[RECEITAS VEGANAS][bleft]

(COM VÍDEO) Como lavar roupa com plantas, sem usar sabão (natural, vegano e ecológico)


Como fazer um sabão em pó ou lavar roupa de maneira mais ecológica, saudável e livre de crueldade animal (vegano)? O método comum e mais encontrado é usar o óleo usado de cozinha para fazer sabão ecológico e sustentável, mas você também precisa usar soda caústica, o que nem sempre é seguro, pois ela é corrosiva. 


Sim, para fazer sabão, a soda caústica é necessária na maioria dos casos, a não ser que exista algum tipo de sabão natural na natureza. De fato, existe uma árvore que produz frutos que contêm sabão. Você sabia? Estes frutos contêm saponina ou um biossurfactante, que é uma substância que ajuda a misturar o óleo com a água, limpando a roupa. Esta árvore tem vários nomes populares, como sabão de soldado, sabãozinho, saponária, árvore do sabão, fruta de sabão, ibaró, jequiri, jequiriti, jequitiguaçu, pau-de-sabão, pau-sabão, sabão-de-macaco, sabão-de-mico, saboeiro, saboneteira, saboneteiro, salta-martim etc e seu nome científico é Sapindus sp., família Sapindaceae. 


Vale a pena experimentar lavar suas roupas com os frutos da Saponária. Mas como fazer? No novo vídeo do canal Pensando ao contrário do Youtube você aprenderá um dos métodos de uso dos frutos da Saponária para lavar roupa. É super fácil e rápido de fazer! Você ainda aprenderá como perfumar suas roupas, usando óleos essenciais da maneira correta. Usando estes frutos, você nunca mais precisará usar amaciante, pois o sabão da Saponária não vai deixar as roupas secas e “duras”, ou seja, não haverá necessidade de amaciar!


Este método é mais do que perfeito! Ele não involve nenhuma substância perigosa de manusear e você ainda pode plantar esta árvore e ter sabão para toda a vida! Imagine só! É totalmente auto-suficiente! No Brasil, ela existe por todo o território nacional e é usada para ornamentação das ruas em cidades. Você também pode comprar os frutos, caso não tenha a árvore por perto. Neste caso, você deve procurar pelo termo “soap nut” e comprar pela Amazon ou outro site que importe para o Brasil, pois parece não existir nenhum distribuidor comercial no país. Se você mora em Portugal, já é possível encontrar as castanhas de sabão por aí! Procure também por mudas e não deixe de plantar a sua própria árvore de fazer sabão! Ela tem muitos usos e dá para fazer sabonete, xampu e detergente! Para aprender a fazer todos esses, inscreva-se no canal do Youtube do Pensando ao contrário para receber os novos vídeos tutoriais! 

Não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários e inscreva-se no canal para mais dicas ecológicas, sustentáveis, veganas e diversos tutoriais de cosméticos, produtos de limpeza, como reutilizar alimentos, entre outros!

Mais informações sobre a Saponária no Wikipedia

Veja o vídeo abaixo sobre a fruta de sabão e como usar!




Ei, precisamos de sua curtida! Curta nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal Youtube! Você estará ajudando o projeto a crescer!

 Pensando ao contrário












Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]