[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Os índios não usam descartáveis. Veja como substituir pratos por folhas

Já pensou em comer com folhas? Esqueça já os descartáveis com elas! Fonte

Hoje em dia sempre vemos reportagens sobre o problema relacionado aos descartáveis e como pratos, copos e talheres descartáveis são insustentáveis e a solução através da alta tecnologia, geralmente cara.
Do outro lado da moeda, nós vemos pessoas dando dicas de como usar louça não descartável em festas, como, por exemplo, pedir para os convidados levarem seus próprios pratos, talheres e copos ou pedir para os convidados ajudarem na louça. Ambas as dicas são super legais, mas nem todos os convidados topam e ainda tem o problema de que esta dica não convém em situações em que descartáveis são muito requisitados, como em abrigos, oferecimento de alimentos para moradores de rua, festas públicas etc.


Folhas de bananeira são ótimas opções de pratos. Fonte

Como resolver? Comprar descartáveis caríssimos não parece ser uma solução e além disso, a gente vai querer guardar os descartáveis biodegradáveis depois, pois são até mais caros que um não descartável. Por outro lado, não é possível usar louça renovável em eventos públicos, pois ela vai desaparecer ou o volume de louça acabará gerando outro problema: desperdício de água.
Refletindo sobre uma solução, eu me lembrei de alguns rituais indígenas: em algumas tribos, as pessoas comem com folhas, usando as mãos. Aliás, isto é prática comum na Índia e no Havaí. No caso das mãos, isto seria anti-higiênico em eventos públicos, mas o uso de folhas como substitutos de pratos pode ser uma ótima ideia, que não só não gera lixo, como gera adubo da mais alta qualidade.


Folhas são ótimos substituos de descartáveis, principalmente em eventos públicos. Fonte

Mas como usar as folhas? Bem, primeiramente é preciso selecionar folhas comestíveis, quando cozidas, pois quer-se evitar qualquer irritaçãio estomacal. No mais, a ideia é cortar a folha de modo que caiba bastante comida e escolher folhas grandes, para que as mãos possam segurar o prato verde, sem encostar no alimento.
Pensando nisso, listei algumas folhas que seriam ideiais para substituir pratos descartáveis. Veja quais são elas e onde comprar.

Folha de taioba


Folha de taioba. Fonte

A taioba é uma PANCS (Plantas alimentíceas não-convencionais). Ela é uma planta que é comumente encontrada em feiras orgânicas, pois ainda é desconhecida do grande público. Ela fica ótima refogada e se for usada como prato, ela pode ser lavada com um pouco de solução aquosa com água sanitária e ser refogada depois, pois é bem resistente.

Recomendação de uso: use em eventos pequenos, como festas pessoais, pois a taioba é um pouco cara ainda e a planta não produz muita folha. Se você tiver um pé de taioba, cuidado com a taioba brava, que é venenosa. Prefira comprar com o feirante ou ter chamar alguém experiente para colhê-la.

Folha de taro
Folha de inhame gigante. Fonte

O taro, nada mais é do que inhame. O inhame é um tubérculo delicioso e rico em propriedades medicinais, sendo usado em sucos e saladas. As folhas podem ser reaproveitadas como pratos sustentáveis, pois são grandes e comestíveis. 

Recomendacão de uso: como não é facilmente encontrada, prefira usar em eventos privados. Se tiver pés de inhame, ela pode ser usada em festas maiores.

Folha de abóbora
Folhas de abóbora. Fonte

Outra saída vinda de uma planta em que se aproveita tudo. A folha de abóbora é grande e comporta alimentos mornos. 

Recomendação de uso: Se conseguir muitas folhas com feirantes, pode ser usada em eventos pequenos públicos, pois plantaçãod e abóbora é mais comum.

Folha de couve
Moldando as folhas de couve. Fonte

Folhas de couve são muito comuns e podem ser usadas em eventos privados. 

Recomendação de uso: Não se esqueça de que comer com folhas significa comer pratos frios e mornos. Folhas não suportam sopas e pratos muito quentes. Dê preferência para tortas e cremes mornos quando for usar folhas como pratos.

Folha de repolho
As folhas de repolho que costumam sobrar podem ser usadas como pratos em eventos pequenos. Fonte

Outra folha muito comum e que pode ser usada em eventos maiores. 

Recomendação de uso: como repolho é barato, a sugestão é usar em eventos públicos. Converse com os feirantes de final de feira e veja se eles lhe cedem os repolhos velhos não vendidos. Informar que é para evento bebeficente pode ajudar.

Folhas não comestíveis, mas não tóxicas


Copinhos de palha de milho são bem-vindos em festas infantis. Fonte

Apesar de não ser comestível, a folha da bananeira é uma ótima opção para eventos públicos de pequeno porte. Estas folhas são muito ressistentes a guentam bem o calor de pratos mais quentes. Outra folha interessante é a palha de milho. Esta é muito barata e fácil de encontrar. Como é pequena, pode ser trançada, como se faz com pamonhas e virar um recipiente para sopas mais espessas. É importante lembrar que todas as folhas devem ser lavadas antes de usadas.

E quanto aos garfos e copos?
Já existem substitutos baratos que podem substituir o plástico. Fonte

Para evitar a propagação de lixo plástico no planeta, os talheres podem ser substituídos por talheres de madeira. Este últimos eram muito comuns no passado, mas deram lugar aos de plástico.
Quanto aos copos, prefira os de papel não plasticifcados. Além de serem mais ecológicos, eles ainda evitam a liberação de dioxina na bebida quente, pois quando aquecidos, os plásticos liberam dioxina, uma substância tóxica (Veja mais aqui: um cafezinho nem tão inocente).

E as comidas líquidas quentes?
Depois de comer o coração da alcachofra, é possível usá-la em jantares. Fonte


Para os alimentos quentes, infelizmente ainda não há solução ainda, pois os descartáveis continuam a ser a opção mais barata e prática. No caso de alimentos sólidos, pode-se usar duas camadas de folhas grossas, caso haja alguma boa fonte e barata que forne;a as folhas nos eventos. Para líquidos quentes doados em eventos públicos, entretanto, o plástico ainda é a solução mais barata. Por fim, é possível considerar o uso de pratos de papel.

Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 













Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]