou mais.
4 colheres de bicarbonato
1 pitada de sal
4 colheres de vinagre branco
4 gotas de limão (pode-se adicionar mais limão, para diminuir o cheiro do vinagre)
1 litro de água
Misture todos os ingredientes em um borrifador

O vinagre com casca de laranja é
desinfetante, desengordurante e
amaciante. Fonte: Beatriz13out
Multi-uso de vinagre e laranja
O vinagre é biodegradável e fácil de encontrar ou até produzir, mas este apresenta o inconveniente de deixar cheiro. Portanto, uma ótima saída é fazer uma solução de vinagre com cascas de laranja. Para tal, pegue um pote de vidro relativamente grande, como o de azeitonas, e preencha com cascas de laranja. Em seguida, encha o pote com vinagre, tampe-o e guarde-o na geladeira por duas semanas aproximadamente. Abra e coe, usando a solução em um borrifador.

Desengordurante de vinagre
Para desengordurar fogões e crostas, borrife a receita de vinagre com laranja com bicarbonato e aguarde 10 minutos.

Amaciante de roupas
Use a receita de vinagre com laranja para amaciar roupas. Utilize meio copo americano da solução ou meio copo de bicarbonato no lugar (este não deixa cheiro nenhum).

Sabão de roupas
O sabão em pó é um dos maiores vilões, não só para o meio-ambiente, como para nossa saúde. Para mais informações sobre soluções, acesse o post “Dizendo adeus ao sabão em pó e amaciante”.

Sabão de coco é uma alternativa biodegradável e sem crueldade.
Fonte: DefatoOnline
Retirar crosta de gordura
Adicione bicarbonato e umedeça a região. Deixe agir. Caso ainda reste alguma gordura ou crosta, ferva água na panela com mais bicarbonato.

Odor de geladeira
Misture bicarbonato com água morna e limpe a superfície com um pano.

Limpar interior de garrafas térmicas
Misture bicarbonato com água quente, chacoalhe e deixe agir. Retire e enxague bem.

Folhas de eucalipto em solução de álcool produzem um
ótimo desinfetante. Fonte: MundoFlora
Retirar mofo
Misture bicarbonato com água e passe o pano. Quanto mais frágil a superfície, menos bicarbonato é necessário.

Dar brilho em utensílios de aço inox
Molhe o pano em uma solução de bicarbonato com água e limpe a superfície.

Bucha de lavar louça
Não é exatamente um produto químico, mas uma versão mais ecológica é o uso da bucha vegetal, que é totalmente biodegradável e pode ser, inclusive plantada. Mais informações podem ser encontradas no post “Lavando a louça de cada dia - trocando a esponja sintética pela vegetal”.

Tornar-se ecológico e auto-suficiente é um processo que
passa pelos produtos de limpeza. Fonte:
TerraCrua
Detergente
O detergente pode ser feito em casa com resquícios de óleo de fritura, entretanto, como fazer fritura tem se tornado cada vez mais raro, uma solução diferente é substituir o detergente comum pelo sabão de coco. O sabão de coco é biodegradável e é o único sabão em pedra que não usa sebo de animais. Mesmo não e adotando a filosofia do veganismo, deve-se lembrar que a criação de animais tem um forte impacto ambiental, inclusive sendo responsável pelo processo de destruição do Cerrado e Amazônia, por isso, sempre evite produtos com substâncias de origem animal. 
No caso do sabão de coco, deve-se apenas tomar o cuidado para comprar o genuíno, pois muitas marcas vendem sabão de sebo com essência de coco, o que não o torna uma boa opção ecológica e sem crueldade. Eu costumo usar o sabão em pedra, mas caso se prefira usá-lo líquido, abaixo segue uma receita de como derreter e manter o sabão neste estado.

Alguns produtos de limpeza são tão simples que
podem até ser feitos a partir de plantas, como
a maçã, no caso do vinagre.
Fonte: PequenoCadernoDeDicas
Detergente de sabão de coco
6 litros de água
1 barra de sabão de coco ralado
2 limões espremidos
2 ou 3 colheres de sopa de amoníaco líquido ou 4 colheres de sal amoníaco (produto biodegradável)
1 balde de mais de 6 litros
Raspe a barra de sabão e o derreta em um litro de água fervente (o fogo deve estar desligado). Acrescente a mistura em 5 litros de água fria, já depositada no balde, e esprema os limões. Por fim, despeje o amoníaco. Misture bem. Armazene em garrafas.

Detergente de vinagre
Esta é uma alternativa para quem não acha sabão de coco original ou quer produzir algo com ingredientes mais fáceis de se encontrar.
1 litro de água morna a 45ºC (aproximadamente).
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de amoníaco líquido
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de bórax ou ácido bórico
Misture todos os ingredientes e armazene.
Esta solução pode ser usada como multi-uso.

Produtos de limpeza podem tornar o mundo melhor, apesar de parecer
simplista. Fonte: CogumelosMágicos
Desinfetante
No caso do desinfetante, a melhor solução é o álcool 70º, que é biodegradável. Porém, deve-se lembrar que álcool líquido é perigoso e deve ser usado com precaução e mantido fora do alcance de crianças. Para melhorar o cheiro do álcool aqui vai uma receita:

1 litro de álcool 70º
Um punhado de folhas de eucalipto (ou outra folha ou casca cheirosa)
1 barra de sabão de coco em pedra
1 litro de água
Coloque as folhas no álcool e aguarde dois dias. Dissolva o sabão já cortado na água fervente (com fogo desligado). Misture as duas soluções e engarrafe. Para um desinfetante sem poder desengordurante, o sabão não é necessário.

Ao nos conectarmos com a natureza
nos seus mínimos detalhes, passamos a
nos compreender melhor e
tornamo-nos mais independentes do
sistema. Fonte: Pinterest
Super desinfetante de vaso sanitário
Para limpeza de vasos sanitários uma saída interessante é usar uma pasta de bórax com suco de limão ou adicionar a solução de vinagre com laranja no local e esfregar.

Depois destas receitas, fica fácil substituir os produtos de limpeza mais comuns do dia-a-dia por soluções mais ecológicas e que não utilizam testes em animais, nem ingredientes de origem animal. Multi-uso, sabão em pó, detergente, amaciante, desinfetante, desengordurantes, buchas de lavar louça são alguns dos produtos que podem ser substituídos por soluções simples e mais baratas. Além disso, para aqueles que pretendem apostar em uma vida cada vez mais auto-suficiente e independente do sistema, o vinagre e o álcool podem ser fabricados a parte, caso alguém tenha sítio ou um local específico para tal. Com estes ingredientes em mãos é possível limpar qualquer ambiente e ainda manter um cheiro agradável, fazendo uma solução com folhas ou cascas aromáticas.Ademais, mantém-se a ética e ajuda-se a diminuir a poluição ambiental e a crueldade contra os animais, aumentando, ao mesmo tempo, nossa saúde.
Paz!

Autora do texto: Camila Gomes Victorino
Arte: Jonas Guedes 

Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!
Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", clique aqui para saber mais!

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e outros com legendas exclusivas!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

3 comentários :

  1. Olá, não tenho um comentário especifico, mas fiquei na duvida em relação a uma matéria sobre um Detergente de Vinagre, achei super interessante, mas não entendi os finalmente da receita. Ela pede para misturar todos os ingredientes e armazenar. E depois, quanto tempo deve ficar armazenado? O produto feito ficará com a consistência do detergente que normalmente usamos? Por favor, enviem a resposta, se possível, para meu e-mail bere.setti@gmail.com. Obrigada, Berenice Setti Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Berenice! Você está falando da receita do Veja caseiro? Eu não fiz receita de detergente de vinagre. Se sim, você pode mandar sua dúvida específica lá nos comentários do vídeo do canal do Youtube Pensando ao contrário. Precisa ter uma conta Youtube ativa, mas eu imagino que você tenha, já que tem gmail. Sobre sua dúvida, ele dura a mesma validade do vinagre que você usou. Já que não é um detergente, não ficará com consistência de detergente. Serve como multi-uso. Paz!

      Excluir
  2. Olá Camila, a receita que vi foi realmente de Detergente caseiro de vinagre, o nome era Detergente de vinagre, lá falava que era uma alternativa para quem não acha sabão de coco original. Os ingredientes são: água morna, vinagre, amoníaco liquido, bicarbonato de sódio e ácido bórico. Eu gostaria de uma receita que não usasse um detergente comum como base e achei interessante por isso. Mas obrigada pela resposta. Mas, você conhece alguma receita que funcione como detergente mas que não use um detergente comum como base? Obrigada, Berenice

    ResponderExcluir

Ajude a Enriquecer o nosso Blog, Contribuindo com sua Opinião!


[REFLEXÕES][grids]