[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Permacultura nas Favelas: Conheça Este Incrível Projeto Carioca

Por: Camila Gomes Victorino


Saneamento básico é um dos problemas mais graves que afeta a sociedade atual e no Brasil ainda existem muitas comunidades que não se beneficiam de tratamento de esgoto. Disso, gera-se o problema de poluição das nascentes, que são muito abundantes na região de São Paulo e Rio de Janeiro, locais onde existem muitas comunidades carentes. Sabemos que existe uma solução, mas a corrupção e falta de interesse das elites políticas faz com que muitas pessoas no Brasil ainda permaneçam sem sistema de esgoto ou água encanada e em alguns locais não há nem mesmo luz e água quente no chuveiro, levando a uma imensa degradação ambiental do local, o que diminui ainda mais a qualidade de vida destas populações.


Se o governo não faz, nós sabemos que toda pessoa cidadã tem o poder de agir por conta própria e especialmente em grupos e foi assim que surgiu o projeto de permacultura do Jardim Botânico de Brasília, o qual atua no complexo do alemão no Rio de Janeiro.
Nesse projeto procurou-se passar conhecimentos de permacultura para a comunidade local, incentivando a população a se conscientizar sobre o fato de que a maioria das necessidades não providenciadas pelo governo podem ser fornecidas a baixo custo pela permacultura, além do benefício evidente de preservar o meio-ambiente (o que os meios convencionas não fazem) e economizar dinheiro.


Foi assim que o projeto desenvolveu cursos de capacitação para desenvolvimento de fornos solares, aquecimento solar de água, criação de um sistema de esgoto com bananeira (canteiro bio-séptico) e um sistema agroflorestal, que no futuro providenciará alimentos orgânicos para a comunidade. Saldo? Totalmente positivo e que só tem a oferecer benefícios para o meio-ambiente, para a qualidade de vida dos moradores da comunidade e para os bolsos de toda a população.


Para dispersar a semente e incentivar outras pessoas a desenvolverem esta ideia em outras comunidades, bem como pensar em soluções micro em suas próprias casas, um vídeo sobre o projeto já está disponibilizado na internet.
O vídeo é realmente emocionante por mostrar a eficácia do projeto e a mudança de consciência da população e, especialmente das crianças, que passam a ter contato e maior conscientização da natureza do entorno.


A permacultura é de fato uma ferramenta incrível e que por seu baixo custo possibilita que as pessoas arregacem as mangas e mudem o mundo por elas próprias, diminuindo a dependência de governos corruptos e de pessoas praticamente interessadas no materialismo e consumismo da atualidade.

Vamos permaculturar! Veja o vídeo e sinta-se inspiradx!


Paz!

Fonte das imagens: Wikipedia





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

6 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]