[RECEITAS VEGANAS][bleft]

10 Dicas Para Reutilizar Borra De Café

Por: Camila Gomes Victorino

Se você toma café todos os dias, você já deve ter pensado se existe alguma solução para tanto pó jogado fora. Claro que o pó em si é biodegradável, mas seria excelente saber se ele pode ser reutilizado antes de ir para o lixo e a verdade é que existe uma série de soluções de uso para o pó de café usado. Assim, selecionamos 10 dicas excelentes e pouco conhecidas que trarão economia e diminuição no consumo de produtos que podem ser substituídos pelo pó.

1 – Pó de café como repelente
Se você tem horta em casa ou mesmo um jardim, existe uma série de insetos que podem acabar com a saúde das plantas. No caso de roseiras e hortelã, aliás, as formigas ou lesmas podem diminuir as chances destas plantas vingarem. Em muitos casos, as pessoas compram veneno pronto, mas os venenos provêm do petróleo e poluem o solo, envenenam o alimento e prejudicam insetos amigos. Além disso, você está beneficiando grandes companhias que não só estão ligadas a agrotóxicos, como a armas químicas e transgênicos. A solução orgânica então é o pó de café usado, que ajuda a repelir formigas e lesmas, em geral. Para proteger suas plantas, basta jogar o pó ao redor dos galhos, no solo.

Para saber mais sobre outros repelentes naturais, clique em: "Como repelir insetos naturalmente"

Borra de café serve como adubo e repelente
para seu jardim. Fonte: CasacomDesign
2 – Desodorizador de ambiente
Assim como o bicarbonato de sódio, o pó de café absorve odores e pode ser usado para retirar o cheiro de alimentos velhos da geladeira ou no carro. Basta colocá-lo em um pote sem tampa e posicioná-lo no fundo do refrigerador (no caso do carro, use um pote com tampa furada). Este desodorizante dura por aproximadamente duas semanas e deve ser trocado. O mais importante é que usando o pó ou sementes moídas, você economiza em produtos industrializados que utilizam plásticos e produtos tóxicos e provenientes do petróleo ou de testes em animais.

3 – Tinta natural de tecidos e papel
O pó de café é um colorante natural de roupas e pode ser usado para tingir camisetas e outros acessórios na cor marrom clara. Ele realmente mancha a roupa e a arte demora para sair. Para fazer o corante, ferva a água e coloque o pó de café; espere a solução ficar escura, desligue o fogo e coloque o tecido; mexa até que todo o tecido esteja submerso e bolhas de ar sejam eliminadas; por fim, aguarde no mínimo três horas; retire o tecido, enxágüe até que a água fique clara e seque. Quanto menos lavagens você fizer, mais tempo dura. Para dar um ar envelhecido a papeis, o procedimento é o mesmo, mas espere a água com café amornar. Retire o papel e espere secar.

Com cera velha e pó de café usado você pode criar velas
aromáticas para a casa. Fonte: 4sales
4 – Velas aromáticas de café
Esta é uma ideia que usa dois produtos usados: restos de velas e resto de café. Para fazer a vela, você precisará de um copo de papel de café, duas colheres de sopa de pó de café usado, papel toalha, 1 copo americano de restos de cera de vela, um pavio de vela, tesoura, uma panela pequena e um pequeno pote de metal ou vidro. Para fazer, preencha a panela com água e coloque o pote de metal em cima, como em banho Maria. Coloque a cera velha no pote e espere derreter. Ao mesmo tempo, tire a umidade do copo de papel e use o papel toalha para retirar o máximo de umidade do pó de café. Coloque o pavio no centro e espalhe pó de café no fundo do copinho. Jogue metade da cera e aguarde 20 minutos. Jogue mais pó de café e complete com o resto da cera. Espere duas horas até secar. Por fim, corte o copo de papel com a tesoura e está pronta. A vela fica com cheiro de café e aromatiza a casa.

O pó de café também serve como
esfoliante natural.
Fonte: ReceitasdeBelezaVerde
5 – Esfoliante de pele natural
Ao invés de comprar cremes e esfoliantes cheios de químicos, contendo produtos de animais criados sob tortura, você pode usar pó de café para esfoliar a pele. Basta passar um pouco de pó na pele e massageá-la. Após a massagem, basta limpar com água.

Para saber mais sobre outros cosméticos naturais, clique em:
- "A não-pasta de dentes"
- "A polêmica dos desodorantes"
- "Como parar de usar xampu"
- "Eco-ativismo e o monstro menstrual"
- "Fraldas, envenenando o planeta e os bebês"
- "Como tingir o cabelo naturalmente"
- "Como parar de usar escova de dentes"

6 – Fertilizante natural
Pó de café é um ótimo fertilizante para plantas que gostam de solos ácidos, como primavera, rosas e azaléias. Para fertilizar o solo, misture o pó de café com folhas e grama seca para quebrar um pouco a acidez e espalhe no solo. O café adiciona nitrogênio, potássio e fósforo na terra.

Usando pó de café com tinta natural, pode ajudar a reutilizar
roupas velhas e criar padrões novos.
Fonte: MadebyKatrina
7 – Branqueador de pias e louças
Por incrível que pareça, o pó de café usado pode ser utilizado para esfregar pias e louças brancas, o que ajuda a retirar manchas e deixar a superfície mais clara.

8 – Como desengordurante de superfícies com crostas de gordura
Sabe aquele vidro de azeite super engordurado ou aquela panela cheia de crostas de óleo? Usar pó de café na hora de esfregar ajuda a eliminar restos de gordura incrustados e ainda evita o uso de químicos que fazem mal à saúde e aos animais.

Para saber mais sobre outros produtos de limpeza naturais, clique em:
- "Trocando a esponja sintética pela vegetal"
- "Dizendo adeus ao sabão em pó e amaciante"
- "A revolução caseira: limpeza ecológica e sem crueldade"

Além disso, o pó de café pode ser usado como anti-pulgas em cães e gatos.
Fonte: Blogdocachorro
9 – Anti-pulgas
O pó de café é um anti-pulgas natural e pode ser espalhado nos pêlos de cachorros e gatos. Isso elimina a necessidade de venenos que podem deteriorar a saúde destes animais, além de evitarem o uso de produtos que são testados em outros animais não domésticos.

10 – Desodorizador de esgotos
Por fim, o pó de café pode ser usado para tirar o mal cheiro que vem do ralo. Para tal, dilua o pó na água quente e coe. Esta água deve ser adicionada no ralo. Vá adicionando todos os dias até que o cheiro se atenue. O resto da borra duplamente utilizada pode ser adicionada como repelente em plantas, adubo ou mesmo em composteiras, para gerar adubo orgânico para plantas.

Ainda sobra pó? Monte uma composteira e produza seu próprio adubo. Saiba mais em: "Projeto Composta São Paulo"


Paz!




 Pensando ao contrário

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

5 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]