[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Por que a Mídia Sempre se Concentra na Notícia Ruim?


Existe uma pergunta que não quer calar e ao mesmo tempo tem uma resposta óbvia, mas simplista demais: por que a mídia dá tanta ênfase ao que é negativo? Em um primeiro instante, nós poderíamos dizer que é por conta da própria sociedade viver dentro de um sistema de destruição e que, portanto, a notícia ruim aparece porque há mais notícias ruins do que notícias boas. Assim, quando vemos a mãe que matou o filho, a tortura de um touro em uma arena de tourada, uma mulher pedindo a morte de todos os resistentes da ditadura militar e toda esta série de notícias que nós estamos acostumados a ver, nós nos sentimos mal, mas ao mesmo tempo habituados a isto, pois é isto que somos: nada mais do que animais ambulantes, brincando de sociedade.
Aparentemente poderia ser mesmo assim, mas depois de sofrer muito por conta de toda esta maldade e de toda esta impunidade, eu somente cheguei à conclusão de que há muito mais esperança neste planeta do que poderíamos imaginar. Claro que é preciso trabalhar como um arqueólogo, escavando com muito cuidado toda imprensa e diferentes tipos de meios de comunicação, mas é verdade que a humanidade de nossa sociedade está lá escondida e, para minha surpresa, borbulha aos montes pela sociedade.
Mas, se existe tanta gente fazendo o bem e tantas boas novas, por que só vemos o que é ruim e negativo?

Bem, em primeiro lugar só vemos o que é negativo porque nos focamos mais no negativo e até sentimos uma espécie de prazer inconsciente com a negatividade. Há algum tempo atrás ouvi isto da boca de um mestre espiritual brasileiro conhecido como Sri Prem Baba, o qual afirma que, por incrível que pareça, sentimos prazer em nossa própria dor. Logo de cara, eu demorei a entender sobre o que ele estava falando e eu pensei que seria estranho nós queremos fugir tanto da dor, mas ao mesmo tempo sentir prazer com ela, mas então eu logo reconheci que viver na miséria ou pelo menos se enturmar com ela através de notícias ou de pessoas negativas é uma forma de justificarmos nossa própria mediocridade. Assim, quando vemos que tudo está ruim e que todas as pessoas que conhecemos são ruins ou mesquinhas ou pequenas tiranas, nós apenas sentimos prazer no fato de podermos justificar nossa própria mesquinharia, continuando a agir, mesmo que nas pequenas coisas do cotidiano, como verdadeiros chorumes na sociedade.

Mas, não é só isso! O fato de querermos o negativo ainda não explica o porquê dele ser tão corrente, principalmente tratando-se dos meios de comunicação. A verdade é que, ao mesmo tempo que arranjamos uma bela desculpa para não mudarmos a nós mesmos, a sociedade em si nos afoga com o sofrimento e com a depressão para nos engessar. A verdade é que mesmo se quiséssemos mudar, a enxurrada de notícias cruéis nos mostra, como uma espécie de evidência científica, que nós não podemos fazer nada e que é quase, senão impossível, fazer alguma coisa neste mundo e dar sua pequena grande contribuição para luz.


Mas, será que é assim mesmo? Bem, tudo neste mundo é enviesado. Nossa visão de mundo tem apenas relação com nossas vivências passadas e o quanto resolvemos ler e estudar sobre a sociedade, mas além das escolhas que fazemos na vida, há também todo um movimento arrebatador para te fazer desistir e este movimento tem por fim como única missão desacreditar a pouca humanidade que resta em nós. Esta visão de mundo é também enviesada; ela não é a realidade.
Evidentemente que nós nunca saberemos o que a realidade em si é, porém o retrato que a mídia faz do mundo é apenas um retrato e tem um propósito muito fiel: fazer você desistir.Apesar disso, não desista, porque te digo que existe sim o progresso do bem neste mundo. Pode até parecer piada dizer que alguma coisa está mudando e que estamos avançando, mas estamos sim. É bem aos poucos, mas cada pessoas que se desengessa e que não se deixa abalar pela desumanidade bastante caricatural de nossa sociedade, monta uma verdadeira estrutura do bem e que tem como único propósito nos fazer avançar para uma cosnciência mais ampla deste universo.


A luz trabalha silenciosa e a maldade grita como pode. Todos nós sabemos que quem grita está desesperado e desespero só aparece quando há medo. Medo de quê? Tenha certeza que há muita gente trabalhando e juntando os pauzinhos e antes que você se deixe convencer pelas notícias ruins de que não há esperança e que é da natureza humana ser bruto, lembre-se de que este é apenas um retrato da realidade que querem te fazer acreditar com todos os gritos que eles podem dar. Vamos parar de acreditar em quem grita! Às vezes, ôbservar o silêncio é muito melhor.

Paz!

 Autora: Camila Gomes Victorino 









Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]