[RECEITAS VEGANAS][bleft]

5 ervas clássicas que você deve plantar na sua casa


Há ervas multi-funcionais e que são muito simples de se plantar. Neste caso, para aqueles que querem economizar e se tornar mais auto-suficientes, algumas ervas são indispensáveis para se ter na horta urbana. Quais são elas? Descubra aqui seus nomes, seus usos e seu benefícios!

Lavanda

A lavanda ou alfazema (lavandula angustifolia) é mais conhecida pelo seu aroma delicioso, mas ela também pode ser usada na culinária, dando um sabor exótico aos pratos. Você sabia, por exemplo, que é possível fazer chá de lavanda? Ela também pode ser usada em massas de bolos e muffins. Por fim, a lavanda apresenta propriedades medicinais, pois ela ajuda a relaxar e a dormir, sendo usada na aromaterapia com este fim. Tem mais: a lavanda é um adstringente e serve para limpar a pele. Ela pode ser usada para fazer um chá e este usado para relaxar e limpar a pele.

Como plantar
Plante a lavanda em solos drenados e, preferencialmente calcários. O ph deve ser neutro ou em torno de 6,5 e 7,5. Deve-se irrigar pouco, mas na fase de crescimento, o solo deve ficar sempre levemente úmido. Ela prefere luz indireta.

Para mais informações sobre plantio: lavanda

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é outra planta da região mediterrânea que tem usos culinários, medicinais e cosméticos. Na culinária, o alecrim pode ser usado como tempero, primordialmente em batatas e saladas aromáticas. Com suas folhas, pode-se fazer um chá que é usado em problemas digestivos. Este chá pode ser também inalado, ajudando em dores de cabeça. Por fim, o alecrim é ótimo para o cabelo e pode ser usado como um finalizador da lavagem capilar. Basta lavar o cabelo com chá e não enxaguar, deixando os cabelos bem perfumados.

Como plantar
Solos levemente alcalinos até 7.8 e calcários são ideais. Deve ser drenado e a luz deve ser direta. A irrigação deve ser bem esparsa, quando a planta já é adulta.

Para mais informações sobre plantio: alecrim

Hortelã

A hortelã também tem usos culinários, medicinais e cosméticos. No campo culinário, a hortelã pode ser usada em sucos, como suco de abacaxi com hortelã, em pratos, como tabule e em doces, como no famoso flan de chocolate vegano com menta. No campo medicinal, a hortelã é ótima para problemas digestivos, como gastrite e azia, ajuda a combater o mau hálito e pode ser usada como espectorante, quando o vapor do chá é inalado. Quer mais: a hortelã é um ótimo ingrediente para fazer pasta de dentes natural vegana.

Aprenda a fazer sua pasta de dentes natural neste vídeo abaixo


Como plantar
A hortelã gosta de solo fértil e rico em matéria orgânica. Como a hortelã se refere a várias espécies diferentes, o cultivo vai depender da espécie que se escolheu. Para mais informações sobre plantio: hortelã

Salsinha

A salsa é uma planta que é mais conhecida por seu uso culinário, mas ela também é medicinal. Primeiramente, você não precisa usar a salsa apenas em pratos salgados, já que ela vai muito bem em sucos verdes, tornando-os extremamente nutritivos. No caso do uso medicinal, a salsa pode ser usada para ajudar no tratamento de infecção urinária. Último motivo de plantar salsinha: ela é muito usada na culinária brasileira e tê-la em casa ajuda a economizar bastante dinheiro!

Para mais informações sobre plantio: salsinha

Cebolinha

A última da lista é a mais fácil de se plantar! Para plantar cebolinha, basta pegar as raízes brancas de uma cebolinha comprada na feira e colocá-las em água. Quando as raízes começarem a desenvolver, elas podem ser passadas à terra. Cebolinhas são ótimas amigas da culinária e podem substituir a cebola no tempero dos alimentos também!

Para mais informações sobre plantio: cebolinha

E aí? Tem outra erva que você acha importantíssimo ter na sua horta? Compartilhe com a gente nos comentários!




 Pensando ao contrário










Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :


[BELEZA NATURAL][grids]