[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Como fazer xampu de semente de abacate (natural, orgânico e vegano)

Já pensou em usar semente de abacate para produzir xampu? Sim, é possível! Fonte

Você sabia que a semente de abacate tem mil e uma utilidades? E a mais interessante dela com certeza é o fato dela possuir uma quantidade razoável de saponinas, surfactantes naturais que ajudam a água a se misturar com o óleo. Ou seja, por possuir esta propriedade, a semente do abacate pode ser uma ótima alternativa para produzir sabões naturais, inclusive xampu. Não é incrível?
De fato, antes de começar, é preciso saber que a quantidade de saponinas existentes na semente de abacate é bem menor que a existente nos frutos da saponária, que realmente é usada para fazer sabão, mas por conter certa quantidade de surfactantes, o extrato da semente de abacate pode ajudar a diminuir a quantidade de xampu utilizada, no caso de quem adere ao low poo.

Low poo, no poo, qual a diferença?

Saiba qual a diferença de low e no poo. Fonte
Como já falamos no post “Como parar de usar xampu”, o no poo é um movimento que surgiu nos Estados Unidos e visa abolir o uso de xampus industrializados para lavar a cabeça. Para tal, utiliza-se bicarbonato de sódio e vinagre como substituto. Claro que o bicarbonato não é a única alternativa natural para se lavar o cabelo, pois apesar do movimento dos EUA se concentrar basicamente neste produto, outras formas naturais de se lavar o cabelo já existem, como a produção de xampu a partir de saponária. Além do no poo existem os adeptos do low poo, que seria a adesão a xampus sem sulfatos, parabenos, geralmente orgânicos e veganos. Estes xampus são mais leves para o cabelo e diminuem a retirada do óleo protetor da cabeça. Como muitas pessoas não se adaptam ao no poo, o low é uma boa alternativa.
Claro que o low poo nem sempre é barato como o no poo. Enquanto o segundo se utiliza de bicarbonato e vinagre ou extratos de plantas caseiros, o primeiro se utiliza de xampus orgânicos alternativos, cada frasco chegando a custar R$ 30,00. Neste caso, muitas pessoas desistem tanto do no poo, como do low poo, mas há uma saída e esta mora ao lado da semente de abacate!

Xampu de semente de abacate e low poo

Sim, é possível usar sementes de abacate que iriam par ao lixo para fazer xampu. Fonte

Quem faz low poo realmente precisa economizar muito no xampu que está usando, até porque é super caro, mas o extrato da semente de abacate pode ajudar a economizar xampu ainda mais, pois como ela contém saponinas naturais, ela pode ajudar a aumentar o efeito de uma pequena quantidade de xampu sem sulfato. Como? Basta adicionar o extrato a ¼ de frasco de xampu sem sulfato, o que aumenta quatro vezes a durabilidade de seu xampu nem sempre barato. Quer saber como faz? Vamos à receita!

Receita de xampu “low poo” de semente de abacate

Xampu de semente de abacat eé fácil e super econômico! Fonte

Você vai precisar de:
Selecione 3 sementes de abacate limpas e secas
6 copos de água

Modo de fazer

Rale as sementes com ralador comum. Você notará que elas se tornarão alaranjadas com o tempo. Não tem problema.
Misture as sementes raladas com os seis copos de água e deixe ferver por 30 minutos.
Coe. Após ferver, você notará que haverá praticamente 3 copos de solução. Adicione estes três copos em ¼ de xícara de xampu sem sulfato.

E quem já é adepta do no poo?

Não se intimide a testar esta receita sem adicionar xampu. Ela é uma ótima receita e cresce em árvores. Fonte
Se você já não precisa usar xampu nenhum, tente lavar o cabelo com o extrato do abacate sem adicionar xampu nele. Como seu cabelo já se acostumou com uma vida sem xampu, a técnica também pode ser usada por você. Quem já usou nota que o cabelo fica limpo, brilhante e não dá coceira. O mais legal é que se o extrato funcionar, nós ficamos totalmente independentes do bicarbonato de sódio, que é, mal ou bem, um produto industrializado. Ou seja, quer ser totalmente auto-suficiente? Basta ter um abacateiro!

Gostou? Compartilhe e não deixe de se tornar um seguidor via FacebookGoogle+ ou Twitter. Assine também nossa Newsletter. Siga-nos pelo Instagram!

Paz!



Autora: Camila Gomes Victorino 





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

9 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]